sou novo aqui

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
BioGui
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Dez 2012, 00:48
Localização: São Paulo

Mensagem por BioGui »

assim fico desanimado, vou plantar em um vaso maior justamente pra ela dar flor, vocês colocam insetos ou deixam elas se virarem ? algumas plantas dão flor somente qdo são podadas, não sei se esse é o caso...


arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

Bem,o cultivo de nepenthes o pelas suas flores,mas sim pelos diferentes tipos de jarros que sao produzidos por diversar especies diferentes..
Pode deixar que elas se viram naturalmente =)
No caso das nepenthes,quanto maior elas ficaram mais chance de florir(supostamente)elas tem
: joia :


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
BioGui
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Dez 2012, 00:48
Localização: São Paulo

Mensagem por BioGui »

a que eu tenho é a nepenthes alata são duas qro produzir sementes por isso a dúvida sobre a floração, e tbm pra saber qual é a macho e qual é a fêmea, espero que tenha um casal aqui pra sair sementes...


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Guilherme.

As chances de você ter 'um casal' de N.alata é bem pequena. Esta espécie de Nepenthes é muito difundida no território nacional, e geralmente é propagada por estaquia.

Muito provavel que suas plantas sejam oriundas de uma mesma matriz, e por isso mesmo tenham o mesmo sexo.

De todo modo, se as condições do seu cultivo estiverem propícias, cedo ou tarde você terá flores aí.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Certa vez conversando com o Ono ele me disse que essa espécie de Neps, quando em cultivo, raramente produz sementes. Não sei se essa informação procede, mas é estranho que eu nunca tenha visto anúncios de sementes de N. alata a venda em sites especializados em PCs ou, mesmo no eBay.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

rdrgobra escreveu: ...o Ono ele me disse que essa espécie de Neps, quando em cultivo, raramente produz sementes. Não sei se essa informação procede, mas é estranho que eu nunca tenha visto anúncios de sementes...
Raramente sim, mas produz.

Veja o nosso amigo Felipe Steinthaler e a sua N.alata com inflorescência.
Ocorre que a 'nossa alata' abrasileirada é uma intermédia/high que cresce bem nas mais diversas condições (clima), mas só tem seu pleno desenvolvimento sob temperaturas mais amenas.

Você tem razão Rodrigo quanto a ausência de ofertas de seeds de alata.

Abç


BioGui
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Dez 2012, 00:48
Localização: São Paulo

Mensagem por BioGui »

Bom o esquema de estaca já sei como é, mas as duas ainda não estão com bom tamanho pra fazer isso, e ver as sementes nascerem é bem mais interessante :D vou ver se onde eu trabalho consigo um casal ou se ele conseguem as sementes, só não tenho previsão de quando deve chegar ou se realmente vão conseguir... obrigado pelas informações.


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Olá pessoal, quanto a minha Alata, ela resolvel florir este ano, maluca, creio que esteja comigo a +ou- 5 anos e que deve ter pouco mais que isso de idade (pois já era uma muda bem formada).
Apos este tempão crescendo no clima maluco daqui ela somente se desenvolve na primavera/verão.
Não sei se posso concordar que ela seja intermediária, tem um rapaz que mora em florianopolis que me mostrou fotos de uma alata crescendo no tempo com sol direto encostada em uma arvore, e creio que ela seja Lowlander, mas, isto é apenas um palpite meu, não sei ao certo.

Creio que as flores das nepenthes alem da planta ter que atingir certa idade, precisa o clima estar favoravel para que a haste se desenvolva bem. Não acredito que as podas poçam influenciar a planta a florir, mas sim, dar um vaso grande à ela para que cresça a vontade as raizes.
As plantas que floriram por aqui, são todas as que deixo crescerem à vontade, justamente com este proposito (de um dia gerar sementes férteis por aqui :roll: ).
Cultivo as plantas em meio termo, recebem o vento e a temperatura de fora e ficam debaixo de uma cobertura de eternite transparente. O sol não bate direto o ano todo somente na época mais quente do ano e por algumas horas.

Mudas geradas por estacas de plantas que já florescem, tem grandes chances de já florescerem no ano seguinte, na época da floração da especie. Ou se forem mudas da ponta apical da planta pode ocorrer de continuar desenvolvendo uma haste que seria gerada pela planta mãe, ela continua desenvolvendo mas enfraquece bastante com isso. Creio que a maneira mais rápida de obter uma planta que floresça logo é arrumar uma muda da ponteira de uma planta adulta que floresce, ou estaca brotada, mas neste caso acho que demora mais.
Plantas de sementes... comece meditando e apos uns 4 anos quem sabe ela floresça :lol:

Boa sorte : joia :
abç.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
BioGui
Newbie
Newbie
Mensagens: 17
Registrado em: 07 Dez 2012, 00:48
Localização: São Paulo

Mensagem por BioGui »

vlw cara boa sorte, e você tem o casal para gerar as sementes.. uma planta só com flor não da certo, tem que ter um casal e florir os dois juntos para misturar o polem... ;)


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Isso, tenque ser femea e macho florindo ao mesmo tempo.
Tenho plantas dos 2 sexos aqui.
abç.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem