Retomando ao cultivo de plantas carnivoras

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
kio92
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 364
Registrado em: 05 Set 2011, 10:15
Localização: Espirito Santo (Cachoeiro de Itapemirim)

Retomando ao cultivo de plantas carnivoras

Mensagem por kio92 »

Oi gente boa noite ;
Nos ultimos tempos tenho cultivado muito mais orquideas do que plantas carnivoras e hoje me deu um aperto no coração pq minha dionaea tava feia por causa da dormencia (dia 21 começa o inverno =S)e resolvi começar a cultivar de novo.Ao mesmo tempo que cultivarei as orquideas tbm terei pc´s :) ´´revoltei kk ´´
Para começar uma lista do que pretendo comprar para recomeçar:
2 mudas de D.muscipula ( cerca de 5,50R$)= 11 reais
Mas pro lado do meu niver eu ia ganhar uma viagem ao orquidario mais ai eu pensei vou ir lá vou ver e não vou levar nda pra casa ( não tenho carro só de buzão) então pensei em trocar a visita por isso:
N.alata=47,90R$ (meio salgadinha kk´).mas ta bom já tenho algumas orquideas vou ganhar outra de aniversario tudo no esquema!! :D :D
So uma dúvida:parece que tinha visto uma planta carnivora uma DM plantada somente em cascalho natural* com água até a superficie a planta me parecia bem essa ideia e viavel ?
Abraçs :P


A natureza e um bem precioso em que nada se perde só se cria.Nada morre tudo renasce.
Kio92
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Prazer em conhecê-lo kio92, fico feliz que esteja de volta depois de um longo hiato. Aonde você viu essa PC em cascalho natural? Confesso que apesar da curiosidade, pelo que li a respeito essas plantas só crescem em cascalho no seu habitat natural, mas isso é apenas um palpite. Se possível poste uma foto desta Dionaea.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
arquimedes
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1153
Registrado em: 13 Jan 2011, 23:27
Localização: sao paulo,rio claro
Agradeceu: 7 vezes
Agradecimentos: 18 vezes
Contato:

Mensagem por arquimedes »

Bem vindo de volta Kio!Uma N.alata por 47...voce poderia comprar varias neps com este valor..


Prefiro carregar o peso de uma mochila nas costas do que o da consciência de não ter conhecido o mundo

[url=http://www.carnivoras.com.br/arquimedes-growlist-atualizacao-30-10-12-t2057.html]Minha Growlist[/url]
matheusgeraldo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 46
Registrado em: 16 Mai 2012, 21:35
Localização: mogi mirim

Mensagem por matheusgeraldo »

uhauhuhauha as nep. aqui na minha cidade custao 15 a 30 reais no maximo, e eu acho todas as que eu quero :D
em sao paulo deve ser tudo caro mesmo : bad :


Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Depende viu... geralmente a alata e algumas outras que aparecem são no máximo vinte reais..
O que ferra é o frete, bastante caro..


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
MarcosM
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 415
Registrado em: 13 Fev 2011, 20:54
Localização: Fortaleza - CE
Agradeceu: 18 vezes
Agradecimentos: 24 vezes
Contato:

Mensagem por MarcosM »

O que ferra realmente er o frete, pra ca custa so 60 reais :) --'


Abraços,

Marcos Matheus.
kio92
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 364
Registrado em: 05 Set 2011, 10:15
Localização: Espirito Santo (Cachoeiro de Itapemirim)

Mensagem por kio92 »

achei agora uma que já ate decidi que vou comprar;
3 mudas de nepenthes 20r$ vou ter mais plantas por menos preço :))


A natureza e um bem precioso em que nada se perde só se cria.Nada morre tudo renasce.
Kio92
kio92
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 364
Registrado em: 05 Set 2011, 10:15
Localização: Espirito Santo (Cachoeiro de Itapemirim)

Mensagem por kio92 »

Gente me tira uma dúvida as maiorias das plantas carnivoras gostam de substrato encharcado básicamente empapado. As nepenthes seguem o mesmo esquema?Ou só precisam de substrato úmido?


A natureza e um bem precioso em que nada se perde só se cria.Nada morre tudo renasce.
Kio92
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olá kio92, vi alguns aqui do fórum usando a técnica do pratinho embaixo do vaso, porém pelo que já li a respeito isso pode ser arriscado, visto que as raízes de algumas Neps apodrecem quando o substrato está encharcado. Resumindo, regue a planta pela manhã e no final da tarde. Borrife água em suas folhas de forma que a umidade em torno do vaso esteja sempre alta. Agindo dessa maneira a planta irá se desenvolver bem.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Nildo Rodrigues
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 385
Registrado em: 10 Fev 2011, 23:34
Localização: Barra do Bugres, MT

Mensagem por Nildo Rodrigues »

kio92 escreveu:Gente me tira uma dúvida as maiorias das plantas carnivoras gostam de substrato encharcado básicamente empapado. As nepenthes seguem o mesmo esquema?Ou só precisam de substrato úmido?
Nepenthes: n-alba-x-rafflesiana-var-nivea-t2311.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Também existe o substrato
sphagnum + areia;
Sphagnum + fibra de coco;
Sphagnum + carvão (opcional, pode ser substituido po isopor em pequenos flocos) + fibra de coco ;
Sphagum puro.
Existe mais, mas isso vai por cultivador e necessidades do clima e/ou preferência.

Lembre-se Não empapar o substrato, sempre buscando um substrato aerado.

Sobre a Dionaea muscipula que você viu em areia, acho que por baixo tinha sphagnum e a areia era apenas para completar o vaso.
Cultivo: da uma olhada aqui, certamente cessará suas dúvidas.
dionaea-muscipula-t206.html" onclick="window.open(this.href);return false;


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem