[Detonado] Proliferação de mosquitos em jarros de nepenthes

Os mitos sobre o cultivo de plantas carnívoras que assombram os brasileiros.
Responder
crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

[Detonado] Proliferação de mosquitos em jarros de nepenthes

Mensagem por crytech »

Já ouvi uma conversa por aí de que se o conteúdo dos jarros de nepenthes fosse derramado,
as glândulas digestivas dos jarros não produzem mais suco gástrico.

Além disso, se completar o jarro com água poderia proliferar mosquitos (inclusive da dengue).

Bom, pra começar... Quando um jarro abre, não há liquído algum dentro... Demora alguns dias até que o ácido seja produzido (aos poucos),
ja é comprovado (em locais com menos de 70% de umidade) que o jarro morre rapidamente se não for complementado com água após ter sido derramado.

As questões são as seguintes, qual seria a função das glandulas digestivas se o ácido fosse produzido apenas 1 vez na vida? O jarro já não deveria abrir cheio de ácido?

Mosquitos em geral (especialmente da dengue) preferem água limpa, mesmo derramando todo o conteúdo (o que é dificil) não restaria resquícios de amônia suficiente pra impedir o mosquito de soltar os seus ovinhos?

Uma larva demora pelo menos 3 dias para se tornar mosquito, será que o mínimo de ácido (ou amônia) não seria suficiente para matar os ovos/larvas?

Ao meu ver temos 2 mitos aqui para serem detonados!! :caveira:

[img]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/e ... glands.png[/img]


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
guigacaldeirão
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1058
Registrado em: 04 Ago 2010, 19:59
Localização: rio de janeiro-RJ
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por guigacaldeirão »

o problema seria se fosse aqueles mosquitos mda dengue mutante,pois ja vi larvas se desenvolvendo em vala de esgoto


Guilherme Da S.B.Caldeira
Grande amante das pcs
"Não é o bastante ver que um jardim é bonito sem ter que acreditar também que há fadas escondidas nele?"
Douglas Adams
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

crytech

Eu vi em algum lugar... que o liquido dos jarros vai ficando mais eficiente e mais consistente conforme os insetos são digeridos...

As heliamphoras não tem acidos ou sucos... E dependem de bacterias para digerir...

Sera que nesse periodo que se coloca a agua no jarro a nepenthes faz igual as heliamphoras?

E conforme vai digerindo algumas presas ela não poderia repor o acido?

Assim podendo matar o deposito de mosquitos?

É algo a se estudar... Mas acredito nessa ideia...

O que acham? estou viajando ou faz sentido?

falows...


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

crytech escreveu:.... Quando um jarro abre, não há liquído algum dentro... Demora alguns dias até que o ácido seja produzido (aos poucos),...
talvez em algumas especies, nas minhas duas, sempre o jarro se abre com liquido ja, as vezes, antes de abrir, se mexe no jarro, da pra ver o liquido dentro.
ja fiz testes com larvas de mosquito, e nen com alta concentração de acido "acid"(nao lembro qual acido eh, mas eh o utilizado para acidificação de aquarios), eles morreram (30% acido 70% agua).
como fiz o teste:
uma bacia de 1 litro ficou exposta ao tempo, qdo tinha varias larvas, eu joguei exatos 150ml de acido "acid", nada aconteceu as larvas, depois foi colocado mais 150ml de acido, e voi-la, as larvas ficaram vivas, esperei 20 minutos e elas estavam bem, joguei tudo fora e constatei q o acido nao matou as larvas.


crytech
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 518
Registrado em: 25 Mai 2010, 00:30
Localização: Brasília - DF
Agradecimentos: 20 vezes
Contato:

Mensagem por crytech »

Pera aí rodrigo, não entendi nada... O ácido ao qual me referi é o da propria planta... (ácido ou liquido digestivo)
O PH da água não deve influenciar nada mesmo... ehehhehe


Eu acreditava que o mundo caminhasse rumo ao progresso e positividade,
Morpheus de Matrix me mostrou toda a verdade...
Hase
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 443
Registrado em: 31 Mai 2010, 11:42
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 4 vezes
Agradecimentos: 7 vezes

Mensagem por Hase »

Sobre as Heliamphoras foi comprovado que mosquitos se proliferam dentro dos jarros.


Abraços,

Hase

Hase -> Eduardo
tfat98

Mensagem por tfat98 »

eu sempre dou as larvas de mosquito para as minhas,e até nos jarros com água elas(larvas) morrem.e eu as coloco vivas,pq gosto de pensar em elas sofrendo e sendo LEEEEEEEEEEEEEEEEENTAMENTE derretidas VIVAS muahahashuahaushauuhaha


Bruno Millan
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2855
Registrado em: 04 Jun 2010, 12:48
Localização: São Paulo - SP
Agradecimentos: 9 vezes
Contato:

Mensagem por Bruno Millan »

Cara, comigo alguns jarros já se abrem com líquido, mas já aconteceu de alguns terem ele derramado e algum tempo depois de eu ter completado até mais ou menos a metade com água, eles estarem quesa transbordando, o que prova que ela produziu seu líquido.
Eu penso que mesmo se os mosquitos sobrevivessem, os jarros das nepenthes tem a forma certa para que as presas não consigam escapar, o que os faria ficarem presos até a morte, se bem que acredito no que o crytech disse de que nem se desenvolveriam direito.


In the fullness of time, a garden to nurture and protect
j4ck_666
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 1269
Registrado em: 04 Ago 2010, 18:47
Localização: Sinop - MT
Agradecimentos: 3 vezes

Mensagem por j4ck_666 »

Hase
Uhumm elas não tem acidos... depende de ação de bacterias e num sei mais o que...

Eu acho que elas produz o liquido se for derramado sim...

Pois ela tem a capacidade de usar o liquido se estiver muito seca... e depois repor ele...
então pq não pode repor se cair acidentalmente...

Falows..


J4ck_666: Jack Edson | [url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=256]Growlists & Wishlists[/url]
Avatar do usuário
Rodrigo
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 523
Registrado em: 31 Mai 2010, 18:13
Localização: Toledo - Paraná
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 5 vezes
Contato:

Mensagem por Rodrigo »

crytech escreveu:Pera aí rodrigo, não entendi nada... O ácido ao qual me referi é o da propria planta... (ácido ou liquido digestivo)
O PH da água não deve influenciar nada mesmo... ehehhehe
intao cara, eu fiz o teste com acido mesmo, nao com o 'liquido' da planta, para ver se as larvas de mosquito ficariam vivas, e ficaram ¬¬


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem