Santos Dumont x Relogios Pulso x History Channel

Assuntos diversos, sobre qualquer assunto que não seja plantas.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Santos Dumont x Relogios Pulso x History Channel

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Como eu disse em outro tópico tomei um porre de Discovery e History Channel na ultima semana, eu estava como acompanhante e no hospital só tinha desses canais. : maluco :

No History Channel eu assisti um programa sobre as 100 invenções do mundo moderno ou qualquer coisa assim que alteraram o rumo da história.

Tudo ia bem até que foi apresentado um cronógrafo de bolso dizendo que foi idéia no inicio da segunda metade do século 19 pela Waltham um fabricante americano. Aí eu fiquei de orelha em pé porque isso eu conheço muito, mas muito mesmo. E aqui vão os pontos falhos que enumero;

1º O apresentador fez uma confusão entre cronometro e cronógrafo, ele apresentou o cronógrafo como cronometro.
Na relojoaria cronometro designa um instrumento de medir o tempo com alta precisão e cronógrafo designa um instrumento para medir intervalos de tempo como pode ser visto nesse link https://pt.wikipedia.org/wiki/Cron%C3%B3grafo que é muito sucinto, mas ajuda a compreensão.
Um cronógrafo também pode ser um cronometro, ou seja um instrumento que mede intervalos de tempo com alta precisão.

2º A Waltham realmente produziu cronografos de bolso, também chamados de stop watch, mas isso é invenção de europeus feita no século 18.
Aqui um adendo, a relojoaria americana foi muito forte entre por volta de 1860 a 1940, produziam relógios em massa muito mais precisos e robustos que os suíços. Inclusive os suíços falsificaram relógio americanos. Os suíços ganharam notoriedade porque a produção deles era para exportação enquanto que a produção dos americanos era para consumo interno.
A relojoaria americana acabou nos anos 50 porque após a guerra houve o boom da economia deles e ficava mais barato importar do que fabricar.

3º Foi apresentado a aviador Santos Dumont como o inventor do relógio de pulso o que não é uma verdade. O relógio de pulso já existia no século 16, a rainha da Inglaterra teve um e é o primeiro documentado e antes de Santos Dumont o relógio de pulso foi usado em batalha na guerra dos boeres https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_B%C3%B4eres visto ser mais fácil de usar do que os de bolso.
O que Santos Dumont fez com o uso de relógios de pulso foi a divulgação, já que na Europa ele era centro de atenções.

4º A titulo de curiosidade o relógio de pulso era considerado relógio de mulher e de afeminados (nesse último Santos Dumont se encaixava), só na primeira guerra mundial é que os homens começaram a ver os relógios de pulso de uma maneira diferente, pois eram usados nas trincheiras e haviam muitas fotos com soldados os usando, mas mesmo assim o grande publico só os aceitaram na década de 30 do século passado.

E para encerrar esse romance, aqui fica uma piadinha.
Cartoon dos anos 20 - Quem perdeu um relógio de pulso?
[img]http://www.carnivoras.com.br/gallery/im ... age_id=723[/img]
Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Muito bom Paulo.

É ótimo conhecer um pouco da história do relógio, principalmente vindo de um expert. 8-)

Abç


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Legal Paulo, realmente passam informações erradas muitas vezes despercebidas do pessoal nestes programas. Parece que as vezes é tanta coisa que acabam passando algumas falhas, mas que as vezes são tão bobas que fica duvidoso.

Boas informações, eu não conheço nada da história dos relogios, agora talvez um pouco :mrgreen:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Ótimas informações Paulo, valeu por compartilhá-las conosco. Realmente é decepcionante quando documentários que serviriam para nos passar algo de relevante cometem essas gafes, isso é lamentável. Com isso eles acabam perpetuando erros históricos, ao invés de corrigi-los.

Obs.: Agora me veio na cabeça uma dúvida; será que a falha não foi da tradução?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

rdrgobra escreveu:Obs.: Agora me veio na cabeça uma dúvida; será que a falha não foi da tradução?
Concordo Rodrigo, pensei nisso também, pois muitas traduções tenquem ser estudadas as palavras antes de traduzir, para saber exatamente do que se trata na outra lingua.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Felipe_Steinthaler escreveu:
rdrgobra escreveu:Obs.: Agora me veio na cabeça uma dúvida; será que a falha não foi da tradução?
Concordo Rodrigo, pensei nisso também, pois muitas traduções tenquem ser estudadas as palavras antes de traduzir, para saber exatamente do que se trata na outra lingua.
Rodrigo e Felipe,

Mesmo que seja um erro de tradução isso é inadmissível vindo de um canal que teoricamente deveria ser instrutivo e além disso não é dublado e sim narrado.
Quando foi mostrado o cronógrafo Waltham, foi dito que teria sido o primeiro e qualquer um poderia pesquisar, eu que sou um hobbista tenho uns 30 livros sobre relojoaria e existem milhares, ou seja fonte de pesquisa existe.

É bem diferente de assistir um filme legendado, como tenho domínio de inglês eu sei que muita coisa não tem tradução e é aceitável. Mas num documentário narrado isso é um aborto.

A titulo de curiosidade, o termo TIRA para designar policiais só existe no Brasil e foi criado no final dos anos 50 quando começaram a dublar os primeiros filmes para a TV.
Precisam achar uma palavra para COP (abreviação de policial nos EUA) e acharam TIRA porque o movimento da boca é semelhante.

Bom, é isso aí.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem