Primeiros socorros pra P. esseriana

Assuntos sobre plantas carnívoras do gênero Pinguiculas.
Responder
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Primeiros socorros pra P. esseriana

Mensagem por Fatikn »

Bom dia, pessoal...desculpa se coloquei o post no topico errado, mas tô um tanto aflita...

Meu pai, na tentativa de ajudar, acabou passando adubo foliar na minha P. esseriana, na nepenthes e nos seedlings de dionaea :afraid: ....Qdo vi q estavam todas molhadas, fui procurar saber o q tinha acontecido... tô em pânico... logo agora q a ping tá se recuperando, q consegui acertar o local pra ela :cry: ... eu não sei se fiz certo, mas minha primeira atitude foi pegar a agua sem cloro q eu tenho armazenada e com cuidado molhei bastante as pcs... praticamente as afoguei.. será q fiz certo?? E agora a ping tá toda encharcada e eu não sei se a coloco sob alguma lampada pra secá-la mais rapidamente ou q mais eu posso fazer.... Troco já o substrato? Deixo como está e só fico observando? Q mais posso fazer??? : chora :


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Fatikn escreveu: ...Meu pai, na tentativa de ajudar, acabou passando adubo foliar na minha P. esseriana, na nepenthes e nos seedlings de dionaea :afraid: ....
Vish! :o

Bom, foi na melhor das intenções neh.
Fatikn escreveu: ...minha primeira atitude foi pegar a agua sem cloro q eu tenho armazenada e com cuidado molhei bastante as pcs... praticamente as afoguei..
Já fez o que foi possível. A Nepenthes nem vai sentir. As seedlings de Dionaea são as mais sujeitas a apresentar problemas. Tenho dúvidas quanto a esseriana, mas como você lavou todas assim que percebeu o ocorrido, acho que suas plantas vão se recuperar deste 'acidente'.

Agora é redobrar a atenção e observar a reação delas.

Abç


Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Bom você já ministrou os primeiros socorros em suas PCs e, sendo assim, não há mais nada o que fazer. Os próximos 7 dias serão determinantes para saber se este adubo trará consequências negativas para suas mudas de Dionaea ou mesmo para sua P. esseriana. Já a Nepenthes, vale aquilo que o Marciel disse, ou seja, é capaz dela não dar a mínima para esta "mancada" de seu pai ;) .

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Fatikn
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2740
Registrado em: 03 Abr 2013, 22:54
Localização: São Paulo, SP
Agradeceu: 525 vezes
Agradecimentos: 447 vezes

Mensagem por Fatikn »

Marciel e Rodrigo: Brigada pelas orientações!!

Eu fiquei brava na hora, mas sei q foi pra "ajudar"... afinal, nunca tivemos pc's nessa casa... meu pai tem um moooonte de plantinhas no quintal, q ele cuida com carinho... mas as carnivoras são um capitulo à parte, né? E eu já havia explicado a ele q não precisava se preocupar com as carnivoras,q elas não curtem adubo, terra, etc... mas acho q acabou esquecendo e foi adubar as plantinhas dele e achou q ia ser bacana adubar as minhas tb e a concentração do adubo foi pra uma "planta normal"...enfim... vou fazer como disseram:

observar pelos proximos 7 dias e rezar, torcer, fazer simpatia, promessa, sei lá.... :D Obrigada!! ;)


(・。・;)
Fatima


(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem