Resultado da minha tentatida de germinação

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

Bom, acredito que existem cultivadores e "cultivadores" :lol:

Quebrar certos paradigmas pra mim é um prazer enorme, e quando se trata de desmentir falsas verdades é maior ainda :mrgreen:

Se queres colocar seu vaso de Droseras no sol faça isso, so não esqueça que quanto maior o tempo no sol, mais a temperatira do vaso e substrato vai subir, então para evitar esse possivel "super aquecimento" podem usar vasos maiores dentro de bandejas com bastante agua. Podem tambem utilizar material isolante termico como isopor para proteger o vaso dos raios solares.

Em fim, se voce usa vasinhos minusculos usados para plantar Droseras e coloca-lo no sol esteja certo que logo ele pode ficar super aquecido e isso pode levar a planta a morte.
Vasos maiores e com proteção contra os raios solares são mais seguros. 8-)

No topico que ja mencionaram aqui: viewtopic.php?f=27&t=1126" onclick="window.open(this.href);return false;
Eu mostro como a germinação e desenvolvimento dos seedlings de Droseras podem ser beneficiados pela exposição direta ao sol, comento que pegam sol a tarde inteira, (não o dia inteiro) a tarde inicia ao meio dia com sol intenso e termina aqui as 6 da tarde.

Os iniciantes são inseguros, precisam saber as proporçoes, quantidades, o tempo pra isso e para aquilo, precisam saber até se estão se esquecendo de alguma coisa.
Em fim, ninguem aprende a fazer bolos sem primeiro aprender algumas receitas de bolos :magico2:

T+


viniciusdm
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 133
Registrado em: 07 Fev 2011, 20:36
Localização: Teresina - PI

Mensagem por viniciusdm »

É como o Daniel falou, plantar carnívoras é igual fazer bolos. Tem aquilo que se aplica a todos os bolos, tem outras coisas que você vai aprendendo com a pratica.
Nas carnívoras é do mesmo jeito, o solo ácido, o sol e a umidade são necessários a todas as espécies, assim como fazer um bolo de chocolate precisa de chocolate fermento... Mas o tempo de exposição ao sol, o a composição do solo entre outros, é a pratica que faz agente saber como fazer, do mesmo jeito é um bolo, em que saber o ponto da massa a temperatura do forno, é a pratica que nos ensina


Planto essas comedoras de moscas por causa do desafio, porque um dia esses cuidados valerão a pena, porque se eu plantasse um pé de feijão ele não daria a mesma emoção.
Graco
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 17 Fev 2011, 20:31
Localização: Natal
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Graco »

Concordo com vocês quanto ao termo "receita de bolo" sendo encarado dessa forma, ou seja, algo que tem passos a serem sempre seguidos mas detalhes a ser aperfeiçoados.

É que em ciência costumamos usar essa expressão para descrever algo regrado, rígido, inflexível e imutável, diferente do cultivo de PCs.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=1391]Minha Growlist e Wishlist[/url]
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=11&t=855]Galeria[/url]

Biólogo
Entomologista
Daniel Souza
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 887
Registrado em: 01 Jun 2010, 17:08
Localização: manaus - Am
Agradecimentos: 11 vezes

Mensagem por Daniel Souza »

É, inflexibilidade no cultivo "desse ou daquele" genero de plantas é o cumulo do conformismo.

O lance é mostrar para os iniciantes os principios basicos de cultivo, estabelecido isso cada um ja tem condiçoes de "caminhar com suas propria pernas" e seguir para suas formas peculiares de cultivo :)

Claro que vez ou outra um colega descobre uma forma peculiar de obter exito em algum campo que até entao é carente de tecnica no cultivo e ao expor aos colegas passa a servir de referencia até que se encontre "uma solução 2.0" sobre a mesma questão.

Conformismo não esta com nada mesmo.

T+


Avatar do usuário
Igor_souz4
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 738
Registrado em: 20 Fev 2011, 15:20
Localização: Boa Esperança- ES
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Igor_souz4 »

Pessoal, já que falamos de algas, como controlá-las? Aumentar a luz do sol adianta? :?


Esta mensagem irá se auto-destruir em 5, 4, 3...
Graco
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 17 Fev 2011, 20:31
Localização: Natal
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Graco »

Eu, na hora de preparar o substrato, uso um produto fungicida que tb mata algas e previne sua formação. Uso o Dithane mas existem outras marcas também. Funciona muito bem e dependendo da dose que eu ponho (não gosto de exagerar) evita que elas apareçam por meses.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=1391]Minha Growlist e Wishlist[/url]
[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=11&t=855]Galeria[/url]

Biólogo
Entomologista
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem