Seeds - Como ter sucesso

Assuntos sobre nepenthes.
Responder
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Daniel...
Sera que rola uma comparação? Seria interessante...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Valdemar Schossland
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 90
Registrado em: 12 Ago 2010, 22:43
Localização: Joinville-SC
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por Valdemar Schossland »

Daniel Souza escreveu:
Valdemar Schossland escreveu:Galera,eu uso osmocote nas minhas neps....
Bom, eu ja li sobre isso em alguns sites, mas nunca cheguei a ler nada significante e conclusivo.
Estou quase conseguindo testar isso para poder obter experiencia pessoal .
15 mudas de alata sobrando aqui, da pra fazer alguns testes :geek:
Valdemar, voce pode comentar mais sobre esse assunto, te confesso que to curioso : joia :
Bom antes de mais nada uma pequena consideração a fazer,quando vemos fotos de nepenthes em habitat natural elas estão crescendo no chão,certo? Então elas absorvem macro e micro nutrientes como qualquer outra planta...
Tendo isso em mente resolvi fazer minhas experiências,a principio com adubos químicos de rápida absorção como 13-13-28,mas qualquer erro poderia atrofiar as plantas,por conta própria pesquisei e cheguei no osmocote,mais especificamente na formulação 14-14-14 que é bem balanceada,os resultados tem sido satisfatórios,é um adubo de custo mais elevado mas de liberação lenta,poucos grãos ficam agindo durante 2 ou 3 meses,arrisquei com minhas alatas ( sempre tem aquelas mudas mais feias que parece que não vão pra frente de jeito nenhum) e os resultados foram muito bons. Posteriormente entrei em contato com produtores da Tailândia e pude verificar que eles também usam este adubo,as aplicações divergem de produtor para produtor,alguns espalham poucas "baguinhas" no substrato e tem outros que preferem colocar 1 ou 2 "baguinhas" em um único jarro.Para novatos que queiram fazer uma experiência eu sugiro a opção de uma "baguinha" no jarro.
Por último,sugiro que os amigos vejam o vídeo abaixo do borneo exotics, la pelos 4 minutos de video vai ter um close nas ampullarias e no substrato,os amigos vão ver que o osmocote esta la... :mrgreen:

Borneo exotics

PS- Não concordo que leve 5 anos para uma muda estar boa para replantar,minhas (splendians x spectabilis)x veitchii vão fazer 2 anos,as fotos estão na minha galeria...


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Valdemar Schossland escreveu: Bom antes de mais nada uma pequena consideração a fazer,quando vemos fotos de nepenthes em habitat natural elas estão crescendo no chão,certo? Então elas absorvem macro e micro nutrientes como qualquer outra planta...
De fato, existem quantidades de restos organicos nos solos onde sao originarias, principalmente em camadas superficiais :geek: .
Tendo isso em mente resolvi fazer minhas experiências,a principio com adubos químicos de rápida absorção como 13-13-28,mas qualquer erro poderia atrofiar as plantas,por conta própria pesquisei e cheguei no osmocote,mais especificamente na formulação 14-14-14 que é bem balanceada,os resultados tem sido satisfatórios,é um adubo de custo mais elevado mas de liberação lenta,poucos grãos ficam agindo durante 2 ou 3 meses,arrisquei com minhas alatas ( sempre tem aquelas mudas mais feias que parece que não vão pra frente de jeito nenhum) e os resultados foram muito bons.
boa, mudas extras sao boas pois o prejuizo é menor em casos de erros : joia :
acho que o fato de se tratar de um adubo de liberação lenta contribui para que a planta não entre em choque... Os resultados vistos em suas alatas, foram percebidos em relaçao a desenvolvimento geral, ou folhas grandes... caules... E quanto aos jarros, a planta produzio jarros? normais, ou menores.. maiores?
Posteriormente entrei em contato com produtores da Tailândia e pude verificar que eles também usam este adubo,as aplicações divergem de produtor para produtor,alguns espalham poucas "baguinhas" no substrato e tem outros que preferem colocar 1 ou 2 "baguinhas" em um único jarro.
Bom, penso que esse adubo de lenta liberação em jarros poderia vir a substituir insetos, porém caso seja demasiadamento forte o maximo que pode ocorrer na pior das hipoteses é o apodrecimento do jarro, isso ja testei aqui mas utilizando adubo normal, e nada aconteceu além do jarro ter apodrecido. Apostarei em uma "baguinha" por jarro e, uma alata, e apenas 1 "baguinha" em apenas 1 jarro em outra muda :geek:
, fotografarei tudo antes durante e depois, entao voltarei com resultados daqui a alguns meses.
Para novatos que queiram fazer uma experiência eu sugiro a opção de uma "baguinha" no jarro.
Bom, so destacando aqui aos novatos que estarão produzindo a experiencia por conta e risco proprios, não caberá culpa de danos ou mortes a mais ninguem. É importante deixar claro, que uso desses produtos podem variar de especie para especie, e existem varios fatores a serem considerados como até a morte da planta, na duvida não faça! :geek:
Por último,sugiro que os amigos vejam o vídeo abaixo do borneo exotics, la pelos 4 minutos de video vai ter um close nas ampullarias e no substrato,os amigos vão ver que o osmocote esta la...
vi aos 4:3 segundos e 4:7 segundos, mas as bolinhas brancas sao evidentes aos 4:17 até onde fica mais que claro o osmocote em 4:43 show :mrgreen:
PS- Não concordo que leve 5 anos para uma muda estar boa para replantar,minhas (splendians x spectabilis)x veitchii vão fazer 2 anos,as fotos estão na minha galeria...
varia muito de especie para especie, imagino que rajah deva demorar horrores, mas geralmente antes dos 3 anos ja estao bonitinhas :roll:


Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

shinfay escreveu:
Daniel Souza escreveu: 15 mudas de alata sobrando aqui, da pra fazer alguns testes :geek:
15 mudas de alata sobrando?! :o
Pelo visto tem espaço de sobra ai hein Daniel. : joia :
Sim, tenho um bom espaço aqui para cultivar minhas plantas, nesse link mostro meu viveiro:
viewtopic.php?f=25&t=251" onclick="window.open(this.href);return false;
Essas estaquia fiz na epoca para treinar a tecnica de estaquias, agora ela terão uma boa utilidade... Uma tecnica leva a outra : joia :


Valdemar Schossland
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 90
Registrado em: 12 Ago 2010, 22:43
Localização: Joinville-SC
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por Valdemar Schossland »



Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Vendo bem as fotos... Sua neps parece estar com uma cor bem forte nos jarros, mesmo a cor verde, ou será apenas o contraste da foto?

Abraço!


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

é... é uma boa quantidade pra fazer testes... Vou esperar em... Deve vir coisa boa por ai... =D


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

putz, fui ver hj pela manha, e tem alguns fungos em minhas sementes de nepenthes, deixei semi-tampado apenas ontem a tarde, a noite ja deixei sem a tampa, e ja deu alguns fungos :S :?


j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

fungo é froid... Tenho umas seeds em 'in aqua' e deu fungo tambem, descartei as que deu fungo e deixei as outras, até agora não reapareceu.


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Valdemar Schossland
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 90
Registrado em: 12 Ago 2010, 22:43
Localização: Joinville-SC
Agradeceu: 3 vezes
Agradecimentos: 4 vezes

Mensagem por Valdemar Schossland »

Bruno Millan escreveu:Vendo bem as fotos... Sua neps parece estar com uma cor bem forte nos jarros, mesmo a cor verde, ou será apenas o contraste da foto?

Abraço!
O adubo faz uma frente sim,mas vale lembrar que por ser um adubo de liberação lenta não devemos esperar resultados milagrosos de uma hora para outra.
Quando colocamos qualquer adubo quimico em uma planta estamos suprindo as necessidades basicas que elas tem de MACRO nutrientes,ou seja N.P.K
N- nitrogenio,acentua a cor das plantas e ajudo no crescimento
p- fosforo,ao contrario do que muitos pensam o fosforo não é para florescimento mas sim para ajudar no desenvolvimento radicular da planta
k- potassio,ajuda no fortalecimento da parede celular e tambem é responsavel pelo florescimento.

Uma curiosidade que aprendi com um engenheiro agronomo é que o elemento k por fortalecer a parede celular das plantas faz com que elas sejam mais resistentes ao frio.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem