Substrato com espuma fenólica

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Achei muita informação sobre essa espuma em sites sobre hidroponia, é largamente utilizada.
Para hortaliças e tudo mais eles estão utilizando essa espuma, desde semeadura até o corte.
Estou procurando aqui na cidade se encontro essa espuma fenolica ou se tem alguma parecida para substituir, mas ta dificil, o povo só conhece colchão mesmo ¬¬.


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

ATENÇÃO!!!

Pessoal, a espuma fenolica não tem nada haver com aquelas espumas verdes e marrons(?) que existem em floriculturas, que são para arranjos e manter a planta viva por mais tempo.

A espuma fenolica é inerte e acida, o material encontrado em floricultura contem nutrientes pra manter a plata viva.

Então não façam besteira, se não achar como espuma fenolica não arrisquem que pode custar a vida de algumas plantas...

====

Pronto agora que passei o recado, vou falar o que eu acho...

Bom a uns 2 ou 3 anos atrás vi rumores dessa espuma no PCBR, até entrei em contato com o fabricante, mas não tinha pra vender aqui por perto e não queria pagar frete.
Como ela é inerte e acida é uma boa opção pra carnivoras. E talvez pode ser um dos melhores substrato, sendo que é feito para plantas raras, facilitar o transporte e danificar menos a muda.
Acredito que possa ser um componente de substrato para adultas sim ou até mesmo puro. Mas não vamos dar o passo maior que a perna, pois ainda é necessario varios testes...

Ah lembrando que ela é tão acida que precisa de alguns banho de agua pra ficar mais neutra. Isso é indicação do proprio fabricante...

Se possivel mais gente testar seria melhor ainda...
Vou tentar comprar uma placa. Mas talvez não esse mês.

Boa iniciativa...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

É, realmente não é a mesma espuma para decoração usada em 'ikebana'.

segue,

Vantagens da espuma fenólica


• Melhor aeração nas raízes;

• Livre de contaminação por fungos e bactérias (estéril);

• Não interfere na nutrição da planta (inerte);

• Ph 3,5

• Mais mudas em menos espaço (econômico)

• Fácil manuseio e transporte (prático);

• Permite diferentes manejos de água e nutrientes (versátil).

Aplicações da Espuma fenólica

Formação de mudas de alta qualidade com vigor e sanidade através de:

Semeadura
• hortaliças;
• ornamentais;
• aromáticas;
• condimentares;
• medicinais;
• florestais;
• frutíferas.

Estaquia

• herbáceas;
• semi-lenhosas;
• lenhosas.

Produção hidropônica

• hortaliças de folhas;
• hortaliças de frutos;
• condimentares.

Produção de mudas utilizando espuma fenólica

O que é possível fazer?
- Germinar todos os tipos de sementes.

- Enraizar estacas (herbáceas, semilenhosas e lenhosas).

- Canteiros de matrizes para ornamentais e flores.

Obs. Parece ser perfeito para semeadura e estaquias. Resta a dúvida sobre o tempo que leva para degradar. Não fui informado sobre isso.
Falei com um fabricante que informou que para subir o ph basta regar com a agua alcalinizada.

Caso queiram podem usar tambem para tornar mais alcalino:

exemplos de elevadores de pH:
-calcário;
-cal virgem agrícola;
-cal hidratada agrícola ou cal extinta;
-carbonatos de Sódio (elevadores de pH de piscina).


Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

gostaria de saber onde comprar, e quanto.
aqui na cidade, nao achei nada :S


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Rodrigo
Tem até 20 pila no ML, é mais facil comprar de lá...

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Agradeço a pesquisa e colaboração, nos falta apenas iniciar os testes!
Eu já fiz a minha parte e se puder aumentarei as pesquisas também.

Um abraço à todos.


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Olá Carlos, assunto interessante ^^

Aqui realizei experiencias com esse material, cada espuma me custou 2 reais aqui em manaus, veio em retangulos, e eram verdes de inicio.

Fiz testes em estaquias de alata e rakawae red, e por 3 meses as estaquias não brotaram e nem secaram, então as retirei da espuma e observei os cortes nas estaquias para observar possiveis raizes, no entando não haviam raizes. Não consegui entender o porque das raizes não terem sido desenvolvidas.
O segundo teste foi com algumas dezenas de sementes de Nepenthes, cerca de 4 variaçoes.
Esmigalhei a espuma e a utilizei como substrato, adicionei agua e esta logo foi toda absolvida, então acrescentei as sementes. A experiencia durou 5 meses, a ocorrencia de fungos foi minima, e nao utilizei qualquer funcicida, não ocorreu tambem nenhuma germinação, de nenhuma das especies. ( tambem não sei oque ocorreu de errado)

Por fim pesquisei mais sobre os tipos de espumas, e nada significante encontrei.
Me animo em ver que estas obtendo exito no cultivo de generos como Droseras neste material, é muito interessante a ideia de cultiva-las assim : joia :
Quando possivel, nos mostre atualização :mrgreen:
abraço


Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Daniel Souza escreveu:Olá Carlos, assunto interessante ^^

Aqui realizei experiencias com esse material, cada espuma me custou 2 reais aqui em manaus, veio em retangulos, e eram verdes de inicio.

Fiz testes em estaquias de alata e rakawae red, e por 3 meses as estaquias não brotaram e nem secaram, então as retirei da espuma e observei os cortes nas estaquias para observar possiveis raizes, no entando não haviam raizes. Não consegui entender o porque das raizes não terem sido desenvolvidas.
O segundo teste foi com algumas dezenas de sementes de Nepenthes, cerca de 4 variaçoes.
Esmigalhei a espuma e a utilizei como substrato, adicionei agua e esta logo foi toda absolvida, então acrescentei as sementes. A experiencia durou 5 meses, a ocorrencia de fungos foi minima, e nao utilizei qualquer funcicida, não ocorreu tambem nenhuma germinação, de nenhuma das especies. ( tambem não sei oque ocorreu de errado)

Por fim pesquisei mais sobre os tipos de espumas, e nada significante encontrei.
Me animo em ver que estas obtendo exito no cultivo de generos como Droseras neste material, é muito interessante a ideia de cultiva-las assim : joia :
Quando possivel, nos mostre atualização :mrgreen:
abraço
Olá Daniel,
Não entendo também como não funcionou aí, voce tem as condições climáticas propícias na maior parte do ano.
Ainda estou testando muita coisa e estou muito confiante em chegar num substrato com baixo custo, baixo histórico de fungos e ácido por natureza.
Até o próximo fim de semana devo postar mais novidades.
Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Entrei em contato com a ViaHidroponia e vou comprar as espumas, ae poderei ajudar nos testes.


Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Rodrigo escreveu:Entrei em contato com a ViaHidroponia e vou comprar as espumas, ae poderei ajudar nos testes.
Com certeza será de grande ajuda.
Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem