Será o fim?

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
mairalisboa
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 111
Registrado em: 04 Jun 2012, 18:57
Localização: Recife
Agradeceu: 1 vez

Será o fim?

Mensagem por mairalisboa »

Bem, essa é a dionaea que tenho a mais tempo, mas de um tempo pra ca ela está cada vez mais fraca, com armadilhas defeituosas e menor! suas armadilhas ficam pretas rapidamente, e as que crescem, nascem sem a parte superior das armadilhas! Será que ela ainda tem jeito ou chegou seu fim? No último mês elas tem levado sol apenas das 15h00 as 17h00... não sei se isso pode esta afetando ela...

[img]http://imageshack.us/a/img844/9657/20121031120506.jpg[/img]

[img]http://imageshack.us/a/img845/1899/20121031120512.jpg[/img]

[img]http://imageshack.us/a/img7/6467/20121031120522.jpg[/img]


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olá Maíra, remova esta Dionaea do substrato e dê uma olha no seu rizoma. Se o mesmo estiver ficando preto, remova a parte danificada e replante em outro substrato. Percebi que Dionaeas compradas em floriculturas tendem a ser mais sensíveis no cultivo, talvez devido aos maus tratos (substrato impróprio, falta de dormência etc) com algumas definhando até a morte sem mais nem menos. Tente esta dica, quem sabe não é possível salva-lá de um fim trágico.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
mairalisboa
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 111
Registrado em: 04 Jun 2012, 18:57
Localização: Recife
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por mairalisboa »

só esperando meu musgo chegar pra fazer isso!


Lucy
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 222
Registrado em: 18 Jun 2012, 22:44
Localização: Londrina

Mensagem por Lucy »

Espero que consiga salvá-la.
Ganhei 4 mudinhas de dionaeia de uma floricultura e nenhuma delas sobreviveu... acredito que seja maus tratos sim, por falta de informação dos vendedores. :/


mairalisboa
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 111
Registrado em: 04 Jun 2012, 18:57
Localização: Recife
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por mairalisboa »

pois é, a minha infelizmente morreu tambem! =~~~


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

A minha experiência com dionaeas não é grande, apesar de lutar muito e serei expert em algum dia.
Pelo que vi nas fotos me pareceu falta de dormência. O duro que comprar em floriculturas, etc., é não saber quando elas foram induzidas a dormência.

Um bom cultivador mantém o histórico das plantas e são os mais indicados para comprar apesar do preço ser mais alto.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo escreveu:Pelo que vi nas fotos me pareceu falta de dormência. O duro que comprar em floriculturas, etc., é não saber quando elas foram induzidas a dormência.

Um bom cultivador mantém o histórico das plantas e são os mais indicados para comprar apesar do preço ser mais alto.
Concordo em gênero, número e grau.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
mairalisboa
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 111
Registrado em: 04 Jun 2012, 18:57
Localização: Recife
Agradeceu: 1 vez

Mensagem por mairalisboa »

pelo que eu percebi, acho que o maior erro foi o substrato mesmo! ela não secou por completo! virou água na verdade... O substrato tava com espécie de apodrecido e queimado! Enfim, serviu como experiência! As duas morreram e estou sem nenhuma! e uma foi comprada em um site específico!


Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

mairalisboa escreveu:pelo que eu percebi, acho que o maior erro foi o substrato mesmo! ela não secou por completo! virou água na verdade... O substrato tava com espécie de apodrecido e queimado! Enfim, serviu como experiência! As duas morreram e estou sem nenhuma! e uma foi comprada em um site específico!

Maira,

Ando lendo muito sobre dionaeas, comprei muitas sementes e no inicio perdi muitas, mas agora estou deixando a fase de engatinhar e logo estarei andando.

A primeira coisa que deve fazer quando comprar ou ganhar uma dionaea é trocar o substrato e a melhor formula que consegui é 50% de sphagnum e 50% de areia grossa dessa de construção mesmo, o Marciel em um tópico ensina como lavar e esterilizar a areia. O ideal seria 30% de areia e 20% de perlita, mas o resultado final não seria muito diferente.

Outra coisa, o substrato tem que ser bem umido, mas não encharcado e a melhor forma é com vasos com uns 7 a 8cm de altura com um pratinho de agua.
Se deixar apenas em sphagnum o rizoma irá apodrecer.

Outra coisa muito importante é que se comprar plantas e depois de um certo tempo elas começarem a dar certos sinais de que parou o desenvolvimento, folhas feias, etc., é que chegou a hora dela dormir por um tempo. Sobre isso tem muita informação por aqui.

Todas essas informações foram colhidas em diversos artigos internacionais.

Espero que tenha sorte nas próximas,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Pry
Newbie
Newbie
Mensagens: 21
Registrado em: 07 Abr 2013, 12:46
Localização: Curitiba-Pr
Agradeceu: 4 vezes

Mensagem por Pry »

Olá mairalisboa

Sou nova no cultivo das Dionaea.

A minha está bem doentinha parecida com a sua, só que a minha as armadilhas nem chegam a abrir e já secam estou aguardando o substrato pra poder trocar e deixa-lá saudável.

[img]http://img15.imageshack.us/img15/5027/007rel.jpg[/img]

Uploaded with ImageShack.us


Abraços

Como está a sua PC agora ela está melhor???


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem