Santa areia

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Santa areia

Mensagem por Paulo »

Pessoal,


Eu tenho colocado minhas sementes para germinarem em sphagnum puro e um dos grandes problemas são algas.
Então resolvi fazer uma experiência, germinar as sementes num substrato com a composição de 50% de sphagnum e 50% de areia de construção tratada como o Marciel postou.

Agora vem os resultados, na primeira foto com areia e na segunda com sphagnum puro.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=614[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... age_id=615[/thumbnail]

A com sphagnum puro foi semeada uns 15 dias antes da com areia, mas as algas apareceram antes desse tempo.

Fica a dica.

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Eh isso ai mesmo.
Carvão tb ajuda mto.
Abraços


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

:shock: Nuussa Paulo, quantas!
As sementes são boas heim!

Muito bom saber que essa mistura de sphagno + areia, 50/50, resiste mais tempo ao aparecimento das algas. Você está germinando na estufa? Vou fazer igual, rs.

Abç

ps As minhas sementes são dessas aí? Ainda não tive tempo de por elas para germinar. :evil:


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Legal saber que o fato fato de você ter adicionado areia na composição do substrato, inibiu o aparecimento de algas na sementeira. Valeu por compartilhar conosco esta experiência : joia : .

Obs.: Desconhecia o poder algicida do carvão. O mesmo pode ser usado para compor o substrato de todas as PCs?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Caio Lima
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 03 Out 2012, 21:13
Localização: Vitória - ES

Mensagem por Caio Lima »

Uso o carvão em todas as misturas de substrato aqui. Da certo nas plantas e realmente inibe as algas.
Tem uma sementeira que está a uns 5 meses com muita umidade e luz. Praticamente nada de algas, porém as sementes não vingaram :/
Outras com sphagnum puro ficaram verdinhas em algumas semanas.

Essa da areia nunca tinha observado. Mt bom saber!


"A natureza não é cruel, apenas implacavelmente indiferente." (Richard Dawkins)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Caio Lima -
Caio Lima escreveu:Uso o carvão em todas as misturas de substrato aqui. Da certo nas plantas e realmente inibe as algas...
Opa, é muito bom saber disso :D .
Caio Lima escreveu:Praticamente nada de algas, porém as sementes não vingaram...
Aí é "osso" :? . O meu objetivo era germinar sementes em um substrato com Sphagnum + Areia + Carvão, mas pelo que você descreveu é inviável :( .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Eu já tentei usar carvão em germinações, mas não deu certo a taxa foi muito baixa. Eu tentei com essa porcetagem 60% sphagnum, 30% vermiculita e 10% de carvão.

Hoje eu uso carvão na composição para substrato para nepenthes pinguiculas e o resultado é ótimo.

Marciel as germinações na areia não são das mesmas sementes que lhe enviei. As que eu te enviei é que estão sem areia e tem uma taxa de germinação muito maior e com muito mais variedades.

Abraços,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Caio Lima
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 03 Out 2012, 21:13
Localização: Vitória - ES

Mensagem por Caio Lima »

rdrgobra escreveu:Aí é "osso" :? . O meu objetivo era germinar sementes em um substrato com Sphagnum + Areia + Carvão, mas pelo que você descreveu é inviável :(
Paulo escreveu:Eu já tentei usar carvão em germinações, mas não deu certo a taxa foi muito baixa. Eu tentei com essa porcetagem 60% sphagnum, 30% vermiculita e 10% de carvão.
Pois é. Creio que, embora, várias pcs "apreciem" certa alcalinidade que o carvão acaba conferindo ao substrato, pras sementes isso não é mesmo bom. Ja tentei mais de uma vez misturas com carvão também.
Mas, pelos resultados do Paulo, só o sphagnum + areia podem dar bons frutos com as sementes! Só tirar o carvão, Rodrigo : joia :


"A natureza não é cruel, apenas implacavelmente indiferente." (Richard Dawkins)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem