Sol fritando e plantas se dando muito bem

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 248
Registrado em: 16 Set 2012, 22:52
Agradecimentos: 1 vez

Sol fritando e plantas se dando muito bem

Mensagem por vitordv »

Oi pessoal, eu tenho uma dúvida cabulosa agora... Eu sempre tive cuidado de por minhas plantas em locais com sombrite para que elas peguem sol mas sem tostar, pois o sol daqui é o mais forte do Brasil, os indíces de UV chegam a mais de 13 em dias muito quentes...( você tem tem ideia do que é isso? :shock:) A temperatura no sol durante esses dias mais quentes chega a uns 50 graus, é muito ardido o negócio... Ja vi gente fazendo vídeos no youtube de fritar ovo no asfalto aqui em cuiabá, não é brincadeira... só pra vocês terem uma ideia...

Bom, vou parar de falar abobrinhas e vou direto ao ponto, hoje eu estava fuçando as galerias antigas e achei uma cara de Mato Grosso também. Ele se chama Jack Edson, as dionaeas com armadilhas imensas e sarras desse cara parecem em habitat natural de tão grandes e vermelhas como sangue, estavam inclusive floridas :| ele disse que cultiva as plantas dele no sol fritando, as plantas vão muito bem sem nenhum sombrite ou algo assim, sol o dia inteiro.
O cara também cultiva as droseras dele quase todas, até pigmaeas nesse sol maldito o dia todo e as plantas estão Lindas, sem nenhuma queimadura nas folhas ou algum dano causado pelo sol forte.

Como isso é possível??? Mesmo acostumando as plantas ao sol muito forte, será possível manter elas a algo tão extremo?? :o
As Plantas do cara:

FONTE: jack-edson-j4ck-666-t257.html" onclick="window.open(this.href);return false;

[thumbnail]https://i1226.photobucket.com/albums/ee ... k_0363.jpg[/thumbnail]
[thumbnail]https://i1226.photobucket.com/albums/ee ... 080928.jpg[/thumbnail]
[thumbnail]https://i1226.photobucket.com/albums/ee ... 100940.jpg[/thumbnail]
[thumbnail]https://i1226.photobucket.com/albums/ee ... 090703.jpg[/thumbnail]
[thumbnail]https://i1226.photobucket.com/albums/ee ... 090710.jpg[/thumbnail]
[thumbnail]https://i1226.photobucket.com/albums/ee ... 090723.jpg[/thumbnail]
[thumbnail]https://i1226.photobucket.com/albums/ee ... 090720.jpg[/thumbnail]
[thumbnail]https://i1226.photobucket.com/albums/ee ... 090721.jpg[/thumbnail]


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Acho que o nosso amigo ausente (j4ck) acabará por responder, mas enquanto isso...

Vitor,

Desde que o substrato fique úmido e a atmosfera ao redor não esteja seca, as pcs que gostam de sol direto podem ser cultivadas sob o sol escaldante do MT.
Até onde sei o jack já perdeu muitas plantas sob essas condições.

Dionaeas, Droseras e Sarracenias são os gêneros que mais necessitam de exposição solar direto. Quanto mais melhor.

Abç


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

E dá pra ver que ele usa vasos de barro, e isso ajuda bastante a planta a aguentar um pouco mais pelo fato das raízes permanecerem frescas... Mas o problema do vaso de barro é justamente o ressecamento, então convém deixar ele mergulhado em algum outro pote.


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
vitordv
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 248
Registrado em: 16 Set 2012, 22:52
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por vitordv »

MarcielS escreveu:Desde que o substrato fique úmido e a atmosfera ao redor não esteja seca, as pcs que gostam de sol direto podem ser cultivadas sob o sol escaldante do MT.
É Marciel, se substrato e atmosfera estiverem umidas deve ajudar bastante mesmo... Mas ele falou no tópico que está impressionado com o fato de as plantas estarem tão saudáveis mesmo com a umidade abaixo dos 30%, ou seja, essas fotos aí foram tiradas na época da seca, em que quase não ha umidade do ar e o calor fica muito pior. Então, será que o que salva as plantas ali é a bacia d'água que ajuda na umidade do solo e do ar?
Valeu pela ajuda amigo : joia :
WFERnando escreveu:E dá pra ver que ele usa vasos de barro, e isso ajuda bastante a planta a aguentar um pouco mais pelo fato das raízes permanecerem frescas... Mas o problema do vaso de barro é justamente o ressecamento, então convém deixar ele mergulhado em algum outro pote.
Sério que vaso de barro ajuda? :o nossa, achei que eles esquentavam :lol: então vou ver se acho um vaso de barro pra usar kkk ...
Ah, e quanto ao ressecamento, tem uma bacia de água em que o vaso está : joia :

Valeu pela ajuda amigo : joia :


Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Acho que existe uma proporção ideal de tamanho de vaso para cada espécie e o sistema radicular (das raízes) correspondente.

Além da composição do substrato (se tem mais areia ou não), o tamanho do vaso e até mesmo a cor dele influencia na absorção/dispersão do calor..
Nesse caso a cerâmica está constantemente perdendo calor pela evaporação da água ao seu redor, o que "refresca o vaso", assim como nosso suor age na pele.

Deveríamos discutir melhor isso, principalmente sobre o local correto onde devemos plantar as sementes e manter as mudas.

Minhas Drosera burmannii e capensis germinaram bonitinhas mas como o pote em que semeei era pequeno elas estavam definhando.
Desconfio que seja esse problema do substrato estar muito quente. Agora mudei, vamos ver o que rola.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

ivan escreveu:...Além da composição do substrato (se tem mais areia ou não), o tamanho do vaso e até mesmo a cor dele influencia na absorção/dispersão do calor..
Nesse caso a cerâmica está constantemente perdendo calor pela evaporação da água ao seu redor, o que "refresca o vaso", assim como nosso suor age na pele.
O que leva a um consumo maior de agua.
ivan escreveu:...Deveríamos discutir melhor isso, principalmente sobre o local correto onde devemos plantar as sementes e manter as mudas.
A grosso modo longe das intempéries naturais (chuvas e ventos fortes).
ivan escreveu:Minhas Drosera burmannii e capensis germinaram bonitinhas mas como o pote em que semeei era pequeno elas estavam definhando.
Desconfio que seja esse problema do substrato estar muito quente. Agora mudei, vamos ver o que rola.
Seedlings recém germinadas já com duas ou tres folhas carnivoras não precisam mais do ambiente altamente umido das germinadoras. Nesta fase elas já estão prontas para encarar a vida fora do berçário, rs.


Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Exatamente Marciel, mas me refiro apenas à questão do tamanho e tipo de vaso.
Acho que se forem muito pequenos prejudica o funcionamento das raízes pelo superaquecimento.
Um vaso mais alto por exemplo tem uma troca de calor mais efetiva e menos brusca, mais estável, não acha?
Deve ser por isso também que muitas dróseras se dão bem como "invasoras", nos vasos de outras plantas maiores.
Só sei que nos potinhos pequenos tipo dos de margarina decidi não arriscar mais tempo nem sementes. hehehe


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

ivan escreveu:... me refiro apenas à questqão do tamanho e tipo de vaso.
Acho que se forem muito pequenos prejudica o funcionamento das raízes pelo superaquecimento.
Um vaso mais alto por exemplo tem uma troca de calor mais efetiva e menos brusca, mais estável, não acha?
Concordo plenamente. : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem