Resposta do vendedor sobre a dormência da PC

Para assuntos gerais que não se encaixam nos outros fóruns. Como histórias de como conseguiu um espéceme, sementes, encontros de membros, etc..
Responder
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

A planta chegou hoje mas não tinha ninguém em casa para receber, mais um dia de estresse para ela, amanhã deve chegar cedo quando estou em casa então vou postar fotos.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Paulo escreveu:Discordo totalmente do tal hobbysta profissional :?: . Claro que existem modificações feitas por humanos em que uma planta foi dominada, exemplo é o milho. Mas quanto tempo isso deve ter demorado.

Se tivéssemos conseguido as primeiras plantas há muito tempo e não houvesse entrado novas plantas nesse período, talvez elas já estivessem parcialmente domadas e climatizadas.
Mas veja, com a abertura dos portos toda hora chegam novas sementes e plantas vindas do hemisfério norte e aí nunca conseguiremos doma-las.

É como eu disse, o Brasil não tem oliveiras por causa da falta de frio.
Rapaz, da uma olha na MP que te enviei que aí tu entenderá o que disse. Agora, quanto as oliveiras há um projeto de aclimatação/melhoramento genético sendo desenvolvido pela Embrapa que visa possibilitar o cultivo desta árvore nas terras brasileiras, em regiões montanhosas (MG) e no Sul do Brasil ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

Eu li sua mp e depois vou te responder.
Agora quanto a isso aqui.
Agora, quanto as oliveiras há um projeto de aclimatação/melhoramento genético sendo desenvolvido pela Embrapa que visa possibilitar o cultivo desta árvore nas terras brasileiras, em regiões montanhosas (MG) e no Sul do Brasil
É um projeto tão antigo que somente agora vão começar a fazer os primeiros testes a nível comercial e isso com muita tecnologia. Praticamente desde o final do século 18 tenta-se cultivar oliveira no Brasil.

Mas voltando é como eu disse anteriormente, se não fosse o ingresso de novas sementes e novas plantas até que já poderiam ter sido domadas.
Agora veja só, além de um inverno mais rigoroso e bem definido que o nosso tem que levar em conta que também é invertido.

De qualquer forma pela pouca experiencia que tenho, penso que qualquer experimento seja valido e precisa ser divulgado.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

Fotos da recém chegada!
Imagem

Imagem

Imagem


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

tá bonita, : joia :
penso q pouco a pouco com o sol, ficará mais. abç


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bacana! Parabéns!

Pelas imagens, está bem saudável. Forneça bastante insolação e umidade. : joia :

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

A planta esta bonita, penso eu que a dormência por este ano pode ser deixada de lado. Preocupe-se com isso no ano que vem e curta o desenvolvimento de sua PC ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
flp010
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 239
Registrado em: 24 Nov 2014, 16:59
Localização: Franca SP
Agradeceu: 52 vezes
Agradecimentos: 60 vezes

Mensagem por flp010 »

É exatamente o que eu pensei. Será que posso deixar a haste floral da pcs que estão em dormência, vou tirar amanha :D


Avatar do usuário
Father_Time
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 224
Registrado em: 05 Jun 2011, 14:56
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 17 vezes
Contato:

Mensagem por Father_Time »

Paulo escreveu:Rodrigo,

Discordo totalmente do tal hobbysta profissional :?: . Claro que existem modificações feitas por humanos em que uma planta foi dominada, exemplo é o milho. Mas quanto tempo isso deve ter demorado.

Se tivéssemos conseguido as primeiras plantas há muito tempo e não houvesse entrado novas plantas nesse período, talvez elas já estivessem parcialmente domadas e climatizadas.
Mas veja, com a abertura dos portos toda hora chegam novas sementes e plantas vindas do hemisfério norte e aí nunca conseguiremos doma-las.

É como eu disse, o Brasil não tem oliveiras por causa da falta de frio.

Paulo
Fala Paulão! E aí pessoal, tudo em paz?! Só apareço aqui para responder, né? Realmente estou num débito grande com a comunidade! :oops:

De fato, o tal vendedor e hobbysta profissional sou eu, o Gino do plantascarnivoras.com.br! =) ;)

A propósito, temos realizado diversas exposições e trabalhos com a comunidade por aqui! Convido vocês a acompanharem as fotos dos últimos eventos! Estão muito legais!

Essa questão de dormência sempre incomoda um pouco, né? Mas como vendedor e, acima de tudo, com o compromisso que tenho com os exemplares que cultivo, realmente tenho a obrigação de passar minha experiência para o cliente e minhas recomendações também.

Não tenho experiência com oliveiras, embora tenha parentes no Sul que as cultivem e, quem sabe um dia, tenhamos condições de arriscar algumas experiências no centro-oeste. No caso destas e de outras plantas, não estamos falando de dormência, mas sim, de condições ideais de cultivo e, neste caso, de fato, o frio não é apenas um fator sazonal. Da mesma forma, não seria oportuno lançar um pinguim numa panela de pressão e dizer que a natureza fará o seu trabalho. É certo que o animal terá problemas e, tanto um quanto o outro (oliveira e pinguim) precisam de temperaturas corretas para viver.

Com relação às Dionaeas, especificamente, a planta mais antiga que tenho está comigo há 6 anos (ou algo bem próximo disso) e nunca viu uma geladeira em sua vida. O mesmo ocorre com tantas outras, de tantos outros locais que já vendi. Tenho criadores em Belém do Pará, que compraram do site, e outros em locais ainda mais quentes. Essas plantas ainda não passaram por dormência induzida e estão muito bem mesmo! Conversei com cultivadores de outros países, produtores e mesmo colegas da Embrapa. Fiz um benchmarking com eles há alguns meses, não sobre PCs, mas, enfim, tive oportunidade de abordar o tema. A dormência aqui ocorre em várias estações do ano, como já relatei em alguns posts semelhantes a esse. Há uma Dionaea low Giant que tenho há anos e que só entra em dormência em Dezembro/Janeiro, quando a média em Brasília está acima dos 28°. Enfim, considerando a experiência que tenho, sinto-me seguro para dizer que, de fato, a geladeira é dispensável sim. Caso algum amigo queira conferir pessoalmente, longe dos livros, meu viveiro está de portas abertas quando quiserem e será um imenso prazer recebê-los aqui, com direito a churrasco e cerveja artesanal (para os maiores de 18). 8-)

Longe de mim querer ser o portador da "verdade", nada disso. Apenas realmente sinto-me na responsabilidade de compartilhar as informações que tenho dos exemplares que comercializo e produzo e também da experiência que adquiri ao longo de tantos anos comercializando e propagando estas plantas. Sempre com respeito às opiniões divergentes e sem qualquer tipo de arrogância, é uma grande satisfação ajudar, sempre. : joia :

Abraços! : joia : ;)


"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Johann Goeth)
Acesse minha Galeria [url=http://plantas.carnivoras.com.br/galeria-father-time-t1596.html?hilit=Father]aqui![/url]

Acesse minha Growlist e Wishlist [url=http://plantas.carnivoras.com.br/father-time-growlist-t1733.html?hilit=Father]aqui![/url]
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Gino,

Meu irmão, realmente você está em falta com o fórum, pois seria ótimo contar com seus conhecimentos.

Esse lance da dormência no frio já deu muito o que falar por aqui e sempre é indicado colocar as plantas na geladeira, tem tópico e mais tópico sobre isso por aqui. E aí aparece uma informação nova dizendo que o frio é desnecessário, para mim foi uma tremenda surpresa, principalmente quando não foi informado de onde provinha tal informação.

Então agora eu fico na duvida se certas pc´s, como a que descreveu que entra em dormência no verão, estão na mesma categoria de algumas plantas frutíferas que conheço. O caqui que dá frutos no inverno e perde as folhas na primavera/verão, a tangerina e laranja para fazer doce que não perdem as folhas, mas dão frutos no inverno. Esses são alguns exemplos de plantas do hemisfério norte que não estão nem aí para a necessidade do frio, mas mantém as características genéticas das estações do ano originais.

Mas a dormência não o único paradigma a ser quebrado, temos alguns exemplos, o Marciel que está cultivando nepenthes em água, a composição de substratos, a necessidade de estratificação, etc.

O importante em todos esses tabus é que quando alguém apareça com uma novidade seja mencionado a fonte.

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem