Teste de resistência ao frio em algumas PCs

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Teste de resistência ao frio em algumas PCs

Mensagem por rdrgobra »

E aí pessoal, estou trazendo para vocês algo interessante que vi no CPUK; um membro de lá postou algumas imagens de seu Bog de carnívoras no verão e outras no inverno, e o resultado foi isso:

Meu pequeno Bog

Creio que a única planta que possa ter sobrevivido ali no inverno seja a S. purpurea ssp venosa (deduzo ser esta PC, pois a ssp purpurea vive mais ao sul dos EUA e acredito que não suportaria ser congelada) sendo as Drosera conduzidas ao "sono eterno".

A exceção só se aplica se estas plantas forem D. rotundifolia ou D. anglica, pois estas espécies vivem em regiões frias e estão aptas a lidar com o mesmo. Em todo caso, se viesse a morar numa região que nevasse, confesso que pensaria duas vezes antes de submeter minhas PCs a tais condições climáticas, mesmo sabendo que são géneros/espécies de regiões frias.

E aí amigos, o acharam da atitude deste indivíduo?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Bom, eu aqui em inverno tenho medo só em relação as nepenthes...
Mas acho que pensaria duas vezes antes de deixar algumas plantas nessas condições... Pensaria até mais vezes...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Penso eu que as plantas, na Natureza, enfrentam anualmente essas condições hibernando nessa época. Em minha opinião, eu deixaria as plantas assim (desde de que sejam adaptadas), especialmente se fossem Sarracenias (o caso), Darlingtonia , Dionaeas (pensaria bem antes), drosera anglica ou rotundifolia e quem sabe alguma pinguicula, porém o resto entraria em uma estufa e só sairia quando toda a neve estiver sumido


Abçs
Gabriel
_____
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

A maioria das plantas possuem seu relogio biologico ajustado para o clima ao qual pertencem. As vezes a natureza tenta se adaptar mas seria necessario mais de um specie para garantir perpetuação.
Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Muito obrigado pelos comentários pessoal, da mesma forma que alguns de vocês eu fiquei impressionado com a atitude deste membro do CPUK. Pelos comentários no tópico dele, aparentemente somente a Sarracenia purpera ssp venosa (deduzo ser esta a espécie da PC) sobreviveu, e a prova disso é que ela esta florindo :shock: .

Realmente a capacidade de sobrevivência de alguns seres vivos é impressionante, pois muitos vivem em condições que o ser humano não suportaria e por isso merecem a nossa admiração.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,


Eu olhei o link e não entendi, depois das fotos com gelo não existem outras indicando o resultado da experiencia.

Será que estou velho demais?

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A foto das plantas no rigoroso inverno são as atuais Paulo, na última postagem ele disse que o Sphagnum vivo não sobreviveu. O mesmo não menciona o que ocorreu com as Drosera e a S. purpurea ssp. venosa.

Eu deduzi que as primeiras morreram e que a segunda sobreviveu, pois a mesma floriu. Irei perguntar a ele sobre o destino destas plantas e tão logo receba a resposta atualizo o tópico.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Amigos, recebi a resposta do forista do CPUK e confesso que fiquei impressionado. As plantas no bog são; Drosera rotundifolia, Drosera intermedia (variedade de clima temperado), Pinguicula vulgaris, Sarracenia purpurea (ele não especificou se era a ssp purpurea ou a venosa) e uma S. x Hybrid.

Agora é que vem a surpresa, pois todas eles sobreviveram a um inverno com temperatura de -15º C :shock2: , no ano passado (as fotos não são recentes como pensava) e, segundo ele, este ano elas sofrerão menos, um vez que o inverno está menos rigoroso com a temperatura ficando na casa dos -2º C :? . Aparentemente a única coisa que ele perdeu foi mesmo o Sphagnum vivo que cultivava no Bog.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Sarracenias eu sei que resistem ao invernos extremos... a purpurea passa por isso na natureza...
Mas agora essas droseras e as pinguiculas realmente são de se impressionar!


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem