Sol em litros

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Sol em litros

Mensagem por MarcielS »

O que é fotossíntese?
Os organismos clorofilados (plantas, algas e certas bactérias) fabricam seu próprio alimento. Eles absorvem a luz solar e gás carbônico, que se unem à água e à clorofila. Tudo isso constitui o alimento da planta, um açúcar chamado glicose. Ao mesmo tempo, a planta libera oxigênio pelas folhas. Esse processo é chamado de fotossíntese, sem a qual os animais e muitos outros seres seriam incapazes de sobreviver. A vida na Terra depende da energia do Sol. Os animais não fazem fotossíntese, mas obtêm energia alimentando-se de organismos produtores (fotossintetizantes) ou de consumidores primários. Quando os animais comem plantas, a glicose delas se une ao oxigênio presente no corpo deles. Obtém-se assim, energia. Enquanto isso acontece, forma-se também gás carbônico e água.

Sol em litros
Novas tecnologias prometem reproduzir o que a natureza já faz com perfeição há bilhões de anos: a fotossíntese.

Pesquisadores suíços e norte-americanos criaram, em maio deste ano, um reator que imita esse intrincado mecanismo, que permite transformar a radiação solar em combustível líquido. Pelos cálculos da equipe, um reator desses, colocado no telhado de uma casa, poderia produzir cerca de 15 litros de combustível por dia. O equipamento, ainda um protótipo, é mais um passo rumo ao que os cientistas chamam de fotossíntese artificial.

Diversos cientistas, inclusive no Brasil, lutam há décadas para reproduzir esse milagre da natureza. É uma tarefa difícil, mas que, a cada dia, mostra-se mais e mais promissora. Há de tudo um pouco. Desde a tentativa de se construir em folhas artificiais até o uso de substâncias extraídas de sapos sul-americanos.

Na maioria dos casos, porém, esses protótipos ainda produzem pouca energia e a um custo nada competitivo quando comparado com os combustíveis fósseis existentes hoje (gasolina, gás ou carvão) ou mesmo às fontes alternativas, como as turbinas eólicas e os painéis solares.
Mas o pote de ouro no final desse arco-íris é de um potencial inigualável.
As turbinas eólicas, por exemplo, só geram energia quando há ventos. Já as placas fotovoltaicas só convertem a radiação em eletricidade; na maioria dos casos, são estáticas e não geram combustíveis líquidos.

O domínio da fotossíntese artificial, por sua vez, permitiria produzir fluídos energéticos para ser usados em veículos ou indústrias, e possíveis de ser transportados e armazenados. Tudo isso sem os impactos negativos dos propelentes a base de petróleo. “Uma hora de luz solar equivale à totalidade da energia que utilizamos em um ano em todo o mundo. É a maior quantidade de energia disponível. Não há nada que se aproxime disso. É também uma energia que incide sobre praticamente todo o globo”, afirma o pesquisador inglês James Barber.

Considerado um dos maiores especialistas mundiais em fotossíntese artificial, Barber é taxativo quanto ao potencial desse processo. “Imitar a natureza não é um sonho. É uma possibilidade real”. Mas, para isso, ele afirma ser necessário “um esforço internacional que reúna os cientistas mais talentosos do planeta”.

Hoje, essa ‘força tarefa’ ainda não existe – e pode ser que jamais se materialize. As pesquisas ainda são feitas por grupos dispersos, cada qual desenvolvendo seus trabalhos, todos de olho no imenso potencial que cerca essa tecnologia.
Os mais promissores estão nos Estados Unidos, Japão e China. O caminho, porém, ainda é longo e cheio de percalços. Apesar das dificuldades, a recompensa, segundo Barber, “seria um salto sem precedentes na história da humanidade”.

refer: Beachco.com.br

... : joia :


Avatar do usuário
kaique
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 736
Registrado em: 30 Abr 2015, 10:54
Localização: Sertãozinho SP
Agradeceu: 65 vezes
Agradecimentos: 151 vezes

Mensagem por kaique »

Que legal essa pesquisa, hj a natureza sofre por conta da derrubada de florestas para fazer campos e pastos fora a extração de madeira ilegal, resultante na extinção demuitas espécie tanto na fauna e flora, que bom que pode achar uma solução mesmo que se for um sonho devemos olhar também para nosso eco sistema frágil, obrigafo Marciel por compartilhar com a gente : joia :


Em busca de XP para plantio
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem