Red Dragon - Haste Floral

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Red Dragon - Haste Floral

Mensagem por b.alecio »

Iai gente!

Preciso de ajuda para decidir o que fazer...

Eu tenho um Red Dragon que acabou de sair da dormencia...

Junto com os novos brotos de armadilha, me apareceu um broto de haste floral...
Eis a questão. Deixo ou nao?

Li muito que isto enfraquece a planta, e como ela acaba de sair da dormencia me preocupa muito. Pois é minha predileta!!

Eu adoraria colher as sementes para ter novas mudas de Red Dragon, mas tenho medo de perde-la.

O que me dizem?


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Bom, supondo que ela saiu da dormência e gerou uma haste, creio que ela esteja com energia para realizar a floração.
Agora se ela não tivesse passado por dormência e lançasse a haste, seria sim necessário cortar.
É desgastante para a planta, mas eu deixaria ela realizar o ciclo dela sim...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Legal Bruno!

Deixe a haste crescer e aprecie a beleza das flores. Terá de aprender a fazer a polinização para colher muitas sementes.

A planta não vai morrer ela acabou de acordar. Está na hora dela crescer e propagar. : joia :

Abç


Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Mensagem por b.alecio »

Eu fico confortado em saber disso.

Eu peguei esta planta do Ono, e uma semana depois saiu a haste floral...

Hoje conversei com ele pois pedi um pouco de musgo e comentei com ele da haste. Ele disse que o risco é grande dela morrer...

Eu vou arriscar. Mas se por acaso eu decida cortar, devo cortar na base da haste floral?


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Avatar do usuário
WFERnando
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1757
Registrado em: 13 Dez 2011, 19:34
Localização: Barueri - SP
Agradeceu: 25 vezes
Agradecimentos: 94 vezes

Mensagem por WFERnando »

Sim, na base... rs
Mas sei lá Bruno, se ela saiu da dormência e lançou a haste, é porque ela tem energia para tal floração...


E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
kio92
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 364
Registrado em: 05 Set 2011, 10:15
Localização: Espirito Santo (Cachoeiro de Itapemirim)

Mensagem por kio92 »

Tudo depende de seus objetivos. Se você quiser ter uma planta mais bonita com armadilhas maiores e que de muitas mudas corte . Mais se você preferir ter várias plantinhas deixa ela lá e terás tal alcançado seu objetivo !!!


A natureza e um bem precioso em que nada se perde só se cria.Nada morre tudo renasce.
Kio92
Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Mensagem por b.alecio »

Na verdade eu nunca tive experiencia nenhuma com haste floral, polinização e colheita de sementes! Estou super empolgado com a ideia. Mas ao mesmo tempo tenho muito medo de perder minha plantinha predileta! hahaha

[img]http://img571.imageshack.us/img571/5447 ... 064732.jpg[/img]

Tirei uma foto dela pra vcs verem... Como pode ver, ela esta bem 'feinha' pois saiu da dormência agorinha...

Notem a haste floral no meio (é mesmo uma haste floral, certo? hahaha)

Se após verem a foto, mudarem de ideia quanto deixar a haste florar, por favor, me avisem.

Aguardo seus comentários.


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Realmente a planta ainda está com "cara de sono", pois acabou de despertar da dormência. Se pretende propagar a planta deixe-a florir, caso contrário faça o que o Ono recomendou; passe a foice na haste. Corte-a bem rente a base e plante-a em outro vaso para tentar um haste-cutting.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
b.alecio
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 107
Registrado em: 08 Ago 2012, 14:13
Localização: São Paulo

Mensagem por b.alecio »

rdrgobra escreveu:
Realmente a planta ainda está com "cara de sono", pois acabou de despertar da dormência. Se pretende propagar a planta deixe-a florir, caso contrário faça o que o Ono recomendou; passe a foice na haste. Corte-a bem rente a base e plante-a em outro vaso para tentar um haste-cutting.
Rodrigo,
me fale mais sobre este haste-cutting. Devo cortar quando a haste ainda é pequena? deixo ela desenvolver um pouco mais?
E depois que cortar? como faço?


Uma joaninha aproxima-se inocentemente da planta. Dá umas rodeadas e pousa. A planta é um tanto peluda, e nos pêlos há gotas que parecem de orvalho, brilhando à luz do sol. As cores são bonitas e a joaninha acha lindos os pelos. Pobre joaninha...
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Deixe se desenvolver um pouco mais, aí use um estilete (esterilize a lâmina com álcool) e, como disse anteriormente, corte junto a base da planta (cuidado para não atingir o rizoma e comprometê-lo) e depois coloque esta haste em um vaso com musgo (devidamente esterilizado) misturado com areia de quartzo.

Deixe a haste em um local bem iluminado tomando o cuidado de, por enquanto, não deixá-la no Sol escaldante. Se tudo der certo, em 4 semanas começaram a se desenvolver micro armadilhas em torno da haste.

Creio que isto seja o bastante, se decidir dar um fim a está floração da Dionaea só tenho a lhe desejar boa sorte no seu haste-cutting.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem