Sobre dormência de droseras pigméias

Assuntos sobre Drosera, Drosophyllum e Byblis.
Responder
Avatar do usuário
Pendragon
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 241
Registrado em: 28 Nov 2010, 21:50
Localização: Campo Largo - PR
Agradeceu: 40 vezes
Agradecimentos: 38 vezes
Contato:

Sobre dormência de droseras pigméias

Mensagem por Pendragon »

Tenho duas espécies de Drosera sp. da seção "Pigmaea", mas na minha infinita inexperiência, encontrei algumas dúvidas que eu gostaria de sanar.
D. scorpioides - Está comigo há alguns meses e começou a apresentar ressecamento das armadilhas quando a deixei exposta a sol direto. Trouxe para dentro de casa mas nunca mais se recuperou.
D. omissa - Recebi recentemente do M. Ono. Não estava na sua melhor forma quando chegou pelo correio, mas estava cheia de armadilhas e bem verde. De lá até hoje só piorou e hoje está com aparência completamente seca. Também encontra-se dentro de casa.

As informações do ambiente onde elas estão: Variação de temperatura entre 19° e 28° C. Já testei deixá-las em mini-estufas de garrafa pet, mantendo uma umidade de mais de 80%, mas hoje estão expostas a umidade normal da casa que gira em torno de 60%. Nenhuma das duas taxas de umidade mostraram melhoras nas plantas. A iluminação vem de uma lâmpada fria 6500° K de 59W a 30 cm de distância das plantas. A exposição é de 16 horas diárias.

Li que essas espécies necessitam de dormência durante o verão. Seria essa a causa do ressecamento das armadilhas? Se estiverem mesmo em dormência, devo retirar o prato com água das plantas, já que no habitat natural o verão delas é seco?

Seguem fotos das duas para ilustrar a situação atual em que elas se encontram:
[thumbnail]https://images.orkut.com/orkut/photos/O ... Rv2rFP.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://images.orkut.com/orkut/photos/O ... _nlumM.jpg[/thumbnail]

Desde já agradeço qualquer luz sobre o meu caso, já que informações sobre essas espécies especificamente são meio complicadas de conseguir.

Abraços.


[hr]
"Feliz é a inocente vestal; Esquecendo o mundo e sendo por ele esquecida. Brilho eterno de uma mente sem lembranças; Toda prece é ouvida, toda graça se alcança."
Alexander Pope
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

André, pra te falar a verdade ainda sou inexperiente com estas droseras, não poderei te ajudar muito, mas tenho uma drosera pigmea que está seca como a sua omissa... secou de-repente sem mais nem menos e as irmãs do mesmo vaso estão legais, é estranho...
A D. scorpioides talvez esteja se adaptando ainda, mas a D. omissa não sei não em :roll:
Mas não jogue nada fora, deixe tudo como está e continue cuidando normalmente que talvez elas se recuperem do nada, estas plantas as vezes são meio malucas.

A melhor coisa que voce poderia fazer é pedir uns concelhos para o Marcos Ono, e ver com ele o que pode estar acontecendo e quais condições ele cultivava na casa dele.
abraço e boa sorte : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Matheus
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 700
Registrado em: 08 Jul 2010, 19:12
Localização: Tietê/sp
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Matheus »

A D. omissa eu nao sei, a D. scorpioides esta igual a minha, li que quando elas estao com a penugem branca é por que estao dormentes, talvez seja isso


I'm a wild flower, the thing that feels
Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

uma vez li que é natural acontecer isso nesta epoca do ano às pigmeias, que no processo natural elas adormecem e depois voltam a sua melhor forma como dve ser.
o problema é que não me lembro onde li isso e quanto tempo ficam em dormencia...
acho que deve pergunta mesmo ao Ono e manter os cuidados....
boa sorte ae


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Nildo Rodrigues
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 385
Registrado em: 10 Fev 2011, 23:34
Localização: Barra do Bugres, MT

Mensagem por Nildo Rodrigues »

Eu não tenho nehuma Drosera pigmeias, mais acho q estou pronto para partir pra essa aventura...
Acredito q sua Drosera começou a entrar em dormencia quando você as colocou em sol pleno-um erro sendo um drosera pgmeia.
você tb citou q elas ficam dentro de sua casa, se recebe claridade seria uma otima ideia quando você as recebeu. Agora não resolverá.
Outra coisa tb é.. como visivelmente estão entrando em dormencia você deve tirar o prato de água, e aumentar a claridade ou deixe ai mesmo.
Depois de acretido 2 meses deve-se molhar o substrato com uma frequencia maior novamente, mais não empapando o solo, e assim q começar a brotar você coloca o prato de água no vaso.

Bom.. como falei no começo acho q estrou pronto para partir pra essa aventura, CASO EU ESTEJA ERRADO OU ESQUECIDO de algo na citação acima, ME CHAMEM A ATENÇÃO.


PauloBLima
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:44

Mensagem por PauloBLima »

Por favor alguém me pode ajudar. Recebi de presente drosera omissa pigmeia. Já as coloquei num vasinho com o prato de água por baixo. Estou a fazer o correto? Obrigado


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Seguem algumas perguntas antes de responder sua dúvida:

1) Recebeu a planta ou gemas dela?

2) Que substrato esta usando para cultivá-las?

3) Quantas horas de Sol elas pegam por dia?

Obs.: Peço encarecidamente que complete o seu perfil com sua localização, conto desde já com sua colaboração : joia : .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem