Substrato - como proteger o sphagnum?

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
pritolone
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 132
Registrado em: 20 Mai 2014, 10:09
Localização: São Paulo/ SP.
Agradeceu: 36 vezes
Agradecimentos: 26 vezes

Substrato - como proteger o sphagnum?

Mensagem por pritolone »

Olá

Na maioria dos meus vasos eu coloco uma cobertura de matéria seca vegetal (folhas) ou pedras pra proteger a terra. Em dias muito secos (como nos últimos dias em SP) a água evapora mto rápido e a parte superior do substrato parece extremamente ressecado, mas tem planta q não gosta de muita água e percebo que próximo à raiz está bem úmido, então essa proteção faz com q a terra não resseque e eu não preciso regar mais do q o necessário.
Para proteger o sphagnum nos vasos de orquídeas li que é bom colocar uma cobertura de casca de pinus por cima (o clima está tão seco q o sphagnum resseca, mas se você rega a orquídea não gosta, pq perto da raiz ainda tem umidade ai começam a amarelar as folhas, porém a camada superior do substrato parece tão dura :shock: ).
Com as carnívoras tem ocorrido o mesmo, mas com elas não uso nada por cima do substrato, apenas o prato de água por baixo dos vasos para manter a umidade. Por isso queria saber com vocês se existe algum material que eu possa colocar por cima do sphagnum, para q ele não resseque na camada de cima (a primeira camada parece até q queima, enqto q a de baixo continua com a mesma cor e aparência).


Ótimo dia a todos!
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

pritolone escreveu:... a primeira camada parece até q queima, enqto q a de baixo continua com a mesma cor e aparência.
Então,

Não acho necessário colocar algo para proteção do substrato, mas é uma escolha sua utilizar, desde que o material escolhido não venha, com o passar do tempo, intoxicar a planta. Essa camada 'queimada' do musgo faz o papel de proteger o restante do sphagno, e com o tempo algumas briófitas diferentes nascerão sobre ela. 8-)

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Conforme dito pelo amigo Marciel, a parte de cima do musgo que fica exposta ao Sol tende a "queimar" com o tempo e isto apesar de não ser muito bonito esteticamente em nada compromete a saúde da planta. Se mesmo assim quiser evitar isso, eu sugiro que coloque uma fina camada de areia por cima que o problema estará resolvido ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
pritolone
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 132
Registrado em: 20 Mai 2014, 10:09
Localização: São Paulo/ SP.
Agradeceu: 36 vezes
Agradecimentos: 26 vezes

Mensagem por pritolone »

Se não faz mal a planta melhor não arriscar. Mas essa camada de areia é tipo só para cobrir (como granulado em bolo?).
Fiquei meio intrigada hoje pq a impressão é q a água evapora mais rápido, mesmo estando no fim do outono.
Muito obrigada pelas respostas :)


Ótimo dia a todos!
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

veja se esta foto pode ajudá-la, mas lembre-se é uma fina camada. (areia lavada e fervida) : joia :

[thumbnail]https://lh6.googleusercontent.com/-gIe- ... Indica.jpg[/thumbnail]


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
gasagarcia
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 594
Registrado em: 10 Nov 2012, 14:59
Localização: Natal, RN
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 87 vezes

Mensagem por gasagarcia »

Tente arranjar alguma planta que cubra a superfície.

Musgos, hepáticas e até mesmo utrics de folhas pequenas devem criar o mesmo efeito da camada de folhas, protegendo o substrato, além de aumentar a umidade ambiente e diminuir a variação da temperatura.


Abçs
Gabriel
_____
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem