Problema com Dionaea

Assuntos sobre Dionaea Muscipula
Responder
Avatar do usuário
Duzao
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 85
Registrado em: 28 Mar 2013, 22:28
Localização: Lins/SP e Maringá/PR
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Problema com Dionaea

Mensagem por Duzao »

Galera eu comprei essa dionaea no supermercado no dia 05/04/2013 bem debilitada, fiz a troca do substrato e dei os cuidado necessarios pra ela e ela se recuperou, ai nesse link tem as fotos do antes e depois dela.
carnivoras.com.br/concurso-de-abril-ant ... tml#p54377

Mas hoje percebi 2 coisas nela... uma é que esta começando a sair a haste floral e outra é que as bordas das folhas que a principio parecem estar verde mais escuro, na verdade estao sem cor ( coloquei um palito em baixo da flor e consigui ver ele como se nao tivesse cor alguma na folha). Alguem sabe o que pode ser isso? Aqui na cidade o tempo esta mudando de chuva pra nublado faz uma semana ou seja nem um pingo de sol nesse periodo. A haste floral nao esta saindo em uma epoca um pouco ruim?

Seguem as fotos:

[thumbnail]https://img801.imageshack.us/img801/464 ... 052013.jpg[/thumbnail]

[thumbnail]https://img40.imageshack.us/img40/7639/ ... 052013.jpg[/thumbnail]

o segunda imagem ta falando que ta grande entao só coloquei o link


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Pronto Eduardo já arrumei suas imagens, agora vamos as minhas considerações;

1) Pode esta haste floral, pois ela consome muita energia de sua PC. Preocupe-se em mantê-la forte por no mínimo mais 2 anos, antes de tentar obter sementes dela ;) .

2) Como não sei exatamente aonde você mora (em seu perfil há dois lugares com climas diferentes) fica difícil saber se ela esta entrando em dormência ou apenas encontra-se debilitada devido a estar enviando energias vitais para a haste floral. Em todo o caso é nesta época que ela tira uma soneca, portanto sugiro que prepare-se para vê-la passar pela dormência, supostamente pela primeira vez na vida :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Eduardo,

Complementando o que disse nosso amigo Rodrigo.

O grande problema de comprar plantas que tem um período longo de vida em locais não especializados é que não se sabe a idade que elas tem e principalmente porque os produtores fazem clones de clones para comercialização em larga escala.

Se realmente for uma haste floral, a melhor coisa será cortar e até tentar fazer leaf cutting com ela e quem sabe conseguirá algumas mudinhas. No fórum tem um tópico sobre isso.

A falta de cor é devido a falta de sol, precisa ir aumentar o tempo em que ela pega sol.
Eu fiquei num duvida, você aparece como estando em Lins/SP que é quente e Maringá/PR que não conheço, eu sei que em Lins o inverno não é rigoroso.
E como é o inverno em Maringá? Se for rigoroso ela vai entrar em dormência.

Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
Duzao
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 85
Registrado em: 28 Mar 2013, 22:28
Localização: Lins/SP e Maringá/PR
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Duzao »

desculpe galera esqueci de avisar o lugar que estou, é que eu sou de lins mas faço faculdade em maringa. Quando eu fico um periodo grande de folga eu levo as plantas pra lins que é a casa dos meus pais(mas as carnivoras ainda nao tive q levar pois sao mais recentes), no momento as plantas estão em maringá. Aqui o clima é mais frio que em Lins, estou aqui desde 2009 e em um dos anos que estive aqui a temperatura baixou para 2 graus ( mas somente durante uma semana, nao mais que isso) em seguida voltou a subir. Atualmente a temperetura nas 2 cidades esta igual.

Então eu queria que ela pegasse mais sol mesmo, mas faz uma semana que esta nublado inclusive outras plantas nao carnivoras como os meus tomates estão sentindo isso, estão com as folhas amarelas pelos fungos que atacam em alta umidade e como não tem sol, estão fazenda a festa.


Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Duzão, se você viu o palito através dessa mancha creio que provavelmente essa parte da folha está morrendo e pode ser alguma infecção por fungo ou bactéria nesse local. O indicado é diminuir a umidade, colocando areia por cima do substrato. A areia também controla o crescimento de algumas algas e deixa o vaso com aspecto melhor.

: joia :


Avatar do usuário
Duzao
Membro ativo (2)
Membro ativo (2)
Mensagens: 85
Registrado em: 28 Mar 2013, 22:28
Localização: Lins/SP e Maringá/PR
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Duzao »

Vlw pelas dicas galera, vou tentar aplica-las aqui e assim que ocorrer alguma mudança eu tento colocar fotos.


Avatar do usuário
gabrielht
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 44
Registrado em: 12 Mai 2013, 01:46
Localização: Araçatuba / SP
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por gabrielht »

gente, minha dionea tinha comigo algum inseto e hoje ela abriu a boquinha... tinha aquela abelha pequena sem ferrão, li em um site que são tóxicos para a planta... será que acontece algo?


''What you build out into the world comes back to you.''
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

O único inseto que traz algum transtorno para a Dionaea é a formiga, pois libera ácido fórmico que destrói as armadilhas desta planta. As abelhas sem ferrão (Melipona sp.) não trazem nenhum mal a sua PC e, sendo assim, afirmo que a informação que obteve é falsa ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
gabrielht
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 44
Registrado em: 12 Mai 2013, 01:46
Localização: Araçatuba / SP
Agradeceu: 1 vez
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por gabrielht »

Ei tinha uma dionea e deixava ela o dia todo no sol, reparei que ela foi amarelando, não muito, mas não estava aquele verde normal, queria saber se substrato muito quente pode afetar as dioneas... e também saber como acostumar uma dionea a ficar no sol? moro em araçatuba-sp e a temperatura média é de 33-38 graus


''What you build out into the world comes back to you.''
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Geralmente (dependendo da estação) Dionaea com folhas amarelando, armadilhas lentas ou que não funcionam, armadilhas que não se formam ou ficam pequenas, e folhas se alongando, são sinais de pré-dormência. :geek:

Tinha por que? A planta já era?

Abç


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem