Quando sphagnum não fervido

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Quando sphagnum não fervido

Mensagem por Edson Poscai »

primeiramente, peço licença ao amigo Vitor Meireles, pois estou usando as fotos dele.

o ferver é opcional de cada um de nós, há quem o faz, há quem evita. respeito a todas as opiniões. : joia :

***

esta publicação para mostrar uma das possibilidades de resultados do sphagnum não fervido. eu costumo orientar o ferver, pelo menos por uns 3 minutos e muito das pragas e outros irão ser eliminados, qdo não, consideravelmente diminuídos a incidência.

[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 8105_n.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 6890_n.jpg[/thumbnail]


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
maurovalek
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 505
Registrado em: 12 Out 2012, 23:12
Localização: Maringá - Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 161 vezes

Mensagem por maurovalek »

Esse matinho é uma praga msm e tem muitas raízes , sempre que aparece um eu já retiro na hora


Avatar do usuário
Felipe Siebert
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 379
Registrado em: 25 Out 2017, 11:01
Localização: Sorriso MT
Agradeceu: 279 vezes
Agradecimentos: 98 vezes

Mensagem por Felipe Siebert »

Eu vi uma dica interessante aqui no fórum, não me recordo qual o tópico, pois leio vários todos os dias.. kkk Mas basicamente falava que quando fervemos o musgo, com o tempo ele se desfaz mais rápido, vai se decompondo e virando uma pasta, ficando compactado, porém se não o fervermos, corremos esse risco de infestação, então era recomendado somente jogar agua fervendo em cima do musgo, esperar uns minutos e lavá-lo novamente... Não sei se isso está correto, se é realmente isso que acontece, mas desta vez eu fiz assim... Eu troquei o substrato fazem 3 dias, antes, com musgo puro sem ferver, em um dia a agua já ficava suja e com cheiro bem ruim, agora estou usando o musgo dessa maneira e com areia de construção fervida por 20m, na proporção 2/3 musgo e 1/3 areia, até agora a agua está bem limpa, e acabou-se o cheiro ruim, porém notei a olho e “dedômetro” que o substrato fica mais compactado, devido ao peso da areia...


Paciência, Persistência e Resiliência.
:-) Pinguim :-)
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6329
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

a areia, procure sempre usar a grossa, qdo não a média. e mesmo assim após uns 6/9 meses notará compactação. isso praticamente já considero normal.

o ferver por 3 min, não acho prejudicar tanto assim, diminuir tanto a vida útil. afinal são 3 min não 30. importante, fazer sempre o que achar mais viável. : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
delagostini
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 740
Registrado em: 03 Ago 2016, 19:07
Localização: Ribeirão Preto
Agradeceu: 55 vezes
Agradecimentos: 360 vezes

Mensagem por delagostini »

Posso estar falando besteira mas acho que isso varia muito da procedência do musgo viu!

Segunda vez que comprei com um vendedor e que o musgo vem zerado de pragas. Fervo apenas para semear (e nas ultimas vezes não fervi nem esses). Os que fervi no começo do meu cultivo não gostei do resultado (talvez tenha fervido muito, sei lá) aí experimentei sem ferver e o resultado tá bom.

Por outro lado, tenho um vaso com um musgo que veio com a planta de outro cultivador... E preciso pelo menos 1x por mês tirar um tempo para fazer um limpa. Aparece muito mato.


Então creio que a origem do musgo seja realmente o maior diferencial nesse caso.
Caso alguém precise de musgo e queira fazer um teste com esse fornecedor q eu achei, me procura que passo o contato. Compro pelo mercado livre e o preço é bom.


Quer aumentar seu cultivo? Veja nosso banco de doação de sementes!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8131.html

Doe sementes e ajude a manter nosso banco!
https://www.carnivoras.com.br/banco-de-sementes-t8266.html
Avatar do usuário
vilourenco
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 110
Registrado em: 29 Jun 2017, 14:46
Localização: São Carlos-SP
Agradeceu: 49 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por vilourenco »

Notei um "matinho" destes em um dos meus vasos também, ainda não tirei... e também não fervi o musgo, próxima vez ferverei!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem