Socorro! Seedling Drosera Spatulata Doente

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
NARDOLEX
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registrado em: 13 Jul 2013, 13:41
Localização: Olinda, Pernambuco.
Agradeceu: 5 vezes

Socorro! Seedling Drosera Spatulata Doente

Mensagem por NARDOLEX »

Minha pequena drosera spatulata está com uma mancha marrom (como se a folha estivesse secando) que a cada dia aumenta mais e não sei o que devo fazer. Não acredito que seja por conta dos banhos de sol, porque senão pouco depois é que ela iria demonstrar o problema, no entanto a sequidão só aumenta durante a noite. Não sei se foi mera coincidência, mas o problema começou depois que tivemos dois dias nos quais, repentinamente, a temperatura baixou demais e a umidade do ar estava muito alta. Logo depois a temperatura voltou ao normal, mas aí a doença já tinha aparecido. Será que ela entrou em dormência só com dois dias? Elas entram em dormência quando são assim tão "jovens?" Ou é alguma doença ?
Seja o que for? O que é que eu faço? :( :( :(
[img]http://imageshack.us/a/img580/8690/x9rs.jpg[/img]

[img]http://imageshack.us/a/img819/7310/7hjn.jpg[/img]


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

NARDOLEX escreveu:... ela entrou em dormência só com dois dias? Elas entram em dormência quando são assim tão "jovens?" Ou é alguma doença ?
Leonardo,

Somente esta resolveu nascer?

Sua planta não entra em dormência. É normal folhas mais velhas morrerem. Pela imagem não deu para perceber se as folhas em questão são as cotilédones. Caso sejam as cotilédones, as próximas serão carnivoras.

Continue monitorando e nos mostre assim que ocorrer qualquer alteração.

Abç


NARDOLEX
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registrado em: 13 Jul 2013, 13:41
Localização: Olinda, Pernambuco.
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por NARDOLEX »

MarcielS escreveu:
NARDOLEX escreveu:... ela entrou em dormência só com dois dias? Elas entram em dormência quando são assim tão "jovens?" Ou é alguma doença ?
Leonardo,

Somente esta resolveu nascer?

Sua planta não entra em dormência. É normal folhas mais velhas morrerem. Pela imagem não deu para perceber se as folhas em questão são as cotilédones. Caso sejam as cotilédones, as próximas serão carnivoras.

Continue monitorando e nos mostre assim que ocorrer qualquer alteração.

Abç
Na verdade, era a cotilédone sim, Marciel. Quer dizer então que não existe problema nenhum? Era tudo coisa da minha cabeça? Se for eu estarei muito feliz.

Muito, mas muito, muito obrigado mesmo! Você é D+
Seguirei monitorando!


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Hugo, deixa de procurar "chifre em cabeça de cavalo" e vá curtir o desenvolvimento de sua PC :D . O que aconteceu com a mesma e algo que faz parte do ciclo de vida, não só desta planta, como de todas as carnívoras ;) . Agora se de todas as sementes que semeou, apenas esta nasceu, aí sim eu entenderia a razão da sua preocupação, pois não é fácil perder a única planta carnívora que temos :roll: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
NARDOLEX
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registrado em: 13 Jul 2013, 13:41
Localização: Olinda, Pernambuco.
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por NARDOLEX »

rdrgobra escreveu:
Hugo, deixa de procurar "chifre em cabeça de cavalo" e vá curtir o desenvolvimento de sua PC :D . O que aconteceu com a mesma e algo que faz parte do ciclo de vida, não só desta planta, como de todas as carnívoras ;) . Agora se de todas as sementes que semeou, apenas esta nasceu, aí sim eu entenderia a razão da sua preocupação, pois não é fácil perder a única planta carnívora que temos :roll: .

Abs,

Rodrigo F. Costa
KKKKK!
Na verdade germinaram duas das cinco spatulatas que plantei, três das cinco dioneaes, sete das dez drosera capillaris, umas dezessete das vinte capensis var. alba. Só as droseras intermedias que ainda não deram as caras. Será que ainda há chance para elas ?


NARDOLEX
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registrado em: 13 Jul 2013, 13:41
Localização: Olinda, Pernambuco.
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por NARDOLEX »

Desculpem-me, mas é que eu não gosto de me responsabilizar por vida nenhuma que acabo me preocupando demais, às vezes, até mais do que eu deveria. Vocês tem certeza de que essa coisa escura e aveludada em torno dela é normal ?

[img]http://img841.imageshack.us/img841/7195/81h1.jpg[/img]


A outra folhinha (também antiga, e que desde o início fazia par com a outra que está com a semente na ponta) está co0meçando a secar do mesmo jeito e é isso que está me preocupando.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Hugo, é muito provável (eu disse provável) que o seedling esteja morrendo e o motivo é o fato do mesmo ter sido atacado por um fungo de solo, comum em ambientes úmidos. Se esta PC estiver em uma sementeira a parte, eu aconselho-te a separá-la das demais plantas evitando assim que a praga se propague, mas se estiver no mesmo vaso das outras carnívoras remova apenas a muda doente com um pouco do musgo no entorno e jogue-a fora ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Putz! :shock:

Leonardo, essa plantinha que germinou, fraquinha por algum motivo, provavelmente não vai sobreviver.

Essa coisa aveludada estava aí desde quando? É um fungo. : bad :

Pode não ser ele o culpado. A umidade é muito alta no substrato? E a outra spatulata?

Abç


NARDOLEX
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registrado em: 13 Jul 2013, 13:41
Localização: Olinda, Pernambuco.
Agradeceu: 5 vezes

Mensagem por NARDOLEX »

A outra spatulata está normal, mas não está crescendo tão rápido quanto esta estava. Ela ainda está com as duas folhas presas a semente.

Esta coisa aveludada vem crescendo desde ontem a noite.

Quanto a umidade. Eu nunca deixo o pratinho sem água e o limpo de dois em dois dias. Em outras palavras a umidade é alta sim.

A chance de que esse problema atinja as outras é muito alta? É que eu estou muito preocupado com as minhas Vênus.

Para mais fotos e detalhes de como eu as cultivo vocês encontram neste tópico: http://www.carnivoras.com.br/diario-de-bordo-t4012.html


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

NARDOLEX escreveu:... Esta coisa aveludada vem crescendo desde ontem a noite.
Então parece ser um ataque oportunista por causa da debilidade da plantinha.
NARDOLEX escreveu:... nunca deixo o pratinho sem água e o limpo de dois em dois dias.
Diminua a umidade se o substrato estiver encharcado.
NARDOLEX escreveu:... A chance de que esse problema atinja as outras é muito alta?
Não creio. A menos que todas estejam fragilizadas pelo mesmo motivo desta em questão.

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem