Sou novo no cultivo de Nepenthes e estou cheio de duvidas rs

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
DaniloMartins
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 14 Set 2015, 08:31
Localização: Fortaleza-Ce
Agradeceu: 11 vezes

Sou novo no cultivo de Nepenthes e estou cheio de duvidas rs

Mensagem por DaniloMartins »

Bom dia galera,

Sou novo no grupo e na criação de plantas carnívoras, e como disse na minha apresentação, moro em fortaleza-ce e por aqui é muito difícil achar alguém q saiba como cultiva-las... Olhando o fórum "descobri" algumas coisas, mas não todas rsrs...

essa é a minha nepenthes(não sei se link deu certo, nunca tinha feito isso antes rsrsrsrs)


[thumbnail]https://imageshack.com/i/f001OJwAj[/thumbnail][thumbnail]https://imageshack.com/i/exos27Hnj[/thumbnail]

agr algumas das minhas duvidas rs

Estou achando pouco espaço para 3 plantas e gostaria de saber se tenho q dividir elas, e se tiver q fazer isso como se faz? quais matérias usar para transferir para outro vaso?
Tem umas armadinhas dela q já secaram há algumas semanas, mas nd ate agr de ter caído, devo corta ou deixo do jeito q estar?


Desde de já obrigado a todos e desculpa se postei no local errado do fórum minha duvida ... vlws


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Bom dia Danilo,

peço você dar uma olhada neste link para publicar a foto, : joia :

publicar-fotos-t5702.html


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Olá Danilo

Bela Nepenthes graciliflora.

Na realidade são tres galhos da mesma planta. Cultive ela em local bem iluminado, onde receba a luz do sol em algum momento do dia. Substrato e ambiente sempre umido. Se possível, borrifar agua diariamente.

Apesar de ser a maior planta carnivora, as Nepenthes não precisam necessariamente de vasos grandes. Antes de pensar em reenvasar, providencie todo o material que vai utilizar. Pode ser somente o musgo sphagno, ou se preferir poderá compor com 'chips' de coco.

A armadilha não cairá, corte se quiser, quando estiver completamente seca. : joia :

Para postar imagens, siga as orientações do LINK que o amigo Edson indicou.

Abç


Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

A planta está otima, so o solo que desconfio q seja o errado, troque para musgo com chips/pó/fibra de coco ok? : joia : : joia : : joia :


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
DaniloMartins
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 14 Set 2015, 08:31
Localização: Fortaleza-Ce
Agradeceu: 11 vezes

Mensagem por DaniloMartins »

Caso eu queira mudar de vaso, so as fibras de coco daria certo? musgo por aqui é difícil de arranja rsrs ... O solo do jeito q esta acrescento fibras de coco ou removo esse solo?
dois galhos dela estão muito tortos, seria bom colocar um suporte? e suas novas armadilhas estão nascendo e se enrolando de todo jeito, não devo me preocupar ne?

brigadao galera e desculpa por tantas perguntas rsrsrs : joia :


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Sim, é possível cultivá-la apenas em um substrato a base de coco sem a adição de musgo. Perceba apenas que as regas terão que ser mais frequentes, visto que este "solo" não retem a água por muito tempo ;) .

Se for replantá-la faça-o já e não aproveite o substrato antigo para não ter problemas futuros...

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Se a fibra de coco nao for tratada não vai fazer muuuuito mal pra planta, mas é sempre bom lavar umas 4 vezes : joia :


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6338
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1937 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

apenas uma complementação, sobre meu ponto de vista.
busque adquirir a fibra de coco já sem tanino, ou com o menos possível. qdo a fibra muito escura é forte sinal de tanino, sendo é recomendável deixar em água e trocar todo dia durante uns 5/7 dias e mesmo assim fervê-lo antes do uso. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
DaniloMartins
Newbie
Newbie
Mensagens: 9
Registrado em: 14 Set 2015, 08:31
Localização: Fortaleza-Ce
Agradeceu: 11 vezes

Mensagem por DaniloMartins »

E caso eu msm faça as fibras de coco, peguei o coco seco e faça, tenho q ter alguma precaução? ou melhor comprar msm?
E seria bom coloco um apoio? tem um tronco q esta tao torto q já esta pegando no vaso...
E sobre corta a armadilha seca, devo corta so a armadinha ou retirar a folha toda? pq so a armadinha secou, a folha e seu prolongamento ate a armadilha ainda esta verde ...

VLWS : joia : :D


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Terá de 'tratar' as fibras, lavando algumas vezes para retirar o excesso de tanino.

Se quiser pode utilizar um tutor para dar suporte ao galho. Corte somente o jarro seco, pois a folha continua a realizar a fotossintese. : joia :

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem