Tipos de Águas

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Matheus »

Custo acessível, aí sim!! Eu pensei em comprar alguma coisa pra medir o ph e alguma coisa pro gh, é importante medir o kh também para comparações? Se vou comprar fitas ou aparelhos, isso eu verei pelo preço, fazer as coisas bem feitas dá um trabalhão viu...

Ah, uma errata: A água do poço não é tratada, isso traz mais alguma complicação ou só tira?


I'm a wild flower, the thing that feels
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Matheus escreveu:Custo acessível, aí sim!! Eu pensei em comprar alguma coisa pra medir o ph e alguma coisa pro gh, é importante medir o kh também para comparações? Se vou comprar fitas ou aparelhos, isso eu verei pelo preço, fazer as coisas bem feitas dá um trabalhão viu...
Imagine então o custo que os gringos tem para manter aquelas "Big estufas climatizadas", pois é meu amigo a medida que avançamos no hobby os custos vão subindo exponencialmente :? .
Matheus escreveu:Ah, uma errata: A água do poço não é tratada, isso traz mais alguma complicação ou só tira?
A meu ver tira, pois significa que a mesma não contém cloro, flúor ou quaisquer outras produtos químicos usados no tratamento da água ;) .

Obs.: No ML o pHmetro mais barato custa R$ 59,00, muito salgado pro meu gosto, portanto eu sugiro que recorra ao eBay. O custo será bem menor, porém terá que lidar com a lentidão da entrega :( .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
camilabrandao
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 481
Registrado em: 16 Nov 2013, 14:27
Localização: Itabuna, Bahia, Brasil
Agradeceu: 81 vezes
Agradecimentos: 99 vezes
Contato:

Mensagem por camilabrandao »

pedrovinicius escreveu:muito obrigado MarcielS, e quanto a água do filtro nem pensar né?
Porque não pode usar água do filtro??
Eu uso a água mineral que minha mãe compra (garrafão de 20L). Tem problemas usar esta? ou eu preciso usar a água da chuva que é melhor??


[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Você precisa usar água da chuva ou água destilada de mercado Camila, água "normal" possui cloro e outros sais minerais prejudiciais as plantas.

Aconselho usar água da chuva, pois é mais barata.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Camila.

O Dimas tem razão sobre a utilização da agua.
camilabrandao escreveu:... uso a água mineral que minha mãe compra (garrafão de 20L).
A agua 'mineral' não é pura, como o nome diz é mineral e por vezes é acrescida de mais minerais para poder ser consumida.

A agua 'pura' não serve para consumo, humano.

Abç


Avatar do usuário
elvislorenzin
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 15 Fev 2014, 01:49
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por elvislorenzin »

A água filtrada por esses purificadores com filtros de carvão ativado e prata coloidal, tipo os da marca Europa, dentre outros, não é adequada para a rega de plantas carnívoras? O carvão adsorve o cloro, além de outros elementos, tanto que é usado até mesmo em hospitais, no tratamento de envenenamentos por alguns tipos de tóxicos ingeridos. Durante o período em que cultivei uma espécie de drosera (capensis alba), quando meu estoque de água da chuva acabou, comecei a usar dessa água obtida do purificador, e o fiz por vários meses, sem notar problemas.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Aí é que esta Elvis, pois a falta de informações precisas a respeito deste assunto força-nos a adotar uma abordagem conservadora. Sabe como como é né; a prudência nos obriga a não recomendar o seu uso, mas o fato de ser da área médica e dizer que seu uso é seguro merece ser levado em conta. Poderia explicitar um pouco mais sobre a utilização do carvão para remover compostos químicos danosos da água?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
elvislorenzin
Newbie
Newbie
Mensagens: 7
Registrado em: 15 Fev 2014, 01:49
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais
Agradeceu: 8 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por elvislorenzin »

Bom, o carvão ativado é muito usado na medicina em toxicologia. Trata-se de um produto altamente poroso, e, por isso, com área de superfície de contato muito grande para pequenas porções. É utilizado por via oral, e realiza seu efeito enquanto transita pelo tubo digestivo, sendo totalmente eliminado pelas fezes. Vários tóxicos podem ser adsorvidos (aderidos aos poros) pelo produto. Maiores informações em fonte segura podem ser obtidas neste "Formulário Terapêutico Nacional", nas páginas 457 e 459 a 460 (https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicac ... l_2008.pdf).

O produto é usado também naquelas máscaras para gases tóxicos, e é ingrediente que costuma ser incorporado nas velas de filtros de água domésticos. Eu me referi a esses purificadores mais modernos por já ter lido sobre o processo de filtragem, que envolve algumas etapas de passagem da água por carvão ativado. Mas, pesquisando agora, vi que a dolomita (um dos filtros usados) libera cálcio e magnésio. Aí, teria que se fazer análise química da água que sai desses aparelhos, para verificar se a concentração é ou não significativa. De qualquer forma, os filtros convencionais parecem não ter essa dolomita (informação a pesquisar).

Site do "purificador Europa", que explica o mecanismo de filtragem da água:
https://www.europa.com.br/tecnologia/sistema_snta.asp


Avatar do usuário
Nati Pires
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 16 Mar 2014, 01:39
Localização: Porto Alegre
Agradeceu: 18 vezes

Mensagem por Nati Pires »

Olá! Tenho um filtro de barro, e na embalagem diz que ele filtra 98% das impurezas da água e que retira o cloro dela. Posso colocar essa água na minha Dionéia?


Avatar do usuário
Dimas Mascarello
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1003
Registrado em: 22 Abr 2013, 11:21
Localização: Joinville - Brasil
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 137 vezes

Mensagem por Dimas Mascarello »

Eu não aconselharia usar a água [n]Nati[/b]. Use a da chuva mesmo, é segura, barata e abundante :D. Se na sua cidade chove pouco, você pode coletar a mais do que precisa e armazenar em litros.


Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.

http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem