Stenophylla - Germinando

Assuntos sobre nepenthes.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigos,


Aqui estou eu novamente para falar da Nepenthes Stenophylla e pesquisei muito antes desse post.

A história é o seguinte por aqui a stenophylla germina igual capim, mas não se desenvolvem. As que estão nas fotos iniciais morreram e agora eu tenho uma nova leva de germinação delas.

Como eu disse pesquisei antes de postar e as informações que achei é que elas precisam de uma grande variação de temperatura entre dia (33°C) e noite (13°C), caso contrário não se desenvolvem.

Elas vivem entre 900m a 2600m e eu estou a uns 950m, dentro da faixa do habitat natural delas.

As minhas primeiras eu mantive dentro da estufa que deve ter sido o problema para não se desenvolverem.

Essas que estão germinando agora, vou fazer o seguinte, deixar fora da estufa. Agora no outono eu tenho uma temperatura média de 25°C durante o dia e a noite abaixa para uns 10°C. No inverno a coisa muda de figura, aí vou pensar no que farei.

Bom é isso aí, me desejem boa sorte.


Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Que bom que elas germinaram bem por ai Paulo!
Eu achei boa a sua idéia, só não se esqueça de deixa-las sempre com umidade alta, se não elas morrem fácil.
Acredito que o segredo para seedlings de nepenthes não morrerem seja umidade, se ficar sem em instantes ficam murchos...
Boa sorte com estes seedlings! esta nepenthes eu adoro espero que tenha sucesso com ela, e um dia negociamos uma mudinha :mrgreen:

abraço


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Parabéns Paulo pelo capim!!!

Hehehh, a stenophylla é ultra-highland e precisa de uma variação grande de temperatura para se desenvolver (pelo menos 15º).
As minhas ultra-high (jambam, aristolochioides, hamata) estão meio lentas também por causa disso, mas estão se desenvolvendo. Peco pelo fato de não aumentar a umidade ambiente do meu cultivo, mas é por motivos de estrutura e não por que gosto de deixá-las na seca.
Aqui em Sampa a variação fica em torno dos 12º.
Acredito que na estufa a diferença da temperatura entre o dia e noite seja menor. Talvez seja esse o problema. Então sua opção em deixar as seedlings fora da estufa deve ser a mais correta.

Ah, Paulo quando esse 'capim' estiver maior e você tiver interesse em aumentar sua coleção, tenho algumas espécies de neps (seedlings) para troca. : joia :


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Parabéns, Paulo! Essa é uma planta muito legal... O que pode ter acontecido também é você ter pego sementes das que vivem em altitudes maiores, próximas aos 2600 metros, assim elas acabam sendo um pouco mais exigentes ;)

Boa sorte com elas!

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Nildo Rodrigues
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 385
Registrado em: 10 Fev 2011, 23:34
Localização: Barra do Bugres, MT

Mensagem por Nildo Rodrigues »

Fui ver esse agora..
Que surpres hein.. Parabéns!
Quero ver o desenvolvimento.. :D


fabiocastro05
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 881
Registrado em: 05 Nov 2010, 09:24
Localização: Rio de Janeiro
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por fabiocastro05 »

Parabéns Paulo que bom que germinaram denovo : joia :
E muito bom ter pesquisado para que assim não tenha surpresa! 8-)


Fabio Castro.


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Parabens paulo :)
As sementes que o Carlos mandou de N. Stenophylla germinaram aqui tambem, a longevidade dessas sementes me intriga, devo ter cerca de 9 até ontem a noite :D

Mas ainda tenho seedlings da primeira geminação ocorrida ano passado, são os seedlings mais lentos que ja observei aqui.

Quando der mostre os seus resultados aí ^^

Abraço


Nildo Rodrigues
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 385
Registrado em: 10 Fev 2011, 23:34
Localização: Barra do Bugres, MT

Mensagem por Nildo Rodrigues »

Ei MarcielS você com tem essas obras da natureza e nem nos mostra .. :S 'jambam, aristolochioides, hamata'
Fico namorando essas nep. nos sites gringos, posta umas fostos dela na sua galeria.. :D
Fico surpreso que alguem tenha elas em cultivo aqui no Brasil, pois não são facéis de se manter.


OrquiStudio
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 208
Registrado em: 30 Out 2010, 15:11
Localização: SP

Mensagem por OrquiStudio »

Oi Paulo,
Tenho 5-6 plantas de Nepenthes Stenophylla,o meu altitude e' 900m,
as plantas estao muito bem,sem problema nem uma no crescimento,
estamos no Brasil,o altitude nao e' tao importante para nos,
o ponto importante e' a diferenca da temperatura de dia e a noite.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

!@#$ que pariu, hehehh!
E eu não comprei nenhuma seed de stenophylla pois achei que não germinariam. :roll:

Nildo,
Ainda são pequenas, somente a ephyppiata já está com jarrinhos lower, assim que todas elas desenvolverem 'jarros' posto fotos para que todos apreciem, ok?

Concordo com o Wesley, sobre a variação de temperatura ser mais importante que a altitude. : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem