Primeiras dúvidas

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Edmilson JrK escreveu:... Considerando que me parece uma planta jovem, com menos de um ano se considerar o crescimento semelhante às outras que tenho, vou arriscar este ano pois acho que se eu tentar fazer os procedimentos agora posso fazer mais mal do que bem.
Bom,

Acho que a planta aguenta sem a dormência, mas não por ser uma planta 'jovem'. Acredito que tenha pelo menos uns tres anos.

Abç

ps um vaso sem furos de escoamento é quase um 'bog'


Avatar do usuário
Edmilson JrK
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 05 Jul 2014, 22:38
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por Edmilson JrK »

Eu considerei o crescimento delas ao das plantas a que estou acostumado mas agora pensando melhor percebo que comparei seu crescimento a plantas de maior porte, oque resultaria em crescimento mais rápido. Comprei ela a R$ 10,00 na Leroy Merlin, se leva todo esse tempo para chegar a este porte imagino como eles tem lucro.

Como li que ela é de área pantanosa achei que fosse uma boa opção, parecendo mais natural para ela. Imagino que o uso do pratinho seja por praticidade mas que ela encharcada fique mais natural. Estou errado?


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

O raciocinio está correto.

Lembre-se apenas que mesmo em áreas pantanosas existe estiagem, geralmente no inverno, portanto nesta época pode manter o substrato apenas úmido. Na primavera/verão o substrato deve ficar quase sempre encharcado. :geek:

Abç


Avatar do usuário
Edmilson JrK
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 05 Jul 2014, 22:38
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por Edmilson JrK »

Dúvida: Quanto do vaso devo deixar dentro d'água? O equivalente ao pratinho, metade, quase todo? Posso tentar cortar o equivalente em discos de isopor e ter uma opção com a profundidade maior para o ano todo e um com uma profundidade menor para o inverno. Moro no RJ, até o inverno é quente aqui ;)


Avatar do usuário
MarcielS
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 8608
Registrado em: 09 Jun 2010, 16:31
Localização: São Paulo - São Paulo
Agradeceu: 1148 vezes
Agradecimentos: 1468 vezes

Mensagem por MarcielS »

Edmilson,

Durante o inverno o equivalente ao prato d'agua.

Na primavera/verão, meio vaso. : joia :

Abç


Avatar do usuário
Edmilson JrK
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 05 Jul 2014, 22:38
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por Edmilson JrK »

Versão 1.0

Removi o conteúdo inteiro do vasinho, sai sem desmontar como um sorvete, e coloquei o perlon no fundo para evitar perda de material mas permitir a entrada da água.

Imagem
Meu celular não ajuda mas o conceito funciona.

PS: A caixa está turva pois eu estava mexendo no substrato para recuperar algo que caiu lá, normalmente pode-se ver o fundo, a garrafa pendurada é um filtro leve de 500l/h e o cano é por onde renovo/completo a água quando chove.

Uma versão futura será feita com um isopor mais grosso e menos largo com opções de camadas para permitir mudar a altura de contato com a água.


Avatar do usuário
ivan
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 585
Registrado em: 18 Jul 2012, 03:06
Localização: Ribeirão Preto - SP
Agradeceu: 19 vezes
Agradecimentos: 53 vezes

Mensagem por ivan »

Parece legal esse barquinho, mas o importante é deixá-lo preso, assim a planta não gira ao sabor das ondas, rs.

E essa água, é desclorada?

Boa sorte. Atualize o tópico quando perceber algum avanço.

Abraço


Avatar do usuário
Edmilson JrK
Newbie
Newbie
Mensagens: 14
Registrado em: 05 Jul 2014, 22:38
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por Edmilson JrK »

Ivan eu deixei solto pois ainda vou mover aquele cano para fora da caixa após a próxima chuva, como os lados da caixa protegem do vento a movimentação da planta seria mínima e até positiva pois impediria de ter uma área de sombra permanente na caixa. Esta caixa ficou meio tampada por uns meses e todas as minhas lindas plantas morreram. Virou um grande Pântano de algas, estou limpando para recupera-la. A água é 100% água da chuva. Deixei o filtro praticamente colado na água para evitar movimentação e impactos, antes era mais alto e incomodava os peixes.
Assim que eu voltar a trabalhar, e por consequência tiver dinheiro, isso ai vai melhorar bastante e voltar a ser povoado como no passado. Eu tinha uns 150 peixes ai.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem