Dionaea: Dormência natural

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Dionaea: Dormência natural

Mensagem por rdrgobra »

De uns dias para cá notei que minha Dionaea tem estado mais devagar, porém como ela é crescidinha, se comparada com a Utricularia e as Droseras, resolvi dar-lhe menor atenção. Agora a noite fui dar uma averiguada nas armadilhas de lesmas (estas maditas continuam a me incomodar, mas seu número diminuiu bastante) reparei que a planta estagnou e cheguei a conculsão de que a mesma possa esta entrando em dormência natural. Deixo ela do lado de fora da casa e por aqui tem feito temperaturas a noite que chegam a 10 ºC. No fim de semana que está chegando a previsão é que na madrugada de Sábado faça 7 ºC. Neste caso pretendo deixar como esta, visto que em seu ambiente natural elas suportam até neve. É vocês amigos o que acham de minha ideia?

Obs.: Depois posto fotos da planta.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Bom Rodrigo, eu também deixo as dionaeas, as sarracenias ou droseras que precisam de dormência no tempo mesmo. E todas aqui entraram em dormência.
Eu só fico prestando atenção se caso faça geada, dai o negócio é louco kkk


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Eu apóio. Tenho algumas plantas na área de serviço do apartamento,

D.Red Dragon
D.SawTooth
D.filliformis
S.leucophylla
S.leucophylla red
S.leucophylla white
N.mista
Cephalotus

Todas 'no tempo'.

As Dionaeas já estão em dormência, estão péssimas. As sarras idem. A filliformis tambem.
A Cephalotus está de boa e crescendo com esse friozinho e a N.mista não está gostando muito não. 8-)


Avatar do usuário
marquinhoshgs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 257
Registrado em: 01 Jun 2012, 22:32
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 23 vezes

Mensagem por marquinhoshgs »

Queria tanto que as minahs pudessem entrar naturalmente... :cry: tenho que colocar as pobres na geladeira... (onde moro, frio é 22º :lol: )

Depois posta fotos! : joia :

abraço...


Avatar do usuário
Thássio fernandes
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 508
Registrado em: 15 Mai 2012, 22:49
Localização: Dom Macedo Costa-BA
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 12 vezes

Mensagem por Thássio fernandes »

eu també queria que a minha entrasse em dormêcia natural(se bem que a minha tava meio lerda,mas pelo sim pelo não botei na geladeira),minha Dionaea já tá a +/- 6 dias! :D !boa sorte com a dormêcia das suas PCs! : joia :


"O tolo aprendecom seus propios erros,o inteligente aprende com os erros dos outros"
Avatar do usuário
marquinhoshgs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 257
Registrado em: 01 Jun 2012, 22:32
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 23 vezes

Mensagem por marquinhoshgs »

Pois eh! As minahs estão a 10 dias! rsrs, tudo tranquilo até agora! :D


g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

Hehe, eu atéme assusrei quando minhas dionaeas e minhas sarras começaram a encolher, pois acho que menos de 19·C não fez aqui no Rio... Vomo as temperaturas aqui são meio loucaselas acabram indo para a geladeira. Hoje fazem 15 dias, e vão bem lá dentro. Mas seus primeiros sinais de dormencia foram no "calor" mesmo, o que achei estranho.
Ah, pegando uma carona, quabto tempo deixo a plantas na geladeira? Até o fim do invetno, ou tem uma tempo mais curto?
Abs, Gabriel.


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
Avatar do usuário
marquinhoshgs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 257
Registrado em: 01 Jun 2012, 22:32
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 23 vezes

Mensagem por marquinhoshgs »

g_Ribeiro escreveu:Hehe, eu atéme assusrei quando minhas dionaeas e minhas sarras começaram a encolher, pois acho que menos de 19·C não fez aqui no Rio... Vomo as temperaturas aqui são meio loucaselas acabram indo para a geladeira. Hoje fazem 15 dias, e vão bem lá dentro. Mas seus primeiros sinais de dormencia foram no "calor" mesmo, o que achei estranho.
Ah, pegando uma carona, quabto tempo deixo a plantas na geladeira? Até o fim do invetno, ou tem uma tempo mais curto?
Abs, Gabriel.
[

Sempre me aconselhama deixar até o fim do inverno... Mas acho que vou deixar só 2 meses/ 2meses e meio... onde moro não tem inverno mesmo... :lol: (e é a primeira vez que ela vai pra dormencia induzida.. então não quero deixar muito tempo... : joia : )

abras.
Editado pela última vez por marquinhoshgs em 21 Jun 2012, 18:00, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

g_Ribeiro escreveu: ...Mas seus primeiros sinais de dormencia foram no "calor" mesmo, o que achei estranho.
Ah, pegando uma carona, quabto tempo deixo a plantas na geladeira? Até o fim do invetno, ou tem uma tempo mais curto?
Gabriel,

Então, a mudança das estações não se dá apenas na temperatura. Também ocorre uma alteração na posição do sol, o que as plantas logo sentem, diminui o dia. É muito provável que sua planta percebeu a chegada do outono e no fim deste já se preparou para o inverno.
marquinhoshgs escreveu: ...acho que vou deixar só 2 meses/ 2meses e meio... onde moro não tem inverno mesmo... :lol: (e é a primeira vez que ela vai pra dormencia induzida.. então não quero deichar muito tempo... :
Marcos,

É recomendado um mínimo de 8 semanas.

: joia :


Avatar do usuário
marquinhoshgs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 257
Registrado em: 01 Jun 2012, 22:32
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 23 vezes

Mensagem por marquinhoshgs »

pois eh Maciel! : joia : vou deixar +/- isso aew!

vlw...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem