Sobre cianobactérias

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
MorcegoDoMal
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 32
Registrado em: 28 Ago 2016, 16:55
Localização: SP, São Paulo
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Sobre cianobactérias

Mensagem por MorcegoDoMal »

Bem, todos os meus vasos estão infestados de cianobactérias. Eu já fiz dois tipos de esterilização: ferver o sphagum com água (duas vezes mal sucedidas), e colocar ele no microondas (é o que me vem quando bate o desespero :oops: ). Em todas, eu lavei os vasos com sabão, e as plantas com água. Na terceira, até coloquei uma camada de areia em cima para ver se elas não voltavam (e também não funcionou).
Então tenho uma dúvida: É melhor eu...
-desistir das plantinhas que eu tenho de vez (porque mesmo lavando elas e esterilizando o substrato, as ciano voltam), e comprar novas, porque não posso ferver minhas dios (obviamente), ai me da a impressão de o que está fazendo as ciano voltarem, são elas.
-Tentar alguma outra técnica (que não sei o que pode ser)
-Desistir de vez das carnívoras porque sou amaldiçoado
Não sei o que fazer, sério

E outra dúvida: Ferver esphagum no microondas é geralmente tão efetivo quanto o modo tradicional (ferver 10 minutos no fogão)?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

eu tenho o mesmo problema,

eu para com germinação, ando deixando sem pires e coloco um pouco de água no pires somente a tardinha e deixo o substrato absorver o necessário. após eu retiro o pires de água ou jogo o q sobrou. e mais sol, exceto das 10:30 as 15:00.

isso reduzirá consideravelmente, mas cuidado em não esquecer e deixar tudo secar.

faça uma experiência, não custa. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Amigos,

Eu só vejo problema nas cianobactérias quando são germinações e plantas muito novas, depois de uma certa idade eu não vejo problemas com elas.
Certa vez eu passei um tempo pesquisando sobre elas na internet que não é uma fonte muito confiável, mas é o que tenho na mão e pelo visto algumas variedades são prejudiciais a animais e não as plantas.

Eu tentei acabar com as cianobactérias usando um tapetinho verde de um matinho que achei por aqui e esse mato quase matou minhas dionaeas e droseras, mas vou usa-lo em meus vasos de nepenthes, pois eles criam uma camada bem compacta que não deixa o substrato secar.

Abraços,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

Ciano bactéria = muita água e pouco sol...

tratamento mais eficiente consiste em reduzia a quantia de agua e aumentar a insolação das mesmas...

dionaeas tem raízes ate profundas e não tem tanta necessidade de agua quanto imaginamos... um pires e o suficiente, porem terá que reabastece-lo com frequência... e manda sol nelas que elas secam rapidinho...

tentei agua oxigenada aqui, parecia fazer aquele efeito TOP quando pulverizava no substrato ele fervia parece que tava matando elas, mais não vi alteração no substrato apenas algumas mudas de Byblis mortas... talvez cloro seja bom mais tem o problema das PC, mais se der para testar... usar um vaso com agua contendo cloro por alguns dias... cloro e muito eficiente para eliminar esses troços, a agua com larva de mosquito aqui quando jogo cloro ele separa tudo a agua fica limpinha e todo o lodo e outras sujeiras vão para o fundo...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Concordo com o Paulo e o Ricardo. Eu só veria problema nas cianos nos vasos se forem pequenas plantulas ou sementes ainda por germinar... do contrário, não vejo problemas...

A dica do Ricardo ajuda muito: reduzir a quantidade de água e aumentar a exposição ao sol.... pelo menos aqui em meu cultivo é oq ajuda a manter essa "geleca" controlada :lol:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Eu coloco perlite em cima do solo, resolve : joia :


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Não sei porque, mas depois que passei a usar turfa em algumas de minhas PCs nunca mais tive problemas com Cianobactérias ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

estranho pois a estufa deveria piorar... ja que ela diminui a insolação e aumenta a umidade...


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

smart2 escreveu:estranho pois a estufa deveria piorar...
Eu falei turfa (substrato) e não estufa ;) :lol: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
JessiB
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 114
Registrado em: 26 Out 2014, 10:38
Localização: São Paulo-São Paulo
Agradeceu: 14 vezes
Agradecimentos: 22 vezes
Contato:

Mensagem por JessiB »

Boa noite a todos.
Não sei se a informação que postarei sera útil a todos, em uma matéria que li há alguns anos a respeito do tema dizia-se o seguinte:

Dois fatores para se proliferar de maneira descontrolada:
Luz e Nutrientes.

Na ausência de luz são incapazes de sr reproduzir e mesmo com pouca luz elas multiplicam-se rapidamente e a ocorrência é indicação de má qualidade de água.
Ao meu ver: As vezes neste caso, o problema pode ser em ambos os casos, a água pode conter nutrientes para manter a bactéria viva no musgo (sem contar o fator LUZ), e também como pode ser o contrário, o musgo pode já estar com a bactéria. :geek: É relativo e confuso. :? :lol:


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem