Sphagnum e agua com cheiro de podre e leaf-cutting dionaea

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Sphagnum e agua com cheiro de podre e leaf-cutting dionaea

Mensagem por Felipe Siebert »

Olá pessoal, sou novo aqui, me chamo Felipe, moro em Sorriso MT, 420km de Cuiabá capital, (Se alguém aqui mora perto da um salve), e estou a pouco tempo nesse hooby viciante de PC, exatamente a 3 semanas eu comprei 2 Dionaeas típicas, porém graças a divisão de rizoma agora tenho 3, uma das mudas se dividiu sozinha ao retirá-la do substrato antigo, ambas são bem pequenas com 5 a 7 armadilhas de até 1,6cm. Pretendo reproduzir mais algumas por divisão de rizoma, futuramente, e por leaf-cutting, para depois de já ter “as manhas” eu adquirir uma B52 Clone. Pois bem, eu estive pesquisando muito nesses últimos dias, muito mesmo, e decidi deixar minhas plantas em musgo sphagnum puro, em um pote com 5 dedos de altura, com água até a metade, água de torneira, porém filtrada, sem cloro, o substrato sempre está bastante úmido, e por enquanto com 2 horas de sol por dia, de manhã, até se adaptarem melhor, eu também nunca mudo elas de posição, e nunca disparo as armadilhas, até o momento estão indo bem, todas tem cores vivas e 1 a 2 novas folhas nascendo. Em meio a tudo isso ainda possuo algumas dúvidas, e gostaria se possível, da ajuda dos Srs.

Sobre o cheiro ruim, minhas plantas estão em um pote furado em baixo, e encaixado em cima de uma bacia transparente com agua, e tenho uma pequena mangueira que passa pelo substrato e chega na bacia de baixo, é igual ao vaso auto irrigável, porém com a diferença que o pote de cima fica submerso na agua até sua metade, devido a isso não tenho problemas com mosquito, porém por não haver troca de oxigeno, logo essa agua fica meio verde marrom, e com um cheiro muito ruim, meio podre, alguém já teve esse tipo de problema? Será que isso irá prejudicar minhas plantas? Não sei se poderia ser isso, porém o musgo sphagnum vendido aqui vem meio sujo, com folhas e gravetos no meio, por isso eu um saquinho de 200g custa 2 Reais, eu limpei o máximo que pude, mas não fervi, como é indicado em alguns sites, será que poderia ser isso?

Para o procedimento de leaf-cutting, posso utilizar armadilhas pequenas de 1 ou 1,6cm de mudas jovens? Ou devo esperar a planta ficar adulta e possuir armadilhas maiores? (Me refiro a armadilha com folha e rizoma)

As dionaeas típicas tem mais propensão para armadilhas aéreas ou terrestres? Existe algo que eu possa fazer para influenciar isso?

Em média, qual o tempo de crescimento de uma planta saudável, entre recém “brotada” com as primeiras armadilhas, até a idade adulta quando atinge o tamanho máximo de suas armadilhas?

Em um teste que fiz, proposital, pois quero adquirir experiência, nas minhas 3 mudas, ao serem disparadas 2 ou 3 armadilhas, as outras ficam travadas abertas, sem fechar por um dia inteiro, creio que seja um mecanismo de segurança para a planta não desperdiçar energia, elas são muito inteligentes, queria saber se alguém mais já percebeu isso...

Desde-já, agradeço a quem puder me responder, e/ou puder dar alguma dica! Muito brigado!


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Felipe,
o cheiro ruim é relativamente normal! Não sei porque aparecem tambem mas tenhos vasos com esse cheiro e outro sem... E ambos com o mesmo musgo, mesmo sol, mesma agua, etc.
Não me preocuparia com isso!

Quanto ao leaf, existe um passo a passo aqui no forum (leaf-cutting-em-dionaea-passo-a-passo-c ... t8150.html) que não tem segredo. O tamanho que sua planta está é tranquilo de fazer.

Armadilhas aéreas em dio tipica tende a ser falta de iluminação. Não tente fazer isso de propósito pois o risco envolvido é muito alto.

Essa pergunta talvez pessoas com mais experiencia possam responder com mais certeza pois uns dizem 2~3 anos e outros dizem 5~7 anos para que ela atinja a fase adulta.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Obrigado! Eu andei lendo sobre isso hoje, e aparentemente, este cheiro poderia estar relacionado ao musgo se decompondo, devido o tempo de utilização, o que não é meu caso, ou ao baixo ph que ele proporciona, deixando a agua mais acida, nesse caso acredito que isso seria até benigno para a planta, pois meio que estaria imitando seu habitat natural, de regiões alagas e sem nutrientes alguns... Tomará que seja por ai... kkk O que eu pude notar, é que até semana passada eu utilizava 50% de sphagnum e 50% de areia fina, ambos muito bem lavados porém ser fervura, e nunca havia dado esse cheiro, acho q a areia ajuda um pouco nisso, porém a sujeira é certeira...

Quanto a esse processo de ferver o musgo e areia, será que resulta em alguma diferença?

Obrigado pela ajuda!


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Quanto a esse processo de ferver o musgo e areia, será que resulta em alguma diferença?
para a maioria dos cultivadores não.

eu em particular, fervo sim. por pouco tempo no máximo 3/4 min. noto que isso ajuda muito primeiramente a melhor higienização do substrato, e tbm a diminuição de alguns matinhos pragas q chegam a estragar (enchem) o substrato de raízes finas. não resolve, mas ajuda.

mesmo assim qdo possível após concluído e tendo sphagnum em condições de rebrotar ou vivo, somente o lavo bem e coloco os brotos acima para o vaso ficar de sphagnum vivo abaixo. (neste caso, não o fervo)


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Obrigado amigo, no futuro vou fazer isso, e vou por uns 30% de areia para dar uma controlada no odor...


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Olha... Depende muito do seu musgo! Tive um que eu fervia... pq tinha muito mato nele!
Hoje consegui um fornecedor que não nasce nada... entao não fervo! A vantagem de não ferver é que ele acaba brotando além de durar mais mas na dúvida, talvez ferver seja uma opção para você.

Apenas uma correção... O que se usa normalmente é 50/50 de musgo e areia grossa e não fina.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Entendi, vou providenciar areia grossa então..
Muito obrigado.


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Rodrigo Metz
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 89
Registrado em: 13 Fev 2017, 11:53
Localização: Porto Alegre, RS - Brasil
Agradeceu: 117 vezes
Agradecimentos: 25 vezes

Mensagem por Rodrigo Metz »

Olá!
Breve relato de uma experiência que eu fiz: coloquei argila expandida, musgo puro fervido e água em um pote longo e deu mal cheiro. Desmanchei tudo, fervi novamente o musgo, catei toda a matéria orgânica do meio (folhas, galhos, etc) e misturei com areia e perlita expandida, e coloquei em uma sementeira em porções menores. Não deu mais mal cheiro e brotaram quase todas as sementes que eu plantei.
Me corrijam os mais experientes, mas acredito que a intensidade do mal cheiro é proporcional a quantidade de musgo utilizada; quanto mais variado o substrato, utilizando misturado em pequenas porções com outros materiais, menos mal cheiro. Pelo menos, foi assim comigo!
Abraço!


Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Olá, pelas minhas experiências também acredito que seja assim, quanto mais musgo, mais cheiro ruim, principalmente em agua parada e sem ventilação nenhuma... mas acho isso normal, pois é a mesma situação dos pântanos, são lugares parados com muito musgo e cheiram mal... Eu só tenho receio de essa agua fazer mal as raízes, ou acabar atraindo pragas, fungos etc.. até ontem todas as minhas plantas estavam bem, porém hoje cedo notei que uma delas começou a escurecer de dentro para fora, como abordado em um outro tópico separado aqui no fórum, mas não creio q seja culpa do substrato ou agua, pois por erro de principiante eu plantei minhas 3 dios no mesmo vaso, isso foi semana passada, e somente uma está apresentando problemas, as outras duas estão 100%. Ambas vieram com serapilheira.. Estou triste pois tenho quase certeza que vou perder uma...

Aqui a link do outro tópico: dionaea-escurecendo-de-dentro-para-fora-t8436.html

Obrigado.


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Olá pessoal, estou voltando aqui para deixar minha experiência de substrato que eu fiz com umas dicas aqui do fórum, e que sumiram com a agua suja e mau cheiro...

Pois bem, eu utilizei musgo sphagnum sem ferver, porém lavei bastante, joguei agua fervendo em cima, esperei uns minutos, e lavei novamente, após isso misturei com areia de construção muito bem lavada e fervida por 20 minutos, na proporção 2/3 de musgo e 1/3 de areia. Devido ao peso da areia, o substrato fica um pouco mais compactado, porém até o momento, acabou-se a agua suja e o mau cheiro... Até agora, a dio esta super bem nesse novo solo... Não mostrou retrocesso nenhum.


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem