Roridula gorgonias: Uma estranha Protocarnívora

Assuntos sobre plantas raras e/ou incomuns no Brasil. Heliamphora, Darlingtonia, Cephalotus, Genlisea, Catopsis, Aldrovanda, Stylidium, Ibicella Lutea, Triphyophyllum, Brocchinia, etc.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Roridula gorgonias: Uma estranha Protocarnívora

Mensagem por rdrgobra »

Estava dando uma "zapeada" no fórum e achei um tópico do forista Cristiano E. Marques, sobre uma planta chamada Roridula gorgonias. Como o mesmo se ateve a sua experiência de cultivo desta planta, não entrando em detalhes sobre sua origem ou maneira como captura suas presas, resolvi expor aqui neste tópico tudo o que descobri desta protocarnívora.

Em primeiro lugar esta planta é endêmica da África do Sul e vive em solos arenosos/rochosos com deficiência de nutrientes. Veja na lustração abaixo a localização desta planta:

[img]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... on.svg.png[/img]

Agora prestem atenção neste video:

[youtube][/youtube]

Notem que existe um inseto que anda livremente sobre esta planta, no meio de um grande número de outros mortos. Este inseto é chamado de Pameridea roridulae e é ele o responsável por sintetizar os nutrientes de que a Roridula precisa. Mas como assim sintetizar os nutrientes? Eu explico, qualquer outro inseto (mosca, formiga, mariposa etc) que ficar preso nas folhas gosmentas da Roridula, será morto pelo Pameridea que, depois de digeri-lo irá defecar no solo acabando por fertilizá-lo nutrindo desta forma a planta.

O Pameridea possui asas curtas para seu tamanho e, por conta disso não consegue ir a longas distâncias para caçar. Resumindo, a planta fornece o alimento fácil para o inseto e em troca essa a nutre com suas fezes. A essa " relação" damos o nome de Simbiose. Abaixo seguem algumas fotos desta Protocarnívora e de seu inseto simbionte:

Foto 1 - Roridula gorgonias

[img]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... gonias.jpg[/img]

Foto 2 - Pameridea roridulae

[img]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... ilEdit.jpg[/img]

Obs.: Além da Roridula gorgonias, existe a Roridula dentata que também possui seu próprio inseto simbionte. Seu nome: Pameridea marlottii.

Espero que tenham gostado e até o próximo post.

Abs,

Rodrigo F. Costa

Fontes:

Youtube

Wikipedia


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

Olha Rodrigo, não posso afirmar, com absoluta certeza, mas, se não me engano, as plantas do gênero Roridula não são mais consideradas carnívoras, nesse caso proto-carnivoras. Segundo os estudos.
O que ocorre na roridula é um tipo de proto-cooperação.


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

g_Ribeiro escreveu:Olha Rodrigo, não posso afirmar, com absoluta certeza, mas, se não me engano, as plantas do gênero Roridula não são mais consideradas carnívoras, nesse caso proto-carnivoras. Segundo os estudos.
O que ocorre na roridula é um tipo de proto-cooperação.
Ué, se for assim algumas carnívoras [Heliamphoras e Bromélias (Brocchinia e Catopis) e a S. purpurea] que dependem de bactérias e larvas de mosquito para digerir duas presas, também deveriam fazer parte deste grupo de exclusão. Não pretendo neste tópico discutir o nível de carnivoria de cada espécie e sim as características de determinadas plantas que os amantes deste hobby costumam cultivar. Em todo caso sua informação é bem vinda e agradeço pelo post Gabriel.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

rdrgobra escreveu:Ué, se for assim algumas carnívoras [Heliamphoras e Bromélias (Brocchinia e Catopis) e a S. purpurea] que dependem de bactérias e larvas de mosquito para digerir duas presas, também deveriam fazer parte deste grupo de exclusão. Não pretendo neste tópico discutir o nível de carnivoria de cada espécie e sim as características de determinadas plantas que os amantes deste hobby costumam cultivar.
Bom, a característica principal para as plantas carnívoras serem consideradas carnívoras, é a produção de enzimas digestivas. Se não me engano, as plantas do gênero Heliamphora, Brocchinia, Catopsis, Darlingtônia, Stylidium [...] e a Sarracenia purpúrea, não dispõem dessa característica, mas muitos às colocam como carnívoras.
As Roridulas, tem um sistema de "alimentação" diferenciado, pois o inseto digere* as presas, e a planta fica com a função de prende-lo. E o processo, creio que você já conheça.
De qualquer maneira, valeu o poste Rodrigo!
Abs, Gabriel.


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Olha, acho que não tem o porque de colocar Heliamphora, Darlingtonia e Sarracenia purpurea no meio disso tudo.
Não produzem enzimas, certo. Mas possuem outras adaptações que as dão a competência de serem tidas como CARNÍVORAS VERDADEIRAS. Todas essas citadas acima, de uma forma ou outra mesmo com a ausência das tais enzimas, conseguem absorver de forma direta os nutrientes das suas vitimas e suas adaptações não deixam duvidas nenhumas de que são carnívoras [ exceto stylidium, que pra mim tem adaptações mais voltadas para a defesa ]. Roridula não consegue absorver, sendo assim o meio de conseguir nutrientes como o de outra planta qualquer: o enriquecimento do solo, que no caso são as fezes do inseto que adubam e dão nutrientes suficientes para que a planta se desenvolva.


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
g_Ribeiro
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 599
Registrado em: 28 Ago 2011, 21:55
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por g_Ribeiro »

WFERnando escreveu: Roridula não consegue absorver, sendo assim o meio de conseguir nutrientes como o de outra planta qualquer: o enriquecimento do solo, que no caso são as fezes do inseto que adubam e dão nutrientes suficientes para que a planta se desenvolva.
Exatamente Fernando!
Isso que eu quis dizer, a roridula tem uma "alimentação" comum, já que os nutrientes não são absorvidos pela planta, através da captura de insetos por ela própria, e sem pelo adubo, no caso as fezes do inseto. Inclusive, aprendi isso com você, asusahuashu, via facebook.


Junto com o esforço e a dedicação, vem a experiência. Ninguém ganha experiência, sem esforço.
Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/galeria-gabriel-ribeiro-att-30-05-t2403.html]Galeria[/url]
Avatar do usuário
marquinhoshgs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 257
Registrado em: 01 Jun 2012, 22:32
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 23 vezes

Mensagem por marquinhoshgs »

Muito linda essa Roridula!! =D tem uma planta aqui perto de casa que se parece muuuito com uma Carnivora, depois posto a foto!! rsrs, ela cresce no troco de uma árvore... e tem um cheirinho não muito agradável. :lol:


Aquiles Gernaldo
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 106
Registrado em: 15 Mai 2012, 19:36
Localização: Tenente Ananias - RN
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Aquiles Gernaldo »

O interessante é que a Pameridea roridulae não fica presa também :D


"Meus amigos, nunca digam que há plantas más ou homens maus. O que há são maus cultivadores."
raphapricci
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 491
Registrado em: 08 Jan 2012, 23:43
Localização: Campinas - SP
Agradecimentos: 2 vezes
Contato:

Mensagem por raphapricci »

Muito interessante a relação dessa planta com o inseto...
Adoro esse tipo de coisa...heheheh

Sds


Raphael Pedro Ricci
Galeria de Fotos
[url=http://www.carnivoras.com.br/raphael-growlist-wishlist-t2181.html]Growlist/Wishlist[/url]

[hr]"Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam."
(A Hora da Estrela) Lispector, C.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Hehehe, sabia que este tópico ia dar o que falar, pois o debate reflexivo e algo extremamente construtivo e quando possível deve ser incentivado. Obrigado pelos posts e boa sorte pessoal.


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem