Propagação In Vitro - Postem Aqui

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

anairda escreveu:obrigada pelas explicações mas acabei achando na net. tenho pesquisado bastante, sou muito curiosa e enquanto ñ me saciar ñ vou parar, a ñ ser que seja muito inviável. já guardei 3 potes de conserva pois são mais resistentes, pode parecer simples demais mas vi uma forma de esterilizar potes de vidros no forno, essa técnica é usada pra fazer compota talvez sirva, ta no youtube. os outros materiais já achei(acho que todos) no mercado livre. meu desafio é a precisão das quantidades. alguém nesse fórum tem que tentar fazer esse trem! rararara. tudo o que eu acho nas pesquisas que faço é basicamente o que você's já disseram, mas ñ explica como é feito sesse bendito gel. o resto é tentar pra ver. logo logo vou ter que por minha DM pra dormir e queria usar suas folhas na experiência.
Olá,
Provavelmente sua curiosidade vai te levar ao êxito mais rápido do que algumas pessoas, continue assim ;)
O gel é a forma final que o meio de cultura ganha. você mistura bem todos os ingredientes e aquece/esteriliza. Após isso ou durante o processo, você adiciona o gelificante que é um pó(geralmente esse pó so se dissolve em altas temperaturas mas existe gelificantes solúveis à temperatura ambiente mas são mais caros).
Quando o meio começa a esfriar...haverá mudança de estado para um formato de gel : joia :


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Carlos,


Aqui vai uma pergunta. Que tipo de agar usar?
Eu pesquisei no Ebay e achei vários, cada um com uma dosagem diferente para fazer um litro.


Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
anairda
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 127
Registrado em: 03 Mar 2013, 00:13
Localização: Duque de Caxias - RJ
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por anairda »

Carnivoras_Online escreveu:
anairda escreveu:obrigada pelas explicações mas acabei achando na net. tenho pesquisado bastante, sou muito curiosa e enquanto ñ me saciar ñ vou parar, a ñ ser que seja muito inviável. já guardei 3 potes de conserva pois são mais resistentes, pode parecer simples demais mas vi uma forma de esterilizar potes de vidros no forno, essa técnica é usada pra fazer compota talvez sirva, ta no youtube. os outros materiais já achei(acho que todos) no mercado livre. meu desafio é a precisão das quantidades. alguém nesse fórum tem que tentar fazer esse trem! rararara. tudo o que eu acho nas pesquisas que faço é basicamente o que você's já disseram, mas ñ explica como é feito sesse bendito gel. o resto é tentar pra ver. logo logo vou ter que por minha DM pra dormir e queria usar suas folhas na experiência.
Olá,
Provavelmente sua curiosidade vai te levar ao êxito mais rápido do que algumas pessoas, continue assim ;)
O gel é a forma final que o meio de cultura ganha. você mistura bem todos os ingredientes e aquece/esteriliza. Após isso ou durante o processo, você adiciona o gelificante que é um pó(geralmente esse pó so se dissolve em altas temperaturas mas existe gelificantes solúveis à temperatura ambiente mas são mais caros).
Quando o meio começa a esfriar...haverá mudança de estado para um formato de gel : joia :
então, eu acho que ñ. tem tanta gente bem mais experiente nesse fórum e ninguém tentou ou quem tentou ñ teve sucesso :cry:
ñ que eu ñ va tentar, mas é que agora também vai ficar mais difícil pq tive que por minha dionaea pra "dormir" rsrsr. enfim, foi adiado por um tempo.

me tire mais uma duvida, li que a planta precisa ser esterilizada. como isso é feito!!! :?


cuidado com oque você deseja, pois pode se tornar realidade!!!
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Paulo escreveu:Carlos,


Aqui vai uma pergunta. Que tipo de agar usar?
Eu pesquisei no Ebay e achei vários, cada um com uma dosagem diferente para fazer um litro.


Abraço,


Paulo
Oi Paulo,

Esse tema realmente deixa as pessoas confusas, o agente gelificante pode ter nomes diferentes sim...mas o que importa é se ele é recomendado para "plant tissue culture" e seguir o modo de usar indicado pelo fabricante.
No mercado existem produtos dos quais os nomes podem nos confundir mas devemos prestar atenção somente na "concentração"(g/cm² dela depende a quantidade em gramas que devemos misturar por litro) e se é solúvel em água quente ou fria. A maioria é solúvel somente em água quente, os de água fria são muito mais caros.

Resumo:
Antes de comprar pergunte se é usado em Tissue culture, depois pergunte a forma de uso. A regra é de 6g - 8g por litro, portanto, se você comprar um com baixa concentração deve observar e comparar os preços e ver o que vale mais à pena. Pelo preços você vai ver que 90% dos anúncios tratam-se se produtos solúveis em água quente.
anairda escreveu: me tire mais uma duvida, li que a planta precisa ser esterilizada. como isso é feito!!! :?
Você precisa garantir que o explante(tecido do qual você quer propagar) esteja 100% livre de contaminantes assim como o meio de cultura.

Essa é a parte que eu acho mais complexa...envolve tanto detalhe, ferramentas e produtos que é por isso que não terminei o meu artigo sobre isso ainda.

A próxima postagem vai ser sobre métodos de esterilização.

Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Carlos,


Já localizei diversos tipos de agar com as características que mencionou, o duro é a mensagem abaixo que aparece nos anúncios.
Does not ship to Brazil
Eu estava lendo suas postagens nesse tópico e até o momento achei complexo, mas viável.

Quero ver é na hora que vai descrever o ambiente limpo para manusear tudo. :afraid:

Abraço,

Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Aloysio
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1137
Registrado em: 08 Jan 2011, 22:50
Localização: Londrina - PR
Agradeceu: 188 vezes
Agradecimentos: 159 vezes

Mensagem por Aloysio »

Olá Paulo,
olha, quando fiz uma semeadura em ambiente estéril, usei agar-agar como geleificante do meio.
Aqui em Londrina encontrei em loja de artigos para culinária japonesa.
Talvez sirva pra você também.


Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Paulo escreveu:Já localizei diversos tipos de agar com as características que mencionou, o duro é a mensagem abaixo que aparece nos anúncios.
Does not ship to Brazil
Quero ver é na hora que vai descrever o ambiente limpo para manusear tudo. :afraid:

Abraço,

Paulo
Olá Paulo,
Infelizmente nem todo mundo envia produtos químicos para o Brasil, as regras são complicadas e ninguém quer problemas enviando um pó branco pelos correios.
Mesmo assim, no próprio ebay existem vendedores que enviam para o Brasil e cobram entre 5 - 15 dolares o frete. Só tem que ficar atento nas perguntas que eu sugeri antes de comprar, leia msg´s acima caso tenha esquecido. : joia :

A parte mais sinistra pra quem não tem laboratório é a assepsia geral, no meu caso isso já responde por 80% do fracasso mas é normal quando se quer forçar uma barra.

lhes deixo um aperitivo da tragédia e outro da incerteza, respectivamente:

Darlingtonia Californica Contaminada
[img]http://imageshack.us/a/img543/102/dccont.jpg[/img]

Darlingtonia Californica Aparentemente Livre
[img]http://imageshack.us/a/img820/4042/dcfree.jpg[/img]


:mrgreen:
Aloysio escreveu:Olá Paulo,
olha, quando fiz uma semeadura em ambiente estéril, usei agar-agar como geleificante do meio.
Aqui em Londrina encontrei em loja de artigos para culinária japonesa.
Talvez sirva pra você também.
Olá,
A ideia é essa mesmo, deixar o meio na consistência de gel para facilitar o desenvolvimento das futuras plantas.
Desde que o gel não agregue outros componentes é válido.

Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Nildo Rodrigues
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 385
Registrado em: 10 Fev 2011, 23:34
Localização: Barra do Bugres, MT

Mensagem por Nildo Rodrigues »

Muito Bom !!. ..
Procurei pacas vidrarias com esse tipo de tampa e até hoje nunca a encontrei, como você conseguiu ?
Excelente, não passei de experimentos, vejo que alguém obteve sucesso... um tanto animador.

Tem arriscado meristemas ?


Avatar do usuário
anairda
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 127
Registrado em: 03 Mar 2013, 00:13
Localização: Duque de Caxias - RJ
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por anairda »

meus parabéns Carnivoras_Online. com certeza já é um sucesso em conseguir fazer o meio, pq o resto é tentativa mesmo. eu estava vendo algumas fotos de experimentos feitos com partes de plantas em laboratório, que dava certo até um determinado ponto pq ela se desenvolvia e depois sem explicação ela apodrecia, sem mofo, sem fungo, só apodrecia. tomara que você tenha sorte!


li em algum lugar a qui no fórum que existe kits pra fazer propagação in vitro. alguém sabe dizer onde compro?


cuidado com oque você deseja, pois pode se tornar realidade!!!
Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Nildo Rodrigues escreveu:Muito Bom !!. ..
Procurei pacas vidrarias com esse tipo de tampa e até hoje nunca a encontrei, como você conseguiu ?
Excelente, não passei de experimentos, vejo que alguém obteve sucesso... um tanto animador.

Tem arriscado meristemas ?
Oi Nildo desculpe a demora...
As tampas são americanas, pedi pra um amigo trazer de lá qdo ele tava de férias.
Meus poucos testes foram com pedaços da folha, referente a essa planta.
São infinitos testes até se chegar a uma "receita" adequada....

Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem