Teste de Substrato novo

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
dudupertile1
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 143
Registrado em: 28 Abr 2017, 10:01
Localização: Encantado -RS
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Mensagem por dudupertile1 »

Felipe Siebert escreveu:Como fica a questão da temperatura com turfa? Seria preciso utilizar um volume maior do que com musgo? Pois se parar para pensar, substrato com musgo fica bem clarinho (pelo menos aqui), enquanto que a turfa tem uma cor bem escura, as vezes preta, o que na teoria poderia esquentar bem mais na superfície e na região em volta do rizoma... Será que eu poderia utilizar nas dios aqui, que chega a fazer 40°C? To pensando até em roubar a ideia de um amigo e passar as dios para um copos de isopor para prevenir isso...
Tua lógica está certa! Nao cheguei a medir muito, pois desde que troquei de substrato, deu poucos dias de sol forte. Mas a perlita é uma ótima isolante térmica, e nos dias que medi com o dedo ele parecia estar mais frio que o musgo em si, notei um desenvolvimento mais acelerado, principal mente em minha sarracenia que antes de trocar o substrato ficava quente no interior, caso eu note algum superaquecimento creio que um topo de musgo bem úmido faça o trabalho bem. Ele é um substrato que nao retém muita água, ele é bem drenante mas fica bastante úmido, sem excessos.

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

como em plantas com serrapilheira, recomendamos deixar um volume maior de água no pires (50% ou mais um pouco). faça esta experiência em um dos vasos com uma planta simples e acompanhe comparando o desenvolvimento. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
dudupertile1
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 143
Registrado em: 28 Abr 2017, 10:01
Localização: Encantado -RS
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Mensagem por dudupertile1 »

Edson Poscai escreveu:como em plantas com serrapilheira, recomendamos deixar um volume maior de água no pires (50% ou mais um pouco). faça esta experiência em um dos vasos com uma planta simples e acompanhe comparando o desenvolvimento. : joia :
Sempre deixo uma bacia com água por baixo

Enviado de meu Moto G (5) usando Tapatalk


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem