Sobre alguns tipos vasos

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Ferro teria problema com a ferrugem e peso. A madeira, sem tratamento, iria apodrecer muito rápido.


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Valeu pessoal :mrgreen:

Crytech, esse vaso de "Pau Santo" é muito bonito, o aspecto natural é otimo, inclusive olhando a foto pensei eu ele ficaria mais legal de lado, ao invez de em pé, pois daria pra colocar mais plantas, pareceria uma mini jardineira :)
Como conseguir um vaso assim?

Felipe, Rapaz, eu to usando ja esses potinhos plásticos aqui, quebra um galhao na hora de separar seedlings e outras plantas pequenas como Droseras, recomendo :D

Pessoal, aqui ja usei muito vasos de barro, até hj tem algumas plantas em alguns aqui, mas fui trocando novamente para vasos de plastico, pois sao mais leves, mantém o solo humido por mais tempo que o de barro. Como aqui é quente, o solo seca muito rapido e sempre ficava preocupado quando precisava passar o dia todo fora de casa. Então os plásticos duram um dia inteiro, então so preciso regar as plantas a noite, ou ao meio dia.

Sobre os vasos plásticos esquentarem muito como o Miguel comentou, realmente esquentam quando estão expostos diretamente ao sol. Aqui cultivo tudo dentro do meu viveiro, o Sol é sempre controlado e nunca chega aos vasos de forma a esquenta-los muito, até porque as Nepenthes não apreciam muito Sol direto, então os vasos não esquentam.

Eu ja tive vasos de xaxim, então sei como é complicado trata-lo, é melhor destrui-lo e usar esse xaxim no subtrato.
Não coloquei no topico vasos de metal e nem de madeira porque não sao vasos adequados e geralmente não utilizados.

that's all folks : drinks :


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Opa... Bons relatos por aqui... =D

Estou aderindo aos vasos de barro com prato de agua em baixo para uma sarra e uma dionaea que tenho por aqui. Quero fazer o mesmo para algumas Nepenthes, acho que apesar de secarem rapido vai ficar bom por aqui com chuvas todos os dias...
O que mais gostei dele com o prato em baixo é que sempre está geladinho e humido mesmo com o sol das 13h as 15h que é o mais forte por aqui e o substrato não fica tão encharcado igual aos de plastico.

Tenho um vaso de fibra de coco para fazer teste tambem, só não fiz o substrato pois estou com problemas pra achar isopor em flocos...

Acho que seria legal adcionar os vasos que o Felipe postou. Eu uso eles tambem, para as utricularias por enquanto =D...

é isso ai, vamos alimentar esse topico.

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

j4ck_666 escreveu:Tenho um vaso de fibra de coco para fazer teste tambem, só não fiz o substrato pois estou com problemas pra achar isopor em flocos...
Compra a barra ou aproveita de alguma embalagem (pode ser de TV, sei lá) e bate tudo no liquidificador ou triturador, é mais fácil! Foi o que fiz aquí ^^
Só se prepara pra ter que limpar um monte de neve da sua cozinha :lol:
Rende muuuuito O.o

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Roberta Duval
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2960
Registrado em: 27 Nov 2010, 01:05
Localização: BH / MG
Agradeceu: 111 vezes
Agradecimentos: 63 vezes
Contato:

Mensagem por Roberta Duval »

boa ideia a do liquidificador!!! mas limpar o aprarelho depois deve ser bem trabalhoso. se bem que um aspirador resolve o problema! rsrsrs


Roberta Duval
Retomando cultivos!!!


---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636

Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne

Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Roberta Duval escreveu:boa ideia a do liquidificador!!! mas limpar o aprarelho depois deve ser bem trabalhoso. se bem que um aspirador resolve o problema! rsrsrs
Com aspirador é tranquilo. O problema é limpar com a mão por causa da estática que fica nas bolinhas, daí fica grudando tudo...

Talvez seja melhor mover esses posts para o tópico que fala sobre o isopor no substrato, assim não foge do assunto daquí.

Será que um vaso de isopor não iria bem? Iria manter a temperatura boa no substrato, não solta nutrientes, é impermeável...
O problema seria encontrar... Talvez aqueles copinhos que nem de café dessem certo...
Um ponto negativo e positivo ao mesmo tempo é que eles se quebram fácil, mas isso pode ser bom para a hora de trocar o vaso.

Abraço


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Quando eu quero limpar o liquidificador, sempre é mais dificil perto da faca, então coloco água com detergente lá dentro e bato com ele fechado, e depois tento lava-lo com esponja e se precisar repito com o detergente e água... agora nunca coloquei subtrato para bater alí kkk


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Adriel Faust Martins
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 71
Registrado em: 28 Nov 2010, 18:52
Localização: Curitiba- PR
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Adriel Faust Martins »

Quem disse que Nepenthes não tolera tanino? Elas crescem em floresta tropical. Comparação o Rio Negro que forma o Amazonas e marrom ou preto por causa do tanino que as folhas da floresta liberam quando estão em decomposição e é cheio de vida no solo é a mesma coisa e é pior porque a água não vai levar ele embora(dissolver) tão fácil então para as Nep um substrato com tanino elas vão tolerar.


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Adriel Faust Martins escreveu:Quem disse que Nepenthes não tolera tanino?
Hehe... Ninguem disse que elas não toleram Tanino, e sim que ele é prejudicial ao desenvolvimento radicular.

algumas das fichas de cultivo aqui do forum como a da N. bicalcarata, ampullaria abordam esse assunto : cafe :


Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

Talvez o tanino até seria um "herbicida" :D
Mas não arrisco minhas plantas sem ao menos ter um pouco de certeza.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem