Propagação In Vitro - Postem Aqui

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Obrigado Rodrigo,

Sugiro que você tente sua experiência com as sementes próximo à primavera.
Coloque as seeds no GA3 por 24hrs e congele tudo por mais 24 horas, após isso é só semear e não expor as sementes a elevadas temperaturas nos primeiros dias.

Abraços


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
BRUNOLUCIO939
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 122
Registrado em: 14 Abr 2014, 18:13
Localização: Rio De Janeiro-Belford Roxo
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 10 vezes
Contato:

Mensagem por BRUNOLUCIO939 »

estava lendo este tópico que eu li quando era um visitante e re-li então veio a dúvida se o meio de cultura Murashige & Skoog é basicamente micro e macro nutrientes por que ele deve ser adicionado ao meio de cultura se a maioria das PC's costumam nascer em solos pobres em nutrientes,não seria melhor utilizar só o agar-agar?


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Legal, parabéns Carlos, Darlingtonias são show, quando conseguir aclimata-las fora do vidro, ai já vai estar pró no negocio :)


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Anatman
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Nov 2015, 08:50
Localização: São João del Rei - MG

Mensagem por Anatman »

Olá pessoal,

Minha dúvida é qual tipo de agar vocês utilizam. Eu tinha ótimos resultados com agar agar desses para receitas mesmo, encontrado em lojas de produtos naturais. Usava 20g/L e o meio ficava com textura de silicone, bem clarinho e não tinha cheiro de algas.

Mas ultimamente tenho comprado em vários locais diferentes e o produto não apresenta boa solidificação do meio; por mais que eu adicione agar agar (>80g/L), a textura é, no máximo, a de um mingau. Notei também que esse tipo de agar tem cheiro forte de algas quando preparado, e deixa o preparo escurecido. O resultado - pra mim - é muito inferior ao do agar agar de qualidade, o micélio de fungos nesse meio se mostra franzino, a superfície se desidrata e não consigo selecionar setores mais promissores.

Alguém já usou aqueles sachês de agar kanten (produtos japoneses), ou alguma marca de agar comestível de melhor qualidade?
Por hora não gostaria de investir em meio de cultura profissional...

Uma imagem com as diferenças... https://s30.postimg.org/n357jm1wx/bda.png

Abraços !


eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Mensagem por eduf »

alguém já conseguiu transferir plantas de in vitro para ex-vitro com sucesso?

vendo os sites gringos o cartão de crédito chega a tremer na mesa hahahaha


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Bom,

Já obtive sucesso na adaptação de plântulas de Nepenthes, mas as perdi por outro motivo. A maior dificuldade está em oferecer o ambiente asséptico no início da adaptação e no tempo que leva o processo.

Durante o procedimento qualquer ataque de fungos põe tudo a perder.

Vai comprar qual gênero de carnívora?


Abç


eduf
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 92
Registrado em: 18 Mar 2016, 23:36
Localização: Curitiba Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 34 vezes
Contato:

Mensagem por eduf »

MarcielS escreveu:Bom,

Já obtive sucesso na adaptação de plântulas de Nepenthes, mas as perdi por outro motivo. A maior dificuldade está em oferecer o ambiente asséptico no início da adaptação e no tempo que leva o processo.

Durante o procedimento qualquer ataque de fungos põe tudo a perder.

Vai comprar qual gênero de carnívora?


Abç
opa, estou pensando em basicamente pegar cephalotus e uma ou outra dionaea. Eu já tenho um terrário com boa iluminação artificial, o que me preocupa mesmo é se é simples remover todo o agar e conseguir contra-atacar em temp hábil em caso de fungos ou algas.


samucamaquina
Newbie
Newbie
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Fev 2018, 15:03

Mensagem por samucamaquina »

Boa tarde sou iniciante nesse tipo de cultivo estou tendo um problema, estou fazendo toda a mistura mais o agar agar não quer solidificar e não sei o que está acontecendo, comecei usando 13 g para 1 litro de agua, mais mesmo assim ficou liquido,aí me falaram para aumentar isso mais não sei se é por causa da quantidade já que com vcs dá certo com 6 a 7 g de agar,o que poderia ser?
Eu fiz tipo uma camara para colocar os potes protegida com papel aluminio para dar mais luminosidade quando a lampada estiver acesa, será que isso pode influenciar?


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

samucamaquina,
 ! Mensagem de: Edson Poscai
A apresentação pessoal aqui no Fórum será seu primeiro passo para participação. Caso algum membro não o tenha feito, solicitamos fazê-lo e dar uma lida nos tópicos indicados. Pedimos a sua compreensão, dê uma lida no tópico abaixo, são Regras para todos os membros. : joia :
boas-vindas-esse-topico-so-aparece-no-p ... t3973.html

***

está sendo a segunda vez que lhe peço a sua apresentação, conforme a solicitação já feita em:

como-eu-fasso-uma-dormencia-induzida-co ... t2532.html

***

pedimos a sua compreensão, todos fazemos aqui e é regra do grupo. caso venha a ter nova publicação sua antes de sua apresentação, agora duas vezes solicitado, será encaminhado a ADM do Fórum.


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem