Reprodução Assexuada em Dionaeas

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Matheus-Alterado
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1027
Registrado em: 19 Jun 2011, 21:20
Localização: São Paulo-SP
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por Matheus-Alterado »

FelipeAlv escreveu:Show de bola o tutorial. Muito bem explicado. Qual substrato você usa em suas dionaeas?
Bom, já fiz alguns testes aqui, e quase todos foram muito bem sucedidos...
Tenho dionaeas nestes substratos:
Sphagnum puro;
Sphagnum + Areia de quartzo (3:1);
Sphagnum + Vermiculita (4:1);
Sphagnum + Areia de quartzo + Vermiculita (3:1:1);
Sphagnum + fibra de coco (4:1), esse foi o único que deu problema... A dionaea ficou feia, sem cor, com armadilhas pequenas e deformadas...

Bom, destes, eu acho que o mais sucedido foi o segundo, as plantas estão muito bonitas e com uma cor incrível... :)
Mas para plantas jovens e para germinação o musgo puro foi muito bem sucedido, inclusive as plantas cresceram mais rápido...
Bom, mas cada caso e um caso, e como você deve ter percebido, eu não suporto o uso de "fibras" em minhas plantas, pois as mesmas apodrecem mais rápido, tem um cheiro horrível e faz mal para a grande maioria das PC's... Bom, eu não recomendo...
Qualquer duvida pode postar aqui!

Ps: Pessoal, estou muito empolgado com as Dionaeas, pois realmente no meu cultivo elas tem se mostrado lindas, inclusive uma delas esta com armadilhas de 4.2cm :shock: , pena que são poucas as variedades em cultivo brasileiro... Se alguém souber sobre alguem com variedades nao comuns a venda, por favor me avise ;)


Minha [url=http://www.carnivoras.com.br/growlist-wishlist-mathfunke-t1885.html]Growlist/Wishlist[/url]
Funke é meu sobrenome, não gosto de funk e derivados.
Avatar do usuário
MarcioGRocha
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 104
Registrado em: 31 Out 2012, 15:12
Localização: Maceió - Alagoas
Agradeceu: 42 vezes
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por MarcioGRocha »

Nâo consigo ver as fotos, te outro passo a passo? Tem um amigo que ta com muita dúvida, mas ele precisa de fotos para facilitar o processo de divisão de rizoma, mas eu não tenho como fazer as fotos. Alguém tem fotos do processo?


"Quem insiste em julgar os outros, sempre tem algo para esconder."
(Renato Russo)
Avatar do usuário
smart2
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1906
Registrado em: 19 Jul 2015, 15:38
Localização: Ouro Preto do Oeste - RO
Agradeceu: 613 vezes
Agradecimentos: 757 vezes

Mensagem por smart2 »

post muito antigo amigo, ultima msg foi em 23-Jan-2012, acredito que o autor do post não esteja mais ativo.

so observando que ele relata que teve problemas com a fibra de coco, sou defensor da mesma e posso praticamente garantir que as Dionaeas amam esse substrato tb, o que e praticamente certo e que ele não fez o devido tratamento de remoção de Tanino da fibra, transformando ela quase em veneno para qualquer PC, do contrario tenho varias especie em fibra pura feita em casa mesmo dos coco do quintal e elas estão lindas, irei atualizar o topico muito provavelmente hoje mesmo com todas as imagens.


Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem