Projeto para uma estufa pequena.

Ideias e projetos para o cultivo de plantas carnívoras, como terrarium, estufas, bogs, etc.
Responder
Avatar do usuário
maurovalek
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 505
Registrado em: 12 Out 2012, 23:12
Localização: Maringá - Paraná
Agradeceu: 11 vezes
Agradecimentos: 161 vezes

Mensagem por maurovalek »

Seu projeto ficou muito legal. Relativamente fácil de construir e muito eficiente. Parabéns!


Avatar do usuário
Saulo_Carlos
Newbie
Newbie
Mensagens: 3
Registrado em: 21 Nov 2013, 23:14
Localização: Três Passos - RS - Brasil
Agradecimentos: 3 vezes
Contato:

Mensagem por Saulo_Carlos »

Muito boa a sua ideia fera!! Barata simples e objetiva... Confesso que não li "todos" os comentários da galera mas acho importante dividir algumas coisas com você... Sei que vou parecer meio idiota talvez chutando cachorro morto ou talvez esteja postando isso no lugar errado mas se alguém tivesse me dito isso antes talvez eu não teria me tornado o serial killer de PC de outros tempos. Para estufa com plástico eu observei o seguinte:
Nunca aproxime de mais do plástico as folhas das plantas, isso causa uma reação entre os estômatos e a cutícula cerosa das folhas e elas morrem.(Estou estudando isso!! :geek: )
Assim que conseguir compre um higrômetro, para controlar umidade e tem temperatura, vi que você é da Bahia então calor o ano todo... Então se você juntar calor, umidade e o substrato você tem um meio riquíssimo de cultura para bactérias e fungos e por conseguinte o apodrecimento de raízes ou surgimento de fungos... Indiferente de você usar água destilada e materiais esterilizados antes do plantio um dia isso volta a criar "vida" de novo!! (ta e o sol não mata os fungos e bactérias? Não!!! Existem fungos e bactérias resistentes ao sol que usam o escuro e úmido do substrato ou até mesmo a parte de baixo das folhas para "crescer e exterminar" por isso vale ficar atento!!)
No mais boa sorte com a sua estufa e poste mais tarde uma foto do desenvolvimento das suas PC!!!
Abrço e parabéns pela idéia!! : joia :

OBS: Srs. moderadores caso eu esteja postando algo no lugar errado me avisem kk


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Saulo_Carlos escreveu:Srs. moderadores caso eu esteja postando algo no lugar errado me avisem kk
Pelo que me consta não há nada de errado com o que postou, aliás as suas observações são muito bem vindas e ajudam todos aqueles que pensam em montar estufas para suas plantas e se esquecem que podem estar criando um ambiente propício para a proliferação de ácaros, insetos, fito-vírus e fungos, pragas que podem literalmente exterminar um cultivo inteiro.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Mensagem por Jaiadeva »

Obrigado Saulo pelas dicas, o plastico da estufa não toca nas folhas, o unico que está tocando é na N. ventricosa que está ensacada para garantir 100% de umidade durante a recuperação.

Aqui o clima é bem ameno, lembrando que a Bahia tem proporções de um pais, aqui na região que estou em 2012 tivemos o máximo de 33ºC e minimo de 17º, alem de que a umidade fica em uma media anual de 80%, tendo quedas que chegam a 50%.

Porem fico de olho sim, vou higienizar com álcool 70% o plastico da estufa, só não sei de quanto em quanto tempo seria bom fazer.

Tenho tomado cuidado com qualquer alteração, e pretendo fazer uma mini estufinha para quarentena das plantas antes de adicionar elas na maior, tenho medo de trazer um patógeno ou praga para um ambiente "controlado", ele por ter luz, calor e umidade em dosagens boas acaba sendo ideal para diversos organismos alem das plantas (como apontou o Rodrigo).

Gente, obrigado pelo feedback, é legal saber que estão gostando. Atualizo sim. :D

Pensando em criar um sistema de irrigação com nebulizadores e mangueiras, e um reforço para iluminação. O que vocês acham disso?


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Amigos,

Uma estufa com estas dimensões deve ser vista/utilizada apenas como uma 'estrutura de passagem ou de adaptação'.

Em se tratando de Nepenthes, que são plantas de grande porte, não é possível mantê-las por um longo período aí dentro. Acredito que um ano seja o tempo limite. Dificilmente, a menos que seja uma superpopulação, terão os problemas apontados.

Antes de qualquer coisa devemos observar os fatores que influenciam na transpiração das plantas em geral, pois cada planta tem uma intensidade de transpiração particular, e considerarmos o mais importante que são as singularidades das plantas carnívoras.

Sim, a transpiração ocorre através dos estômatos, sendo definida como transpiração estomática (Te), mas também pode ocorrer através da cutícula, que é uma camada de cera que está na superfície da folha, para evitar excesso de perda d”água pelo vegetal, definida como transpiração cuticular (Tc)”. A transpiração total (Tt) é definida como a somatória das transpirações definidas anteriormente.

A transpiração aumenta proporcionalmente ao aumento da temperatura, principalmente durante o desenvolvimento da planta. Quanto mais a temperatura subir, maior a transpiração.

A abertura e o fechamento dos estômatos (movimentos fotoativos) também respondem à presença ou ausência da luz. Na presença da luz ocorre abertura dos estômatos, pois o vegetal está realizando fotossíntese, produzindo glicose nos cloroplastos das células estomáticas, aumentando a pressão osmótica das mesmas.

A umidade do ar é outro fator que influi bastante na transpiração do vegetal. Quando é intensa, a transpiração diminui. Porém quando o ar está seco, a transpiração ocorre com mais facilidade.

Resumindo, a meu ver, o que pode dar errado aí não é o excesso de umidade ou o eventual contato com o plástico da estufa e sim a baixa incidência de luminosidade solar, que por consequência pode resultar em um desenvolvimento/crescimento abaixo do esperado.

Abç

ps o ambiente natural da plantas carnívoras é propício para a proliferação de ácaros, insetos, fito-vírus e etc.
ps Saulo : joia :


Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Mensagem por Jaiadeva »

Oi Marciel, ela recebe luz indireta, com boa intensidade em grande parte do dia. Sobre a troca gasosa fiz aberturas que propiciam a ventilação com pouca perda da umidade. Foi uma das preocupações, afinal, ninguém quer uma taxa equilibrada entre respiração e fotossíntese. :D

Entendo essa minha "estufa" como algo temporario, enquanto estou na graduação e/ou enquanto estou nessa casa, mas já estou pensando em criar um projeto relativamente maior, que eu possa comportar as Neps tendo área para um crescimento (controlado).

O reforço para a iluminação é pela falta de luz direta (onde está alocada a janela), com lampadas poderia conseguir uma boa quantidade de lumens por m² podendo reduzir o calor que o sol direto geraria.

Alem de que Marciel, a ventricosa é a unica que o o limbo foliar está tocando diretamente no plastico, pois quero induzir o desenvolvimento de meristemas axilares/basais nela, e já ouvi relatos da dificuldade de se conseguir na ventricosa. Me deram a dica de ensacar para garantir uma constante alta de umidade, alem de que abro o saco todo dia para troca de gases.

Sobre a evapotranspiração, respiração e fotossíntese estou sempre de olho e tentando criar um ambiente indoor com parâmetros ideais para o desenvolvimento. Sei que me espaço não é o ideal (ainda), e que estou só engatinhando no concernente a Nepenthes, mas tentando fazer o melhor para um bom desenvolvimento delas.

Por isso minha preocupação com um método mais facil para eu aspergir agua no sistema e um metodo de garantir um fotoperiodo maior/melhor para elas.

Obrigado pelos dicas.

Abc,

Jaiadeva Seus


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
Avatar do usuário
Jaiadeva
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 161
Registrado em: 18 Set 2013, 01:39
Localização: Cruz das Almas, Bahia.
Agradeceu: 57 vezes
Agradecimentos: 27 vezes

Mensagem por Jaiadeva »

Gente, só uma leve atualização, seguindo o conselho do Marciel, a estufa está só para receber nepenthes novas, deixar nepenthes debilitadas, ficar com a maternidade e etc. :)

As outras neps já saudáveis estou colocando em outros lugares da casa, com maior iluminação e para aproveitar o espaço. :D

Abraços.


[font=Times New Roman]A flor do sonho, alvíssima, divina
Miraculosamente abriu em mim,
Como se uma magnólia de cetim
Fosse florir num muro todo em ruína.
[/font] (...)

[font=Arial]A flor do sonho, Florbela Espanca[/font]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem