Semeando - Iniciante

Fórum dedicado para apresentar germinação, crescimento ou recuperação de uma planta.
Responder
isabel
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Set 2012, 15:48
Localização: rj

Semeando - Iniciante

Mensagem por isabel »

Bom gente, começei hoje a plantar 2 tipos de sementes: Alba (10) e Burmannii (35). Sou ainda uma iniciante, tirei algumas fotos para vocês verificarem se está tudo certinho e para verem umas fotos que tirei também e gostei.

Sementes da Alba
[img]http://img707.imageshack.us/img707/7372/albahn.th.jpg[/img]

Sementes da Burmannii
[img]http://img36.imageshack.us/img36/3313/burmannii.th.jpg[/img]

Deixando o musgo "fofo"
[img]http://img716.imageshack.us/img716/499/comeandoaralar.th.jpg[/img]

Musgo fofo ainda seco
[img]http://img715.imageshack.us/img715/1305/musgofofo.th.jpg[/img]

Potes na claridade, vermelho e azul da Burmannii e o branco da Alba
[img]http://img19.imageshack.us/img19/1483/prontasnaclaridade.th.jpg[/img]

Deixei um pratinho com água embaixo uns 2-3cm mais ou menos. Gostaria que me dissessem se está bom assim? :(.... Confesso que fiquei impressionada com o "tamanho" das sementes.....pensei: ué..os caras me enganaram? botaram poeira aqui? Hahahah xD


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A titulo de curiosidade, você esterilizou este musgo fervendo-o por no mínimo 15 minutos antes de semear as sementes?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
isabel
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Set 2012, 15:48
Localização: rj

Mensagem por isabel »

:( Sabia que estava esquecendo de algo...aff..enfim. Pode dar algum problema com as sementes???

Não fervi porque realmente não me liguei...eu li as instruções que vieram por email quando comprei as plantas e lá não falava para ferver :(


Só dizia:
Informações importantes: Antes de usar o musgo é recomendado ralar o mesmo até que fique em textura fina e fofa. Isso ajuda porque deixará as sementes mais acomodada numa “cama” macia e mais úmida. O musgo sphagnum é cultivado em local próximo a várias outras espécies de plantas e matinhos. Sendo assim provavelmente também vão germinar matinhos no musgo pois sementes de outras plantas caem no musgo aguardando condições favoráveis para germinar. Deixamos isso claro aos nossos clientes para que fique ciente desse fato e evitar mal entendido na questão de nascer matinhos no musgo. Até plantas como samambáia já notamos brotando no musgo.

Quando ralei tirei galhos e folhas que fui achando...será que isso ajuda?


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Agora esquece na melhor das hipóteses o musgo irá rebrotar e acabar atrapalhando a germinação das sementes, na pior é melhor nem contar caso contrário você desanima.

Se você se arriscar a fazer o procedimento certo pegue uma lupa e remova com um palito as sementes de Dionaea (de todas são as mais grandinhas) e das outras carnívoras e coloque-as em um papel toalha. Ferva o musgo e depois o lave em água corrente até que ao espremê-lo, todo o líquido saia transparente.

Em seguida pique-o e regue-o, depois ponha as sementes (com ajuda do palito) no substrato e coloque em um lugar quente e iluminado, mas por enquanto, sem Sol direto.

Obs.: Depois de semeadas todas as regas serão feitas pelo pratinho embaixo do vaso. Nada de regar por cima, OK : joia : .

Boa sorte e até mais.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
isabel
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Set 2012, 15:48
Localização: rj

Mensagem por isabel »

Não plantei Dionaea :(...só a Drosera capensis alba e a Drosera Burmannii, será que existem chances delas sobreviverem?

Mandei uma mensagem para onde comprei as sementes, e me responderam:

"Sobre não ter fervido não atrapalha a germinação. O que vai acontecer provavelmente é nascer matinhos pois no musgo tem sementes de outras plantas.
Fervando antes essas sementes morrem, então diminue a quantidade de matinhos."

Pq eles não colocaram isso nas instruções? :(


Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Oi Isabel, boa tarde..
A fervura do musgo é uma garantia a mais de que microrganismos nocivos não se desenvolverão, como algumas bactérias, fungos ou algas.
Mas nada impede desses microrganismos recolonizarem o musgo quando você cultiva em um ambiente aberto, que esteja sujeito a isso.
Agora que já semeou não fique tão preocupada, várias sementes das que plantou poderão germinar, mas tenha em mente que geralmente demoram algumas semanas... Deixe como está, sempre com água no prato e exposto ao sol... A ação da luz do sol já inibe certos microrganismos que porventura estejam no musgo. Ele pode ficar verde devido ao crescimento de algas, isso é normal, assim como acontece na água da piscina, mas nem todas são nocivas. Espero que funcione e todas germinem.
Abç.
Editado pela última vez por ivan em 13 Set 2012, 12:48, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

isabel escreveu: ...será que existem chances delas sobreviverem?
Não esquenta Isabel. Até cultivadores experientes as vezes esquecem e semeiam em sphagnum sem higienização. Se as sementes forem 'boas' vão germinar de qualquer modo.
isabel escreveu:...Mandei uma mensagem para onde comprei as sementes, e me responderam:
"Sobre não ter fervido não atrapalha a germinação. O que vai acontecer provavelmente é nascer matinhos pois no musgo tem sementes de outras plantas.
Fervando antes essas sementes morrem, então diminue a quantidade de matinhos."

Pq eles não colocaram isso nas instruções? :(
Por que a preocupação em vender é tanta que esquecem de dar a orientação correta.

Para as sementes de Dionaea, faça como o Rodrigo e o Ivan sugeriram que vai dar certo. : joia :

Abç


isabel
Newbie
Newbie
Mensagens: 8
Registrado em: 12 Set 2012, 15:48
Localização: rj

Mensagem por isabel »

Gente obrigada pelo apoio, eu realmente espero que elas cresçam sem problemas.... agradeço mesmo a ajuda e as dicas de vocês! vou continuar observando elas, se houver alguma mudança eu posto aqui.


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Bom trabalho Isabel sucesso com as germinações.
Contar sementes de dionea até vai agora as de drosera, é sacanagem. 10 sementes de D. capensis, isso é o que cai da haste quando encosto nela para coletar os frutos :lol:

Boa sorte : joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Felipe_Steinthaler escreveu:Contar sementes de dionea até vai agora as de drosera, é sacanagem...
Você tem razão Felipe, eu viajei na maionese :mrgreen: . Lembro-me de quando comprei sementes de U. arenaria de você, quando abri o pacote inicialmente pensei que não houvesse nada, mas depois apurei o olhar e consegui ver as "minúsculas" sementes.

Neste caso peço desculpas a você Isabel, por meu excesso de zelo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem