Substrato fedorento

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 248
Registrado em: 16 Set 2012, 22:52
Agradecimentos: 1 vez

Substrato fedorento

Mensagem por vitordv »

Oi pessoal, estou tendo um problema com substrato fedorento em algumas plantas, geralmente quando vou fazer troca de substrato ou transplante em algumas plantas eu sinto um cheiro ruim saindo do substrato, desconfio que seja aquele tal de ''fungus gnat''(não sei se escrevi certo), e além dessa mosquinha chata também achei uma larva num vaso de dionaea quando fui trocar o substrato dela, e como se não bastasse, mesmo eu fervendo o sphagnum todas as vezes antes de utilizar, depois de um tempo o substrato começa a ficar cheio de algas, uso 100% sphagnum em todas as plantas exceto nepenthes, o que está acontecendo, o que devo fazer para eliminar o ''fungus gnat''? e quanto as larvas e algas?? :oops:


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Bom, passe a usar metade areia e metade esfagno misturado. Esse mal cheiro se dá pelo excesso de água que o esfagno acumula.
Dionaeas, droseras, sarracenias podem ser plantadas nesse substrato que eu te falei.


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 248
Registrado em: 16 Set 2012, 22:52
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por vitordv »

Muito Obrigado cara, vou procurar areia de construção então, onde você acha a sua? Um dia eu tive a ideia de pegar um pouco de uma obra perto da minha casa, mas a areia não era nada grossa como deveria ser, era muito fininha ,então acabou dando errado...
E quanto as larvas, mosquinha e algas o que faço? Será que óleo de neem serve para todos?


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Compro em depósito mesmo..,
Acho que você pode aplicar óleo de neem... mas não te garanto, melhor alguém que entenda mais dessa parte dos gnats te auxiliar!
Aqui tenho um controle natural deles, com pinguiculas hehehe


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A adição de areia no substrato das PCs ajuda a inibir o surgimento das algas além de torná-lo mais aerado. No tópico Higienizando areia de construção, você dicas de como proceder com a correta esterilização deste mineral. Pelo pouco tempo que cultivo PCs percebi que este "mal cheiro" é algo comum de acontecer e não possui uma razão aparente, visto que até cultivadores experientes, vez ou outra, enfrentam este problema.

Agora no que diz respeito aos Fungus gnat, não há uma fórmula que seja simplesmente eficaz contra esta praga. Existem "n" maneiras de combatê-la, de forma que aquilo que é eficaz para um pode não ser para o outro. Sugiro que leia o tópico Fungus gnat, pois talvez ali encontre a melhor forma de lidar com este problema.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Online
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Para acabar com o mardito gnat eu comprei esses ácaros que são predadores https://promip.agr.br/produto.asp?cID=1&pID=21 que comprei junto com FT.
Esses ácaros são terríveis acabam mesmo com o gnat.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo escreveu:Esses ácaros são terríveis acabam mesmo com o gnat.
Eu ia ressuscitar o seu tópico sobre estes ácaros Paulo, mas vou aproveitar e fazer a pergunta aqui mesmo; Por quanto tempo eles permaneceram fazendo "a limpa" no seu cultivo?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 248
Registrado em: 16 Set 2012, 22:52
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por vitordv »

Oi pessoal, muito obrigado pela ajuda, li o tópico dos fungus gnat e vou pegar uma areia de construção pra usar : joia :
Olhando o tópico dos gnats a solução mais fácil no momento é tirar os pratinhos das plantas pra que o substrato seque (sem que prejudique as plantas) e então os chatos tem que sair do substrato : joia : :lol: Mas também vou procurar algumas outras soluções naturais.
Pelo que me disseram pinguiculas são meio difíceis de se ter em lugares muito quentes, mas acho que essa outra mosquinha pode ajudar : joia :


Online
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

rdrgobra escreveu:
Paulo escreveu:Esses ácaros são terríveis acabam mesmo com o gnat.
Eu ia ressuscitar o seu tópico sobre estes ácaros Paulo, mas vou aproveitar e fazer a pergunta aqui mesmo; Por quanto tempo eles permaneceram fazendo "a limpa" no seu cultivo?

Abs,

Rodrigo F. Costa
Rodrigo,

Essa é uma pergunta que não sei responder, mas depois de mais de 30 dias de aplicados eu ainda conseguia ver alguns. Enquanto teve alimento :twisted: ele sobreviveu :lol: .
A empresa não só vendeu como me deu suporte, no meu caso em que a estufa é de madeira precisei colocar nela também porque o gnat bota ovos em qualquer lugar, não só nas plantas.

Com o FT foi a mesma coisa em que o cultivo é muito maior o ácaro deve ter feito uma festa.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Paulo escreveu: ...A empresa não só vendeu como me deu suporte, no meu caso em que a estufa é de madeira precisei colocar nela também porque o gnat bota ovos em qualquer lugar, não só nas plantas.
Informação muito importante! : joia :

Abç

ps será que esta empresa também fornece larvas de joaninhas? Nada melhor para acabar com as cochonilhas.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem