Tipos de Águas

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

Voce pode pegar agua da torneira de deixar descaçar 72 horas,oque ira tirar a parte nociva da agua(cloro etc...)


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
alexandre anastacio
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 11 Dez 2012, 20:30
Localização: Descalvado-SP

Mensagem por alexandre anastacio »

ola pessoal, tenho 2 nepenthes eu rego elas com agua de mina, agua pura e sem produto nenhum,
mas moro na cidade e gostaria de saber se posso regar com a água daqui, que é tratada clorada e etc..
e se eu puder como tenho que fazer??


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olá Alexandre, para uma melhor organização do fórum fundi seu tópico com este. Aqui você encontrará a resposta para sua dúvida : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Matheus »

Pessoal, e sobre a água deionizada? Quais seriam os contras? Estava pensando em usar, já usei água do ar condicionado a um tempo e funciona sim, no verão não é problema coletar, única parte chate é transportar haha


I'm a wild flower, the thing that feels
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Matheus.

Água desmineralizada e deionizada ou destilada são produtos idênticos obtidos de formas diferentes.

A água desmineralizada ou destilada são quimicamente puras isto é: livres de íons, metais pesados etc. Apenas os métodos de obtenção que são diferentes. 

Na destilação utilizamos a evaporação e resfriamento obtendo água destilada. Este método foi usado durante muitos anos, hoje modernamente foi abandonado devido ao alto consumo de energia e água de refrigeração, para cada litro de água destilada, gastamos 3 litros de água com um consumo elevado de energia elétrica.

Na deionização ou desmineralização a água em contato com resinas especiais, processa uma troca iônica sem gasto de energia. A vida útil desta resina e controlada pôr um condutivimetro indicando sua eficiência. O produto final é uma água desmineralizada da mesma qualidade e característica da água destilada. Atualmente formulações parenterais de uso humano são processadas com água desmineralizada, Ex. soros fisiológicos, soluções enterais etc.

Abç


Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Matheus »

Eu tinha ido no Google ver e num fórum de aquarismo disseram que tinham lá as diferenças delas, daí fiquei confuso e vim perguntar pro pessoal que sabe do cultivo, a questão é que a água da minha cidade tem muuito cálcio, chega a juntar depois de um tempo nos chuveiros tendo que desentupir, então eu estava pensando em algo como um deionizador, mas queria ligá-lo direto num sistema de irrigação automatizado, aí não sei como faria, outra opção que eu tenho é usar água do poço artesiano daqui, só que aí não teria como usar pela torneira por causa da distância e da localização da estufa, não foram feitos encanamentos pra isso infelizmente, aí o esquema seria ter uma "caixa d'água" com a água do poço que eu enxeria manualmente pras regas automáticas e um sistema com uma bombinha, ó o trabalhão... Queria medir e comparar a dureza da água e o PH e ver o que compensa mais, quero tentar fazer dentro do possível o melhor dessa vez
a água do poço em questão é tratada
Como proceder com as medições? Dicas de produtos e do que comparar entre essas águas?


I'm a wild flower, the thing that feels
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

O procedimento mecãnico, barato e seguro para desmineralizar e descalcificar a água é a destilação. Neste processo obtemos água pura.

Tem ainda a opção de coletar água da chuva.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A meu ver eu optaria pelo uso da água de poço, pois a de torneira tende a trazer-lhe sérios problemas a médio/longo prazo devido a presença do Cálcio. Se fizer uso de uma caixa d'água para armazenar à água que irá retirar do poço artesiano, eu sugiro que monitore o pH da mesma através de pHmetro para saber se mesmo assim não há riscos para seu cultivo.

Obs.: Se não me engano eu lhe dei algumas dicas no Face sobre o sistema de irrigação que pretendia usar, por acaso você é o Matheus Modolo? Se sim, a quantas anda o sistema de irrigação automatizado que queria montar?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Matheus »

Acho que não é viável pra mim destilar por causa da quantidade, Marciel
Rodrigo, sou eu sim, demorei pra reconhecer você por causa do nome, a estufa ainda não está pronta mas eu ando preocupado com a questão da água pra então ver se vai ser ligado na torneira ou outro jeito, no mais acho que não tem muito mistério!
Sobre as medições, o que vocês me indicam para comparar as águas?


I'm a wild flower, the thing that feels
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Em lojas de aquarismo eles vendem kits de teste de pH, são um conjunto de fitas que dependendo da acidez ou alcalinidade da água vão mudando de cor, aí é só comparar com uma tabela que vem junto ;) . Se quiser algo mais profissional sugiro fazer conforme disse anteriormente, ou seja, adquira um pHmetro do tipo deste:

[thumbnail]https://www.interlabdist.com.br/dados/p ... cc6072.jpg[/thumbnail]

Se resolver investir na compra destes aparelhos saiba que os mesmos podem ser encontrados a venda no ML, a um custo bem acessível :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa

Fonte:

https://www.interlabdist.com.br/produto ... ipo-caneta


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem