Resumo sobre o que são e como funciona as PCs

Fórum abrangente sobre Notícias e Pesquisas não apenas sobre plantas carnívoras.
Responder
rafaell_allmeida
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 25 Nov 2017, 15:49
Localização: Arapiraca - AL
Agradecimentos: 7 vezes

Resumo sobre o que são e como funciona as PCs

Mensagem por rafaell_allmeida »

Galera, tava procurando no fórum mas não encontrei informações desse tipo, então decidi fazer um breve resumo sobre as plantas carnívoras. Espero que ajude a vocês. Abraço!

OBS.: Se tiver algo errado, me corrijam!

Plantas carnívoras

São plantas que possuem folhas modificadas capazes de atrair, capturar e digerir suas presas, a fim de utilizar os nutrientes presentes em suas presas, visto que as mesmas abitam geralmente solos pobres, ácidos e encharcados.

As plantas carnívoras, que alguns autores chamam de plantas insetívoras, são chamadas assim justamente pelo fato das mesmas capturarem e digerirem suas presas, o nome carnívora vem basicamente de seu comportamento, que como é dito popularmente, ela come suas presas. Por esse motivo são ditas carnívoras, sendo que geralmente as mesmas se alimentam basicamente de insetos.

As mesmas apresentam essas adaptações de capturarem suas presas para se alimentar delas devido ao fato de as mesmas viverem em situações inóspitas, onde não há presença de nutrientes e geralmente em solos ácidos, daí sai a necessidade de capturar alimento, para suprir suas necessidades de nutrientes, nos solos que a mesmas vivem não tem basicamente quase nenhum nutriente, por isso capturam suas pressas e as digerem através de enzimas digestivas. Outra característica é que as mesmas normalmente vivem em ambientes bastantes ensolarados, onde é fácil a realização da fotossíntese, pois mesmo que elas não capturem suas presas ainda assim produzem energia na fotossíntese. As plantas carnívoras são predominantes na faixa tropical do planeta, a maior biodiversidade delas ocorrem no Sudeste Asiático, Américas e Austrália, e o menor número de espécie ocorrem na Europa e África.

As plantas carnívoras funcionam basicamente assim: Maioria delas produzem alguma substância que atrai suas presas, com isso as mesmas irão ir até as armadilhas, algumas plantas possuem "boquinhas" em suas folas, que é o caso das Dioneias, outras possuem "pêlos" (tricomas) que são compostos por um néctar grudento em que os incertos ficam presos ao tocarem os mesmos, que é o caso das Dioneias, por exemplo, e outras ainda possuem armadilhas como "copinhos" onde estes são preenchidos por líquidos que ao cai dentro os incertos não conseguiram sair mais. De forma geral as plantas carnívoras atraem suas presas, as mesmas são capturadas pelas armadilhas, que diferem de acordo com a planta, e depois digerem suas presas, para utilizar os nutrientes presentes nos mesmos. Com isso, podemos dizer que plantas carnívoras são todas aquelas que têm a capacidade de atrair, capturar e digerir suas presas através de seus mecanismos adaptativos.

Atualmente, tem-se conhecimento de varias espécies de plantas carnívoras, sendo mais conhecidas as Dioneias, Droseras, Nepenthes, Pinguiculas, Sarracênias e Utriculárias.

Devido a sua incrível fisiologia, essas plantas chamam muito a atenção das pessoas, onde elas ficam impressionadas com o funcionamento das mesmas e querem ter uma dessas em casa, sendo que de início, a que mais chama atenção dos novatos são as dioneias, justamente pelas características de suas armadilhas, onde as mesmas parecem realmente ter bocas onde irão comer os insetos, por isso é a mais que chama atenção dos novatos, mas quase todos os tipos de plantas são cultivadas pelas pessoas em casa, sendo depois da Dioneia, as mais populares as Nepenthes e Sarracênias.

É importante lembrar que por mais que grande parte dessas plantas cultivadas em casa pelas pessoas sejam exóticas, não há tanto risco de as mesmas de alguma forma se proliferar e trazer prejuízos para o ecossistema local, visto que para que as mesmas se reproduzam e até consigam sobreviver, elas necessitam de áreas bastante "inóspitas" para isso, então não há de esse risco das mesmas se reproduzirem excessivamente e interferir no ecossistema local. Essas plantas são bem difíceis de serem cultivadas, pois é necessário apresentar a elas um local semelhante ao de origem delas.


Em casa de ferreiro, tanto bate até que fura!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem