Problema: Pomba querendo fazer ninho nas Nepenthes

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
mbrenzan
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 23 Ago 2013, 21:27
Localização: Maringá - Pr
Agradeceu: 4 vezes

Problema: Pomba querendo fazer ninho nas Nepenthes

Mensagem por mbrenzan »

Galera, meu problema não é bem com uma praga propriamente dita, mas...

Tem uma pomba cretina rondando meu vaso de N. xMista e já é a segunda vez que flagro ela voando de lá!
Eu queria achar um jeito de expulsar essa ave miserável da cercania dos vasos, alguém tem uma ideia pratica e eficaz?
Segue a imagem de onde estao.

[img]http://img593.imageshack.us/img593/339/y866.jpg[/img]


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Situação difícil a sua, hein? Bom, o máximo que você pode fazer e espantá-la de lá toda vez que a vir, pois aves não costumam nidificar em um local que não consideram seguro para suas crias.

Obs.: Evite maltratar o pobre animal, uma vez que o verdadeiro culpado por sua proliferação em massa é o ser humano.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
mbrenzan
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 23 Ago 2013, 21:27
Localização: Maringá - Pr
Agradeceu: 4 vezes

Mensagem por mbrenzan »

Vou ter q dar um jeito dela dar linha de lá... pq ela já fez ninho uma vez numa samambaia da minha mãe e deve ser a mesma, pq reformamos a casa e tchau pra samambaia dela, agora a inquilina voltou querendo outra casa...


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Oi Marcelo.

Cuidado. Pombos urbanos são portadores de fungos e parasitas que podem provocar doenças respiratórias como a histoplasmose, pneumonias e salmonelose.

Alguns artificios para evitar e/ou espantar os pombos.
  • Tela de proteção de janelas. +/- R$ 30,00 o m².
  • Dispositivo elétrico de baixa voltagem (12 volts), que provoque pequenas descargas. Isso não permite que as aves se apóiem.
  • Sistemas mecânicos fixos como arames farpados de aço ou plástico nas superfícies de apoio das aves, como janelas. Se os espinhos ficarem a pelo menos 5 cm de distância entre si, as aves não pousarão.
  • Gel de contato tipo silicone nos lugares onde os pombos se reúnem. A consistência destes produtos é desconfortável e eles não poderão pousar.
  • Uma coruja (falsa).
Abç

ps não use produtos venenosos. Além de não erradicar os pombos, você pode contaminar predadores naturais das aves, como os gatos.


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

MarcielS escreveu:Alguns artificios para evitar e/ou espantar os pombos.
  • Tela de proteção de janelas. +/- R$ 30,00 o m².
  • Dispositivo elétrico de baixa voltagem (12 volts), que provoque pequenas descargas. Isso não permite que as aves se apóiem.
  • Sistemas mecânicos fixos como arames farpados de aço ou plástico nas superfícies de apoio das aves, como janelas. Se os espinhos ficarem a pelo menos 5 cm de distância entre si, as aves não pousarão.
  • Gel de contato tipo silicone nos lugares onde os pombos se reúnem. A consistência destes produtos é desconfortável e eles não poderão pousar.
  • Uma coruja (falsa).
A última dica carece de um complemento; pelo que sei corujas não são predadoras de pombos, pois enquanto a primeira é noturna a segunda é diurna, mas esta ideia fez-me lembrar que certa vez li uma notícia aonde um sujeito usou um boneco de águia para espantar pombos que insistiam em nidificar no parapeito da janela de seu apartamento, aonde faziam muito algazarra e deixavam o local imundo. Em menos de uma semana estava tudo resolvido e, sendo assim creio que vale a pena tentar este artifício ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
mbrenzan
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 23 Ago 2013, 21:27
Localização: Maringá - Pr
Agradeceu: 4 vezes

Mensagem por mbrenzan »

Ahhh vou tentar essas ai hein... qm sabe ela nao desiste... bixa cretina


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

rdrgobra escreveu:... A última dica carece de um complemento; pelo que sei corujas não são predadoras de pombos, pois enquanto a primeira é noturna a segunda é diurna...
Você tem toda razão Rodrigo. Não sei porque a coruja estava na minha cabeça, rs. : joia :

O predador 'natural' dos pombos urbanos aqui em SP é o Carcará (ave de rapina).

[thumbnail]https://1.bp.blogspot.com/-zdstrGk75X4/ ... %2Bjpg.jpg[/thumbnail]
Carcará- Polyborus plancus, chamado popularmente de carancho, caracará, carcará e gavião-caracará, é um falconídeo.

Aqui do meu escritório dá para ver um casal de carcarás caçando pombos, principalmente na época de acasalamento. :roll:

Abç


Avatar do usuário
Kleiton
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 30
Registrado em: 06 Dez 2013, 16:24
Localização: Concórdia - Santa Catarina
Agradeceu: 6 vezes
Agradecimentos: 1 vez

Mensagem por Kleiton »

O ideal seria fazer como o MarcielS falou, deixar um bicho lá, um tipo de espantalho para assustar os pombos.

Ou por tela de proteção, existe uma tela de plastico que normalmente o pessoal usa para evitar a entrada de moscas e tals.
Deve ser baratinho.


Abraço.


mbrenzan
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 36
Registrado em: 23 Ago 2013, 21:27
Localização: Maringá - Pr
Agradeceu: 4 vezes

Mensagem por mbrenzan »

Eu vi um site que deu uma dica legal... tipo essa ai, mas vez de um boneco é uma bexiga pintada... colocar umas fitas prateadas nela refletir a luz e o bixo voador vai achar que pode ser um possível predador.... vou tentar essa, se bem que tenho visto chegando perto eu já dou um gelo nela...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem