Processo de Dormência das Dionaeas

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
csmufo
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 66
Registrado em: 15 Dez 2013, 14:23
Localização: São Leopoldo/RS
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 8 vezes

Mensagem por csmufo »

Encontrei algo interessante nesse site daqui: https://user.strato.net/crvny/sa03005.htmlhá algo interessante aqui

Na sessão de Dormancy, ele fala como duas VFT deles simplesmente ignoraram as temperaturas entre 18°C e 10°C (assim como a luz solar) durante o inverno e resolveram, do nada, entrar em dormência em abril (quando começa a esquentar lá pra eles no hemisfério norte).

Fátima:

Lembra que tu também falou que a coloração tava demorando mais a surgir após a dormência? Na sessão de Coloration, ele fala de uma red dragon dele que, após a dormência, passa a primavera toda esverdeadinha, só indo avermelhar no verão. Curioso, não?

Bom, ainda aguardo outras opiniões de pessoas com mais experiência!

Abraços!!

Claudio


Avatar do usuário
Father_Time
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 224
Registrado em: 05 Jun 2011, 14:56
Localização: Brasília - DF
Agradeceu: 9 vezes
Agradecimentos: 17 vezes
Contato:

Mensagem por Father_Time »

Carnivoras_Online escreveu: Gino, a low giant que te vendi me parece qua ainda não tinha dormido aqui pois creio que não tinha fechado seu ciclo antes da venda. As outras estão "normais" por aí? ;)
Fala Carlão! : joia :

Sim, apenas com a Low Giant! Desde 2011, quando comprei com você, ela entra em dormência apenas na primavera/começo do verão. Lança a flor quando acorda (por volta de dexembro). Há umas duas semanas cortei a haste floral, que geralmente ela lança duas vezes por ano. A planta agora começa a crescer e já atingiu armadilhas com mais de 4cm e colorações espetaculares. Trata-se de uma de minhas plantas mais bonitas! =)

As demais (Red Dragon e B52) entram em dormência no final de maio, bem no final do outono.

Abraços!


"A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas." (Johann Goeth)
Acesse minha Galeria [url=http://plantas.carnivoras.com.br/galeria-father-time-t1596.html?hilit=Father]aqui![/url]

Acesse minha Growlist e Wishlist [url=http://plantas.carnivoras.com.br/father-time-growlist-t1733.html?hilit=Father]aqui![/url]
Avatar do usuário
otaviobravim
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 206
Registrado em: 06 Mai 2014, 08:34
Localização: Águas Claras -Brasília - DF
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 77 vezes

Mensagem por otaviobravim »

Adicionei no início do tópico, por curiosidade, o fotoperíodo diário em Marte, pra quem animar um cultivo por lá, sol parece que não será problema!


A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.

Otávio B.
Avatar do usuário
Pelvs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 218
Registrado em: 03 Out 2014, 15:27
Localização: Maceió - AL
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 56 vezes

Mensagem por Pelvs »

kkkkkkkkkk vai ser muito útil para quando eu viajar kkkkkkkk


Avatar do usuário
d18
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 59
Registrado em: 16 Dez 2014, 14:28
Localização: São Paulo
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 6 vezes

Mensagem por d18 »

E se ao invés de colocá-las p dormir na geladeira utilizar uma ADEGA de vinhos onde a temp ñ é tão fria qto na geladeira e adaptar algum tipo de iluminação (lampada msm) p simular algumas horas de luz diurna??

Já q o objetivo é sempre tentar reproduzir ao máx seu ambiente natural de dormencia...e tbm q na geladeira sem chance de meter uma lampada la dentro por questões de espaço.


Avatar do usuário
Pelvs
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 218
Registrado em: 03 Out 2014, 15:27
Localização: Maceió - AL
Agradeceu: 21 vezes
Agradecimentos: 56 vezes

Mensagem por Pelvs »

Não são todos que possuem uma adega a disposição haha, e sim o ideal seria fornecer algumas horas de iluminação, é mais fácil utilizar aquele velho isopor que a gente usa para manter a bebida gelada e colocar algumas bolsas de gelo para resfria-las, fazer um pequeno furo no isopor, para a lampada...bom ai vai da criatividade para construir um recipiente que segure a temperatura baixa para manter a plantinha durante a dormência ;) essa foi só uma ideia, ai é com o cultivador...Boa sorte.


Avatar do usuário
Allan Hartwig
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 97
Registrado em: 06 Nov 2016, 15:42
Localização: Joinville, SC
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por Allan Hartwig »

Salve pessoal.
Excelente tópico, aliás, esse é um assunto que está "pegando" para mim.
Como devem saber, sou novo nesse universo, estou começando a engatinhar ainda nesse tipo de cultivo. Mas lendo todos os posts do tópico, para tirar minhas dúvidas, acabou que surgiram muitas mais rsrsrs.
Explico: Cultivo orquídeas a um certo tempo, já fiz muita troca de plantas, Minas, Bahia, Rio, Rio Grande, em fim, todas vinham em bom estado (como pude ver até o momento que acontece o mesmo com as PCs), mas estas sentem, e muito a mudança climática, onde umas demoravam para se desenvolver, outras não floriam na época de floração e ainda outras davam florem bem menores que realmente são, mas, passando este tempo de aclimatação, dando os devidos cuidados que as orquídeas requerem (cada espécie com sua característica), acostumava-se e vinham firmes e fortes.
Pois bem, após tudo isso chego ao ponto da minha dúvida: Adaptação.

Certo de que as plantas em questão são nativas de regiões totalmente diferentes das nossas, porém estas não podem se adaptar a cada região, mesmo que de inicio sofram um pouco para isso?
E como num tópico acima, foi citado, que a falta de dormência acaba matando a planta por acumulo de stress/fadiga, ai a questão, isso é fato, acontece com todas que não entram nesse processo de dormência, ou são casos isolados, ou morreram por algum outro motivo?

Sempre fui de experimentar. Quando participava das reuniões da Associação Joinvilense De Amadores De Orquideas, muitos davam regras restritas para o cultivo ( Vejam, de forma alguma estou dizendo que os procedimentos de cultivo citados acima estão errados, muito menos colocando em duvida ou desmerecendo o conhecimento dos colegas, por favor, não me interpretem mal) de determinadas plantas. "esta só vai bem com determinado substrato, aquela só floresce com tal fertilizante..." e quando eu e mais alguns "malucos" apareciam com plantas lindas, saudáveis, florescendo a todo vapor, cultivados de uma forma diferente das "regras", ninguém acreditava. Digo isso não para colocar em duvida o conhecimento, mas como incentivo do pessoal, em não ter medo de experimentar novas técnicas, novas formas, com o intuito de simplificar mais as coisas, mantendo a integridade da planta. É claro que não podemos ser radicais, como plantar um Laelia Porpurata num vaso com terra por exemplo, da mesma forma com as PCs.

Perdoem alguma sandice, o objetivo é o conhecimento.

Abraço a todos.


Prepare-se para o pior, espere o melhor.

Growlist- [exturl]http://www.carnivoras.com.br/growlist-atualizado-04-12-16-t7504.html[/exturl]
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6337
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1936 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...todas que não entram nesse processo de dormência
com relação a dormência, este assunto e formas foi amplamente comentado. nosso costume era, qdo em regiões quente induzir a dionaea a dormência. após testes e analisar o processo, o melhor é deixar a planta pedir (início folhas pretas). então diminuímos drasticamente a água do pires até retirar e água bem pouco, apenas para umedecer o substrato. nosso amigo Paulo notou e nos passou estas ótimas dicas (eu estou resumindo).

muitas você irá ver q diminuíram o tamanho drasticamente, outras até sumido do substrato. decerto corre-se o risco de perder algumas, mas se não fizermos, perdemos tudo, generalizando. mas a maioria retorna seu processo de desenvolvimento após a dormência com toda a força toda.

muitos casos, como você citou, temos que fazer a aclimatação. outras o cultivo no Brasil é bem difícil e raro, outras nem podemos cultivar.
até aqui mesmo, qdo no inverno muitas dão trabalho e amigos perdem a planta (ref. ao gênero nepenthes)
...Sempre fui de experimentar
assim que podemos descobrir novas técnicas e melhorar. em pouco tempo você terá bastante mudas para muitos tipos de teste. eu vez ou outra, tento alguma coisa coisa por aqui, sem sucesso mas continuo :? e noto q você tbm fará parte da nossa turma de buscar alternativas, em substrato, técnicas de germinação e cultivo e tudo mais. Bem vindo a nossa turma. : joia :

ps. acho a orquídea ser a planta mais parecida com as pc's em cultivo. algumas coisas que usamos em orquídeas, usamos em quant. bem mais reduzida nas pc's. você poderá nos ajudar. (testando outras tbm) : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Avatar do usuário
Allan Hartwig
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 97
Registrado em: 06 Nov 2016, 15:42
Localização: Joinville, SC
Agradeceu: 12 vezes
Agradecimentos: 19 vezes

Mensagem por Allan Hartwig »

Olá Edson.
Sim, penso que as plantas, na medida do possível, se adaptam ao meio. Como moro no sul, não temos estações definidas. Ontem mesmo estava um sol de rachar, hoje amanheceu nublado e por volta de 09:00 hr +- começou a chover e esfriou...então, o que pretendo fazer é deixar ela "pedir" a dormência, deixar ela seguir seu instinto naturalmente.
Certamente, vou experimentando e independente do resultado, posto aos colegas.
Adquiri uma dio a duas semanas +- e ontem fiz um leaf, vou documentando os estágios e seguramente esta será uma das cobaias (caso vingar é claro) rsrs.
E esta dio veio com sustrato de serrapilheira, esperei uma semana e replantei em sphagnum, logo depois surgiram hastes florais (não posso dizer que estas vieram por conta do replante, acredito que já estavam por vir), sendo que estas não pretendo cortar, vou deixar para fazer polinização.
Abraço.


Prepare-se para o pior, espere o melhor.

Growlist- [exturl]http://www.carnivoras.com.br/growlist-atualizado-04-12-16-t7504.html[/exturl]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem