Problema a vista?

Informações sobre como previnir e/ou tratar doenças, pragas e parasitas.
Responder
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Problema a vista?

Mensagem por rdrgobra »

Olá amigos, estou escrevendo este tópico porque preciso da ajuda de vocês. Há cerca de 3 meses comprei uma N. alata, ao chegar em minha casa a coloquei em quarentena para ver se tudo estava OK.

Depois de 20 dias resolvi colocá-la junto das demias PCs e estava tudo correndo bem até que um forista do PCBR postou um tópico em que mostrava uma planta da mesma espécie, que tinha a caracteristica de enrolar as folhas da ponta e secar os tendris que deveriam fromar os ascídios.

O pessoal de lá identificou que a mesma sofria o ataque de ácaros e foi aí que fui averiguar a minha e eis o que encontro:

Foto 1

[img]http://farm9.staticflickr.com/8088/8387 ... 2109_z.jpg[/img]

Foto 2

[img]http://farm9.staticflickr.com/8185/8386 ... 7d97_z.jpg[/img]

Foto 3

[img]http://farm9.staticflickr.com/8055/8386 ... 758348.jpg[/img]

Não sei quanto a vocês, mas creio que estou sob o ataque desta praga. A infestação se concentra apenas na parte de cima da planta e, gostaria de saber se devo aplicar algum acaricida ou compensa mais podar a parte atacada e incinerá-la para eliminar de vez com esta praga. E aí amigos, aceito conselhos?

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Rodrigo,

Apesar das condições das folhas estarem visíveis nas fotos, não deu para ver os ácaros.
Você viu sob as folhas não afetadas se há parasitas? A planta tem somente este galho?

Sim, pode cortar a parte afetada.
Na dúvida faça estacas da parte cortada e deixe em observação, longe do seu cultivo. Caso o problema não seja tão grande que o galho não morreria, você ainda tem a chance de que vinguem, acrescentando mais algumas N.alata a sua coleção.

Ontem estive na casa da minha mãe, ví a N.alata gigante dela e posso dizer que não estava com boa cara não, está bem feinha, sem jarros novos e algumas folhas mal formadas, mas analisando mais de perto percebí que a planta está apenas focando suas forças para os vários brotos (6) que estão nascendo ao longo do galho maior.
Tem até um broto surgindo a quase 2m do vaso! :shock:

Abç


Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

É... também não deu pra perceber os ácaros, já que eles devem ser muito pequenos.

Mas eu sugiro, antes de cortar, fazer uma limpeza manual usando uma escova fina ou pincel com água + detergente nas partes afetadas, só isso pode eliminar ou afogar os bichos. Primeiro você borrifa o detergente, depois passa a escova e borrifa de novo com água pura. Faço isso sempre que encontro cochonilhas que atacam qualquer tipo de planta e certamente o detergente não prejudica a planta quando em pouca quantidade, vale a pena limpar manualmente.

E se achar necessário fazer as estacas como o Marciel orientou.

Sua Nepenthes fica muito próximo de outras plantas?
Com certeza alguma planta do seu jardim é a fornecedora desses parasitas.. Então o ideal é afastá-la.
Ainda sim esses ácaros conseguem se espalhar, mas o importante é prevenir.


Avatar do usuário
Carnivoras_Online
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 694
Registrado em: 29 Mai 2010, 20:55
Localização: Rio de Janeiro
Agradeceu: 15 vezes
Agradecimentos: 25 vezes
Contato:

Mensagem por Carnivoras_Online »

Olá,
Uma nova planta sempre será uma ameaça qdo não se pode fazer assepsia. As vzs mesmo com quarentena não podemos evitar todos os problemas.
Acho que já foi dito o básico à se fazer, minha opinião é semelhante.

1-Separa a planta.
2-Verifique se as vizinhas estão bem, na sombra de dúvida separe quem você desconfiar também(axu que não vai ser o caso pois as vizinhas estão saudáveis e aclimatadas).
3-Num local adequado, tipo uma pia ou tanque faça os cortes. Se estacar use sacos ziplock pois você poderia isolar o interior e ainda dar um spray de alcool fora afim de se higienizar melhor.
4-comece uma quarentena com a planta e as eventuais estacas observando-as pelo menos 2 vzs ao dia.
Com isso você tem um diagnostico melhor.

Confesso que uma vez fikei p. da vida com umas pragas e mandei sbp no substrato, funcionou no meu caso. Depois de 1 hora eu lavei a planta com vaso e tudo em agua corrente(agua estocada da chuva em um tanque).

Abraço


Abraço,
Carlos Sampaio

[url=http://www.carnivorasonline.com][img]http://imageshack.us/a/img577/424/bannercoi.jpg[/img][/url]
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Mensagem por Paulo »

Rodrigo,

Quando tive problemas me indicaram o oleo de neem, que eu cheguei a não usar, mas vou comprar.
Será que ele não resolveria o problema?

Abraço,


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Caio Lima
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 51
Registrado em: 03 Out 2012, 21:13
Localização: Vitória - ES

Mensagem por Caio Lima »

Nossa! Minha N. alata de uma hora pra outra ficou com a aparência bem semelhante a das fotos, Rodrigo.
Achei que fosse o substrato que ficava muito encharcado, pois essa ainda estava no musgo puro desde q chegou. Lavei as raízes e troquei o substrato na esperança que melhore. Não poderia ser esse seu problema? É que isso preto na foto três me parece só bolor.

Por via das dúvidas vou procurar esses malditos parasitas aqui tb.


"A natureza não é cruel, apenas implacavelmente indiferente." (Richard Dawkins)
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Marciel, Ivan, Carlos Sampaio e Caio - Valeu pelas observações, já separei a planta das demais e, pelo que pude apurar a infestação não é tão grande assim. Como dito na primeira postagem, ela se concentra no topo da Neps, visto que na parte de baixo esta tudo OK, com a planta desenvolvendo alguns ascídos (um deles esta prestes a abrir) todos eles com aparência bastante saudáveis.

Paulo - Sabe aquele velho ditado; "Casa de ferreiro o espeto é de pau", o mesmo se aplica a mim. Fui eu que te aconselhei a usar este inseticida natural. Logo que ganhei as Neps do Marciel, as plantas foram atacadas por pulgões e procurei um produto que não fizesse mal a elas. No início pensei em usar um inseticida caseiro, cuja fórmula peguei na Web (inclusive criei um tópico para falar sobre ele), mas como em sua composição ia álcool fiquei receoso de que esta substância poderia prejudicar a planta e resolvi não usá-lo. Foi aí que descobri o Óleo de Neem (ou Nim) e resolvi testá-lo e posso dizer que foi um sucesso, pois as plantas não sentiram nada e ainda por cima me livrei da praga.

Eu preciso apenas me lembrar aonde foi que guardei ele para que assim possa varrer com esses malditos ácaros do meu "Alatão"

Obs.: Depois de ministrar esse produto vou seguir o conselho do Marciel e outros e podá-la para fazer algumas estacas e ver se obtenho uns clones desa planta. Creio que depois disso o epíteto "Alatão" não se aplique mais a esta PC :mrgreen: .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem