Que substratos posso usar?

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Din
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 20 Out 2014, 18:51
Localização: Santa Catarina

Que substratos posso usar?

Mensagem por Din »

Não tenho xaxim nem sphagnum, na floricultura eles nem conhecem esse nome. O que posso usar pra ter uma plantinha dessa?

Pode ser só areia de construção ou misturo com fibra de coco?
Preciso de ajuda se não ela vai fica na terra não sei que fazer pois não tenho acesso aos 2 produtos
Editado pela última vez por Din em 21 Out 2014, 00:20, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
marquinhoshgs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 257
Registrado em: 01 Jun 2012, 22:32
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 23 vezes

Mensagem por marquinhoshgs »

Amigo. Tem gente que usa fibra de coco com areia de construção. Porém não é muito adequado. Aconselho você a tentar comprar pelo internet. Onde eu moro TB não tem nas floriculturas. Compro pela internet msm. : joia :


Din
Newbie
Newbie
Mensagens: 6
Registrado em: 20 Out 2014, 18:51
Localização: Santa Catarina

Mensagem por Din »

marquinhoshgs escreveu:Amigo. Tem gente que usa fibra de coco com areia de construção. Porém não é muito adequado. Aconselho você a tentar comprar pelo internet. Onde eu moro TB não tem nas floriculturas. Compro pela internet msm. : joia :
Mas ela vai conseguir se manter viva?
É melhor do que deixar na terra mesmo né?


Avatar do usuário
marquinhoshgs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 257
Registrado em: 01 Jun 2012, 22:32
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 23 vezes

Mensagem por marquinhoshgs »

Não sei te dizer como é o desenvolvimento das PCs em fibra de coco com areia, pois nunca utilizei. Mas, provavelmente, ela não se desenvolva bem e talvez acabe por morrer. :(


Avatar do usuário
Pelvs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 218
Registrado em: 03 Out 2014, 15:27
Localização: Maceió - AL
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 56 vezes

Mensagem por Pelvs »

Seria uma boa você transplanta-la na fibra de cocô com areia como medida emergencial, enquanto não providencia o sphagnum, quando comprar mudea para ele ;D


Avatar do usuário
marquinhoshgs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 257
Registrado em: 01 Jun 2012, 22:32
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 23 vezes

Mensagem por marquinhoshgs »

Amigo, só faça o que o colega disse acima se você for demorar a conseguir o sphagnum. Se você pretende adquirí-lo, deixe ele nesse substrato que está e transplante quando conseguir o sphagnum. Por que esse troca-troca estressa a plantinha e pode, Deus o livre, lesar as raízes. Abraços : joia :


junior987
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 41
Registrado em: 19 Set 2014, 21:31
Localização: São Paulo SP
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por junior987 »

Eu já consegui algum resultado com pó de côco em droseras. Consegui brotar byblis porém elas não se desenvolveram. A burmanii red e spatulata que estão nas minhas fotos foram brotadas com sphagnum puro e transplantadas para um misto de pó de coco e sphagnum.


junior987
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 41
Registrado em: 19 Set 2014, 21:31
Localização: São Paulo SP
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por junior987 »

Uma opção seria você tentar contato com o "marcos ono" pelo face. Vê se é possível ele te enviar. Não sei o valor pois a última vez que comprei com ele foi em 2011 e eu fui buscar.


Avatar do usuário
marquinhoshgs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 257
Registrado em: 01 Jun 2012, 22:32
Localização: Fortaleza-CE
Agradeceu: 13 vezes
Agradecimentos: 23 vezes

Mensagem por marquinhoshgs »

Mas lembrem que droseras preferem solos mais arenosos. O ideal seria uma mistura de sphagnum e areia numa proporção de pelo menos 1:1. Em outros substratos elas podem até germinar e crescerem. Mas creio que não se desenvolverá em sua plenitude :p


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Din escreveu:Não tenho xaxim nem sphagnum, na floricultura eles nem conhecem esse nome. O que posso usar pra ter uma plantinha dessa?
Din,

Não utilize o xaxim. pois o mesmo é protegido e a sua retirada é ilegal.

Não use fibra ou qualquer derivado de coco para compor o substrato de Droseraceaes em geral, incluindo aí as Dionaeas. Derivados de coco contém tanino

Mantenha sua planta no vaso/substrato que veio até que consiga o musgo sphagno.

Abç

ps pó, fibra, chips, etc, derivados do coco, para compor o substrato de Nepenthes, deve ser muito bem lavado para retirar todo o tanino contido. : joia :


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem