Propagação de Nepenthes por cortes (Estaquia)

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Propagação de Nepenthes por cortes (Estaquia)

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Olá pessoal, irei mostrar a técnica que tenho utilizado e funciona muito bem:

01- Materiais:
-Lamina afiada para fazer os cortes.
-Vaso
-Substrato para nepenthes ou musgo puro.
-Saco plastico transparente
Imagem

Escolha o galho que será cortado, pode ser usada a ponteira também, mas no meu caso não tem:
Imagem

Corte o galho deixando 2 ou mais gemas (pontos de brotação):
Imagem

A planta utilizada no método foi uma N. ventricosa, o tronco dela é muito duro então fiz o corte envolta do galho e quebrei ele ao invés de corta-lo, mas se conseguir cortar, melhor. Nesta parte, tome muito cuidado para não se cortar com a lâmina.
Imagem
Imagem
Imagem

Descasque parte da casca deixando a parte interior do galho exposta:
Imagem

Corte parte das folhas se necessário para acomodar melhor o corte no vaso:
Imagem

Plante em potes separados ou junto se necessário, firmando bem os cortes da planta no substrato, usando os dedos para apertar o substrato no galho:
Imagem
Imagem

Feito o processo, pode-se ensacar o vaso desta maneira, ou utilizar estufa, mini estufa de garrafa pet, vai do cultivo de cada um, é importante manter a umidade no ambiente em que está a estaca:
Imagem

Épocas frias do ano não são boas para este tipo de propagação. Se a planta está se desenvolvendo bem no momento em que fizer os cortes para propaga-la, terá mais chances de darem certo, se a planta está debilitada com os galhos fracos ou com o crescimento travado devido o frio ou outro fator, provavelmente diminuirão as chances do galho cortado brotar.

Qualquer dúvida, perguntem.
Sucesso a todos que tentarem.
: joia :


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Oi, Felipe!!

Fiquei feliz com esse tutorial. Pude ver q consegui entender direitinho a sua explicação e fiz tudo certinho... :mrgreen: A unica coisa q fiz diferente foi ensacar o vaso com um saco de celofane, não tão opaco como o q você usou... até tinha desses sacos em casa, mas achei q por serem mais "leitosos", bloqueariam boa parte da luminosidade... mas é bom saber q mesmo com ele dá certo tb...

Esse tópico será muito útil vou até salvar nos meus favoritos, pq vai q eu esqueço como fiz, né? :lol: :lol:

Brigada por essa aula!!! :rever:


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Excelente tópico Felipe, muito obrigado por compartilhar conosco suas técnicas de cultivo. Amanhã irei praticar o que aprendi aqui com minha N. alata, pois a mesma esta precisando de uma poda urgente.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Obrigado pelo elogio Fátima e que bom que consegui te explicar corretamente antes do tópico.
Não tem muito segredo este método, quanto ao saco plástico, pode ser este, ziplock, um pote cobrindo, garrafa pet cortada, em fim, uma estufa improvisada para quem não tem uma ou não tem espaço para outro vaso.

E quanto a sua planta, está indo bem a brotação?

Obrigado Rodrigo, espero que tenha sucesso com a técnica por ai, se estiver calor, será fácil propagar N. alata.

Um abraço.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Oi Felipe, com essas fotos o tutorial ficou ótimo e quase auto explicativo, rs. Muito bem, valeu!

Eu consegui fazer suas estacas brotarem e o broto estava grande já, mas em todas elas a parte do caule começou a escurecer pelas pontas, e em alguns dias a podridão chegou nos brotos, todos morreram, foi alguma contaminação. Eu tentei salvar algumas cortando a parte doente e usando própolis mas não deu certo. Não sei se o período frio atrapalhou também ou se o tempo que ficaram com os correios enfraqueceu as estacas (1 semana dentro da caixa no escuro). Na próxima tentativa seguirei seu método.

Abraço.


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Poxa mais que pena Ivan, fico triste de saber disso, o frio é ruim para elas, são frageis por terem raizes fracas ou as vezes nem terem, ai esfria e com a umidade os fungos fazem a festa :roll:

Aqui eu fiz algumas de maxima mas já estão ficando feias pois esfriou do nada. Hoje está um gelo já :roll:

Sucesso na proxima tentativa, no começo do verão é mais garantido dar certo e até chegar o inverno já estarão bem formadas.
Abç.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Pôxa Felipe! Ótimo passo a passo! : joia :

E as fotos ficaram muito boas também.

Abç

ps tópico fixado


Avatar do usuário
maurovalek
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 505
Registrado em: 12 Out 2012, 23:12
Localização: Maringá - Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 161 vezes

Mensagem por maurovalek »

Muito legal o seu tópico Felipe, esta de parabéns. Eu fiz duas vezes o processo semelhante ao que você descreveu ai, única diferença foi que eu não descasquei a ponta do ramo, obtive sucesso nas duas tentativas (N. Alata) :) . Só por curiosidade qual o motivo de descascar a ponta do ramo?

Abraço!


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

maurovalek escreveu:... por curiosidade qual o motivo de descascar a ponta do ramo?
Mauro,

Dessa forma aumentamos a área de enraízamento, aumentando a chance da estaca 'pegar' (enraizar).

Abç


Avatar do usuário
maurovalek
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 505
Registrado em: 12 Out 2012, 23:12
Localização: Maringá - Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 161 vezes

Mensagem por maurovalek »

Puxa que legal, da próx vou fazer issu :)!


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem