Tenho sementes de Drosera como doar ao fórum ?

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

heh do gel eu estava zuando msm... sei da panela de preção (me parece q pra algum tipo de exterilização) e a agua de coco. so não fao ideia de onde e como se faz...

essa tal esterilização e q é o bixo da goiaba... pq o meio eu ate imagino que posso ferver, quimar sei la, mais esterilizar o tecido que não faço ideia de algum tipo que não o mate tb pq teoricamente se mata as bacterias o tecido tb e um vivente e vai morer tb, ae não sei como é pq ferever ja sei que não vai poder, será que seria so um banho de alcool.

ainda tem o segundo passo depois que e.. uma planta que exige tanto sol igual a dio dentro de um pote de vidro, como fica a temperatura la dentro, pq se fornecer LUZ vai vira um forno, talvez uma agua gelada por baixo e luz artificial por cima


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

E fora isso é que depois de fazer tudo isso, caso der certo entra a parte dificil (eles dizem que até aí não é complicado).

O complicado nessa história é retirar da cultura. Nas palavras do Val, é passear com um recém nascido no lixão.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Rafael Bigate
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 58
Registrado em: 17 Jan 2017, 20:53
Localização: Jandira SP
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 14 vezes

Mensagem por Rafael Bigate »

Olha pela pouca experiência quase nada que tenho sobre micropropagação in vitro nunca ouvi e não li nada a respeito de gel de cabelo rsrs...em fim vou colocar alguma coisa que ando lendo a respeito!!! O gel é, o famoso meio de cultura que é formado basicamente por sais minerais,um açúcar,como fonte de carbono e energia,alguns aminoácidos,vitaminas e reguladores de crescimento que tem como função promover o crescimento e controlar a morfogênese das plantas in vitro.
smart2 escreveu:heh do gel eu estava zuando msm... sei da panela de preção (me parece q pra algum tipo de exterilização) e a agua de coco. so não fao ideia de onde e como se faz...

essa tal esterilização e q é o bixo da goiaba... pq o meio eu ate imagino que posso ferver, quimar sei la, mais esterilizar o tecido que não faço ideia de algum tipo que não o mate tb pq teoricamente se mata as bacterias o tecido tb e um vivente e vai morer tb, ae não sei como é pq ferever ja sei que não vai poder, será que seria so um banho de alcool.

ainda tem o segundo passo depois que e.. uma planta que exige tanto sol igual a dio dentro de um pote de vidro, como fica a temperatura la dentro, pq se fornecer LUZ vai vira um forno, talvez uma agua gelada por baixo e luz artificial por cima
Existe quatro pontos cruciais para o exito da cultura de tecidos de plantas: o explante, a assepsia o meio nutritivo e as condições ambientais de cultivo! Na pratica, entretanto procura se utilizar explantes que contenha maior proporção de tecido meristemático ou que tenha maior capacidade de expressar a totipotência das células.
Edson Poscai escreveu:
...venho adquirindo experiência aqui a um bom tempo já e claro com bases da faculdade de Ciências Biológicas, com foco na Botânica, voltado para conservação de espécies ornamentais através da microprogação in vitro....
olha que blza! qq hora qdo tiver tempo publique uma matéria resumo deste assunto. agradeceremos. : joia :
Seria uma boa mesmo Edson vou fazer um esboço e mandar qualquer hora dessas!!! Obrigado pela oportunidade !!! : joia :


Fé em Deus...
Avatar do usuário
Leoo
Newbie
Newbie
Mensagens: 28
Registrado em: 10 Mar 2018, 23:12
Localização: Sumé-PB
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Leoo »

O cultivo in vitro eu só consigo com as partes meristematicas da planta? Com sementes eu não conseguiria?


Avatar do usuário
João Barcellos
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 10 Jun 2018, 11:18
Localização: Viamão - RS
Agradeceu: 10 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por João Barcellos »

smart2 escreveu:essa tal esterilização e q é o bixo da goiaba... pq o meio eu ate imagino que posso ferver, quimar sei la, mais esterilizar o tecido que não faço ideia de algum tipo que não o mate tb pq teoricamente se mata as bacterias o tecido tb e um vivente e vai morer tb, ae não sei como é pq ferever ja sei que não vai poder, será que seria so um banho de alcool.
Se não me engano, é usado o Peróxido de hidrogênio (a famosa água oxigenada) para fazer a esterilização dos tecidos...

Não é um bixo-de-sete-cabeças... pode ser feito em casa, basta ter uma salinha bem limpa e bem fechada, uma pequena câmara asséptica para manipulação dos material, algo para esterilizar os meios de cultura, frascos, placas de petri, etc... (pode ser uma panela de pressão) e força de vontade... hehehe


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem