Problemas e mais problemas na semeadura de Dionaeas

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Mtz88
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registrado em: 21 Jan 2013, 13:45
Localização: Santo Antonio de Pádua/ RJ
Agradecimentos: 1 vez

Problemas e mais problemas na semeadura de Dionaeas

Mensagem por Mtz88 »

Olá galera,

Uns 15 dias atrás semeei algumas sementes de dionaea em sphagnum e areia. Até que começou a surgir uns mofinhos brancos nas pontas das sementes. Limpo todo dia com cotonete mas esse mofinho sempre volta :evil: .
Essa é minha segunda tentativa de germinar essas marditas sementes e a segunda vez que aparece esses mofinhos.
Alguém sabe o que é isso e como combater?

Como se não fosse suficiente fui dar uma olhada mais detalhada no substrato hoje e pra minha surpresa o substrato está tomado por um monte de larvinhas minúsculas.
Tenho receio que seja o tal do Fungus Gnat e aí me vem mais uma dúvida.
Li que uma rápida solução é deixar o substrato dar uma secada mas isso não prejudicaria muito as sementes?
Também pensei em mudar as sementes para outro substrato, porém algumas sementes parecem já querendo germinar, se enterrando no musgo e ficando mais gordinhas. Tenho medo de acabar atrapalhando ainda mais a germinação.

Como eu moro no interior conseguir o ácaro predador do Fungus Gnat fica inviável.

Vi num tópico o uso de detergente. Mas pera aí, acho que estou fazendo uma pergunta estúpida mas é pra jogar detergente no substrato??? :shock: :lol: :lol:

Sem contar o maldito gato que quer ficar mexendo nas sementes. :x

Enfim, alguém me dê uma luz aí pq já to quase desistindo :/

Abraços.


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

Olá amigo, voce tem dois problemas, as larvas que irão danificar as suas plantas, se ainda tiver poucos vasos em cultivo tente elimina-las com inseticida, o mais correto seria preparar um vaso com substrato esterelizado e plantar as sementes lá, estas sementes que surjuram fungo, são bem provaveis que não nasçam mais, a solução é ou esterelizar bem o substrato e vaso para não correr tanto risco de fungos e outros indesejaveis ou ultilizar fungicida aplicado após o plantio porcima das sementes e substrato.
Germinar Dionea pode não ser a escolha mais prazerosa até que compreenda exatamente as necessidades para que elas germinem.
Eu te indico tentar germinar Droseras que são bem mais fáceis e nascem mais rápido.

Boa esta dica que te deram do detergente. Se quiser matar tudo que tem no vaso é uma boa, mata inclusive as semenes e plantas :roll:
Secar o substrato não adianta, voce pode tentar eliminar alga e quaisquer outra sujeira de cima do substrato e ferver ele bem para esterelizar para ultilizar novamente, mas se já estiver muito ruim não vale apena.

Boa sorte ai, e não desanime, é assim mesmo. Começar o cultivo germinando sementes tamvéz não seja o modo mais impolgante, se conseguir adquira umas plantas vivas antes e vá tentando germinar que voce irá conseguir.

Um abraço.


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Olá Matheus, sugiro esterilizar um novo substrato e (re)semear novamente as sementes de Dionaea, menos as que mofaram, caso contrario você corre o risco de trazer este "fungo de solo" para o novo substrato.
Mtz88 escreveu:Vi num tópico o uso de detergente. Mas pera aí, acho que estou fazendo uma pergunta estúpida mas é pra jogar detergente no substrato??? :shock: :lol: :lol:
Que tópico é este? Peço que poste o link aqui para que eu possa dar uma checada no mesmo.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Mtz88
Newbie
Newbie
Mensagens: 22
Registrado em: 21 Jan 2013, 13:45
Localização: Santo Antonio de Pádua/ RJ
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Mtz88 »

Obrigado pelas respostas Felipe e Rodrigo.
Bom, decidi esterilizar todo o substrato e botei novamente as sementes no substrato esterilizado. Difícil é saber quais sementes tinham mofado ou não já que eu sempre limpava quando aparecia os branquinhos :oops:
Vamo ver se dá certo : joia :

Sobre o detergente com certeza dei uma de lerdo. Deve ser pra colocar detergente do lado dos vasos pra atrair os mosquitos e matá-los. :roll:
Caso que não adianta comigo já que o safado já botou centenas de ovos no antigo substrato.

E pelo jeito vou ter que trocar o substrato da minha Dionaea também. Estava trocando a água dela e reparei que uma armadilha se fechou. Fui dar uma olhada pra ver o que tinha dentro e adivinhem? Uma maldita minhoquinha escapando pelos dentes da dionaea.
Quase como se tivesse zuando com a minha cara :evil:
Pior que agora que ela estava se acostumando com o novo ambiente, soltando várias armadilhas avermelhadas :|


Avatar do usuário
Felipe_Steinthaler
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 4626
Registrado em: 28 Mai 2010, 13:42
Localização: São José dos Pinhais - PR
Agradeceu: 63 vezes
Agradecimentos: 75 vezes
Contato:

Mensagem por Felipe_Steinthaler »

É, estas moscas são complicadas, uns meses atraz estava infestado por aqui, foi tacando veneno nas moscas e eliminando com uma pinça as larvas por tudo e foram sumindo, agora é dificil de avista-las, estes dias tiva a impressão de ver uma correndo pra dentro do sphagnum de um vaso, da raiva dessa mosca : tony :

Creio que as épicas de mais umidade sejam as mais preferidas pela mosca.
Precisa elimina-las para que seu cultivo não seja afetado novamente.
Sucesso ai, espero que consiga eliminar esta praga :roll:


[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]

Let's Grow
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem