Substrato para germinação

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Substrato para germinação

Mensagem por Elise »

E aí pessoal, tudo beleza?
Estou com dúvida em relação ao substrato que utilizo para para germinação de droseras (Burmanii, Burmanii red, d. intermédia, d. spatulata, d. affinis, d.indica , byblis, d. capillaris). Pelo que eu li, elas gostam de um solo mais areado, então seria um substrato mais mineral? Bolinhas de isopor no meio do sphagnum?

Qual proporção de substrato vocês me indicariam? ( de preferência alguém que já obteve sucesso em germinar essas espécies). E também existe alguma delas que necessite de um cuidado diferenciado? Alguma é mais "frágil"?

Também estou com dúvida em relação a germinação de P. x sethos. Pela postagem da Fátima, ela conseguiu germinar em um substrato mineral, entretanto disponho de apenas sphagum, perlita (um pouquinho), e areia de construção ( esterelizada). Qual seria a proporção?
Pretendo cultivar tudo em uma estufa com muita claridade e sol indireto (1h mais ou menos).

Obrigada


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
Avatar do usuário
Dener
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 498
Registrado em: 24 Mai 2013, 12:12
Localização: Santa cruz do sul RS
Agradeceu: 32 vezes
Agradecimentos: 117 vezes

Mensagem por Dener »

Elise escreveu:E aí pessoal, tudo beleza?
Estou com dúvida em relação ao substrato que utilizo para para germinação de droseras (Burmanii, Burmanii red, d. intermédia, d. spatulata, d. affinis, d.indica , byblis, d. capillaris). Pelo que eu li, elas gostam de um solo mais areado, então seria um substrato mais mineral? Bolinhas de isopor no meio do sphagnum?
Olá

Se você for germinar em vasos pequenos, pode utilizar musgo puro bem picado, quando suas plantas forem para os vasos definitivos utilize 50% areia 50%musgo, todas elas se darão bem nessa combinação de substrato. A d. Indica poderá fazer com mais areia, pois ela prefere mais aeração ( pelo menos foi a conclusão que cheguei por aqui). O cultivo da Byblis acho que não muda muito disso. Sobre as ping. não tenho conhecimento para opinar.
Quanto mais claridade melhor.
Boa sorte : joia :

Abç


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

para germinação, te aconselho a usar o sphagnum puro. para plantar a muda após a germinação é diferente.
E também existe alguma delas que necessite de um cuidado diferenciado? Alguma é mais "frágil"?
sim a byblis, esta é bem sensível, o recomendável e plantá-la direto no vaso definitivo. para por em vaso as mudas irá perder muitas e até todas. qto a germinação de pinguiculas, aguarde a ajuda de amigos, eu somente adquiri mudas, desconheço a germinação. boa sorte, e toda dúvida pergunte, : joia :

**peço a compreensão, qdo publiquei, não havia visto a publicação de nosso amigo Dener acima. imagino ele estar postando e eu começando a responder.
Editado pela última vez por Edson Poscai em 03 Ago 2015, 16:56, em um total de 1 vez.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Elise,

Eu consegui germinar muito bem com sphagnum 60% e areia 40%, só que usei areia de filtro de piscina que é bem mais grossa que de construção.

Eu tenho perlita aqui, mas acho estranho que criam algas rapidamente e por isso encostei.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por Elise »

Com relação a byblis, o vaso deve ter qual tamanho? Suas raízes chegam de 15cm a 25cm, dependendo da espécie.
E com relação ao seu substrato. Qual deve ser? Em seu habitat natural ele é bem compacto.


Sempre pergunto muita coisa, paciência comigo :oops:
Editado pela última vez por Elise em 03 Ago 2015, 18:20, em um total de 2 vezes.


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

um vaso de 12/13 cm alt tá ótimo. qto ao substrato, eu recomendo você fazer uma mistura 50% de sphagnum e 50% areia, e acima deste somente 1,5 cm de sphagnum puro cortado bem pq, +/- 2cm (uma pq camada superficial de sphagnum puro). você irá plantar somente 1 vez, após as sementes nascerem e tantas, cairão e nascerão sozinhos muitos outros. nunca toque na planta, a byblis é muito sensível.
obs. meu modo de plantio foi assim.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por Elise »

Outra dúvida é se precisa acidificar o sphagnum alguns dias antes do plantio (droseras) com perlita?

Tópico do Robertspill - Germinação


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

O Sphagnum não precisa ser acidificado, visto que ele por si só tem a propriedade de tornar ácido os meios aonde é usado.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Elise
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 212
Registrado em: 01 Jul 2015, 16:11
Localização: Contagem - Minas Gerais
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 59 vezes

Mensagem por Elise »

Muito obrigada a todos pelas respostas. : joia : Devagarinho vou aprendendo mais sobre as plantas carnívoras. :D

Só ficou pendente mesmo a dúvida sobre a germinação da P. x sethos. Caso alguém já tenha alguma experiência com elas... senão vai ser na base da tentativa mesmo. :roll:
Dúvida: Pela postagem da Fátima, ela conseguiu germinar em um substrato mineral, entretanto disponho de apenas sphagum, perlita (um pouquinho), areia de construção ( esterelizada) e isopor. Qual desses materiais deveria ser utilizado para compor o substrato e em qual proporção?


" O fracasso de hoje se transforma no triunfo de amanhã" ( Nodame Cantabile)
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Você escolhe, pra pinguiculas você deve usar mais areia e perlita q sphagnum e na dioneia mais sphagnum que areia e perlita (valido para droseras e sarras)
Meu solo de ping é 60% areia 20% perlita e 20% musgo, se você tiver vermiculita até for trocar, coloque 10% perlita 10% vermiculita


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem