Sobre dormência de dionaeas, tirem suas duvidas.

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

reeditando...
2º problema: a planta que ficou fora da geladeira (foto 3) cresceu um pouco (novas armadilhas) mas sempre pequenas e mesmo recebendo sol direto as armadilhas continuam verdes. O que será que está faltando? Ela já está a duas semanas no novo substratos de 3 partes de musgo sphagnum seco para 1 parte de vermiculita no centro do vaso e na superfície que usei pra preencher ao redor da planta.
a aparência é de pouco sphagnum, não de 3/4. será mesmo? acho melhor em setembro, ou talvez a necessidade antes, efetuar a troca deste substrato. mas vamos ouvir mais opiniões. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
pontesh
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Mai 2014, 21:03
Localização: Belém, PA
Agradeceu: 4 vezes

Mensagem por pontesh »

Edson Poscai escreveu: a aparência é de pouco sphagnum, não de 3/4. será mesmo? acho melhor em setembro, ou talvez a necessidade antes, efetuar a troca deste substrato. mas vamos ouvir mais opiniões. : joia :
Olá! O vaso é para orquídeas, daqueles de cerâmica, a vermiculita em cima foi para preencher o vaso entre o sphagnum e a planta, a maior parte certeza é de musgo que fervi e cortei.. mas coloquei ele seco e quando molhei ficou algum espaço entre o musgo e o topo do vaso, foi entao que preenchi com vermiculita..

Li aqui que ela tbm é utilizada no cultivo de PCs, seria mais interessante 100% musgo?

Quanto ao relato da dormência induzida, eu deveria retirar a planta da geladeira com somente 2 semanas la dentro ou aguardo mais um tempo pra ver no que dá?



--
"Only boring people are boring" - Katherine Neville
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

Olá! O vaso é para orquídeas, daqueles de cerâmica, a vermiculita em cima foi para preencher o vaso entre o sphagnum e a planta, a maior parte certeza é de musgo que fervi e cortei.. mas coloquei ele seco e quando molhei ficou algum espaço entre o musgo e o topo do vaso, foi então que preenchi com vermiculita.

sim, a vermiculita acima deu outra impressão.

mas na próxima misture tudo antes e juntamente com a areia, sem a vermiculita, é mais indicado. vá pondo ao vaso e tocando levemente, sem forçar, apenas para evitar estes espaços.
Li aqui que ela tbm é utilizada no cultivo de PCs, seria mais interessante 100% musgo?
a maioria das pc's, dionaeas, droseras, sarracênias e outras, recomendamos o uso da areia. mas muitos fazem puro e com o tempo a sua experiência lhe dirá com o qual você acha melhor. todos nós já passamos por isso, e tudo nos trás experiência para as próximas ocasiões : joia :
Quanto ao relato da dormência induzida, eu deveria retirar a planta da geladeira com somente 2 semanas la dentro ou aguardo mais um tempo pra ver no que dá?
já é uma técnica não usada por nós. foi constato ser melhor a natureza seguir...

qdo sinais de dormência apenas reduzimos a água para deixar e manter somente a umidade sem encharcar.

as que você colocou em geladeira, retire e deixe uns 3/4 dias em sombra com claridade e de pouco em pouco vá pondo ao sol devagar. observando sinais de dormência, apenas reduzir a água. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
pontesh
Newbie
Newbie
Mensagens: 11
Registrado em: 13 Mai 2014, 21:03
Localização: Belém, PA
Agradeceu: 4 vezes

Mensagem por pontesh »

Obrigada pelos esclarecimentos, li alguns tópicos e vi o pessoal falando que realmente não utilizam mais a técnica da geladeira.. eu realmente fico em dúvida em relação a isso pois aqui faz calor demais, nesse período atual é sol intenso e sempre acima dos 30ºc.. no inverno não fica abaixo de 27ºc e isso quando tá frio.. normalmente é 30ºc ao dia e uns 26-27ºc a noite no inverno..
Vou retirar hoje a noite mesmo, já que a temperatura é mais amena e amanhã deixo da longe do sol durante esses próximos 3-4 dias.
Obrigada de novo pela ajuda!!



--
"Only boring people are boring" - Katherine Neville
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigo,

Só ponha na geladeira se elas derem sinal de dormência. E é um processo chato, é necessário ter muito cuidado para que não perca as plantas por causa de fungos.
Vou ver se encontro um video que vi de um cultivador mostrando todo o processo para coloca-las na geladeira.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Boa noite, depois de algumas postagens minha sobre minhas Dios estarem morrendo, vocês me recomendaram ler esse post, agora percebi como matei minhas plantas :cry:. Minhas plantas estavam claramente pedindo por dormência, e o que eu fiz? Mandei agua nas coitadas... talvez por isso morreram. Vocês me recomendam colocar as plantas na geladeira (1 ou 2 meses?) ou só retirar o prato com água e deixá-las sob sombrite?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...ou só retirar o prato com água e deixá-las sob sombrite?
sugerimos menos sol. você comentou do sombrite, ok. então somente diminuir a água, água bem rasa apenas para umedecer levemente o substrato.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Edson Poscai escreveu:
sugerimos menos sol. você comentou do sombrite, ok. então somente diminuir a água, água bem rasa apenas para umedecer levemente o substrato.
Nesse calor que está fazendo vai ser difícil manter uma quantidade rasa de água. Vou fazer um teste e colocar uma dio na geladeira.


LuizEd
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 04 Mar 2018, 17:04
Localização: Rua Santa Isabel, número 46, Campo Alegre, Alagoas.
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por LuizEd »

Quando tentei induzir minha dionaea à dormência deixei ela com um terço de água no vaso e coloquei na geladeira por 2 meses.


joao96ferreira
Newbie
Newbie
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Ago 2018, 02:01
Localização: Pinhal Novo, Setúbal, Portugal

Mensagem por joao96ferreira »

863b3a9c2300fb0785832e0ea5ddd4f1.0.jpg
Olá a todos ..... recentemente descobri este fantástico mundo das plantas carnívoras e comprei uma dioneia b52 vs giant muito jovem .... já vai para a terceira semana que estou com ela e ela começou a secar as suas armadilhas
Ainda não entrei em pânico pois acho que está a começar agora a sua dormencia mas queria uma segunda opinião de um cultivado mais experiente :D :D

PS: moro em Portugal e neste momento estamos perto do final do verão é esta um calor dos diabos


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem