Primeira Dioneia

Fórum destinado as pessoas iniciantes no cultivo de plantas carnívoras. NÃO SE ENVERGONHEM DE PERGUNTAR!!!
Responder
Ludgero
Newbie
Newbie
Mensagens: 27
Registrado em: 12 Mai 2016, 01:56
Localização: Goiânia, Go
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Primeira Dioneia

Mensagem por Ludgero »

Ola!

Sou novo no forum e esse é meu primeiro post, sempre me interessei por PC e recentemente tive a oportunidade de adquirir uma Dioneia, paguei 10 reais em um vaso que vou por a foto. Pesquisando sobre cuidados e tudo mais, encontrei o fórum de vocês e aprendi bastante aqui, existe bastante conteúdo e bastante facil de se entender, material muito bom, obrigado (kk). Minha duvida é com relação a coloração da minha planta, todas as dioneias que vejo tem o interior avermelhado e algumas ate o exterior também, a minha é totalmente verde, lendo vi lugares que disseram que tinha relação com a quantidade de sol que a planta é exposta, por ter compro ela em um supermercado, faz sentido isso, comecei a ler sobre essa adaptação então, que preciso ir deixando ela no sol aos poucos, quando a comprei todas as armadilhas estavam fechadas, dois dias no sol e ela abriu as armadilhas :D :D Gostaria de saber de vocês, se concordam que essa coloração é por conta do sol mesmo e se tem alguma dica pra quem está iniciando.

[img]https://imageshack.com/a/img922/680/zQKB8c.jpg[/img]

[img]https://imageshack.com/a/img923/2074/tGGVL6.jpg[/img]

Obs: minha namorada tirou a primeira foto ainda no mercado.


A vida de um homem é oque seus pensamentos constroem.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Dionaea apreciam Sol (mínimo de 8h) e substrato úmido. Exponha sua planta há mais horas de luz solar direta e providencie um pratinho com água embaixo do vaso para que o substrato não seque.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Talvez seria bom mudar o substrato, talvez, pq a planta parece bem nele :D


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

a planta qto ao substrato não aparenta necessidade urgente de troca. o aconselhável, neste caso, é deixar quieto e fazer a troca no inicio da primavera. : joia :

bem, a minha opinião. mas respeito a todas : joia :


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Ludgero
Newbie
Newbie
Mensagens: 27
Registrado em: 12 Mai 2016, 01:56
Localização: Goiânia, Go
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Ludgero »

Vinilokão:P:D escreveu:Talvez seria bom mudar o substrato, talvez, pq a planta parece bem nele :D
Edson Poscai escreveu:a planta qto ao substrato não aparenta necessidade urgente de troca. o aconselhável, neste caso, é deixar quieto e fazer a troca no inicio da primavera. : joia :

bem, a minha opinião. mas respeito a todas : joia :
com relação ao substrato, eu preciso trocar de tempos em tempos?
Vi algo sobre a compactação do substrato e formas de impedir isso, mas nada sobre um "prazo de validade' pra determinados subs nem nada parecido.
e vocês falam trocar por conta disso ou por esse não ser o ideal? sou daqueles que prefere não mexer mesmo, posso estar errado mas acredito que plantas "sentem" essas mudanças e podem não responder de forma positiva

obrigado pelas respostas, e ela parece bem mesmo, deixe ela no sol hoje e já notei uma diferença, as armadilhas estão bem abertas quero ver com relação a coloração agora..

essa minha dioneia é uma dioneia comum? pq vi vários tipos e cultivar e hibridos de dioneia...


A vida de um homem é oque seus pensamentos constroem.
Avatar do usuário
Senhor Bellsprout
Membro ativo (3)
Membro ativo (3)
Mensagens: 284
Registrado em: 09 Nov 2015, 14:20
Localização: Itabela Bahia Brasil
Agradeceu: 46 vezes
Agradecimentos: 76 vezes

Mensagem por Senhor Bellsprout »

Na verdade depende muito do substrato, ouvi dizer que o musgo sfagnum com 2 anos a pessoa já deve dar uma "mechidinha", não sei e não lembro o porque mas deve ser que o substrato compacta com o passar do tempo, já o a base de fibra de coco demora mais, em relação a coloração pra mim demorou um pouco vai depender da quantidade de exposição, em uma semana já vai dar pra ver dentro da armadilha meio rosado, depois disso a coloração vai ficar mais forte, em algumas ficam até mesmo com a parte de fora avermelhada, a sua é uma típica há vários cultivares diferentes e híbridos. Em questão das armadilhas estarem abertas agora deve ser pq no mercado alguém as acionava.


Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Ludgero
Newbie
Newbie
Mensagens: 27
Registrado em: 12 Mai 2016, 01:56
Localização: Goiânia, Go
Agradeceu: 2 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Ludgero »

Senhor Bellsprout escreveu:Na verdade depende muito do substrato, ouvi dizer que o musgo sfagnum com 2 anos a pessoa já deve dar uma "mechidinha", não sei e não lembro o porque mas deve ser que o substrato compacta com o passar do tempo, já o a base de fibra de coco demora mais, em relação a coloração pra mim demorou um pouco vai depender da quantidade de exposição, em uma semana já vai dar pra ver dentro da armadilha meio rosado, depois disso a coloração vai ficar mais forte, em algumas ficam até mesmo com a parte de fora avermelhada, a sua é uma típica há vários cultivares diferentes e híbridos. Em questão das armadilhas estarem abertas agora deve ser pq no mercado alguém as acionava.
Vou deixa-lá como está então, ao menos por enquanto e assim de adquirir um pouco desse musgo faço o transplante como os amigos indicaram, estou lendo um pouco sobre essa fibra e pó de coco também, acredito que seja a alternativa mais viável pra mim já que é bem mais fácil de se achar por aqui : joia : assim que tiver alguma reação dela com relação a coloração, postarei fotos aqui, mais pra atualizar mesmo ..

e estou pensando em adquirir sementes de outras especies e pelo oque vejo, o cuidado e substrato não são tão diferentes, correto?
acredito que cuidados maiores sejam com relação ao solo e a humidade do substrato, pretendo adquirir : Drosera Spatulata, Dionaea muscipula Red Dragon (Akai Ryu), Drosera Burmannii red, Drosera Burmannii, Nepenthes albomarginata black, Nepenthes Rhombicaulis.. essas são as que vi ate agora k

obrigado!


A vida de um homem é oque seus pensamentos constroem.
Avatar do usuário
Vinilokão:P:D
Membro ativo (4)
Membro ativo (4)
Mensagens: 453
Registrado em: 14 Out 2014, 18:24
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceu: 39 vezes
Agradecimentos: 97 vezes

Mensagem por Vinilokão:P:D »

Edson Poscai escreveu:a planta qto ao substrato não aparenta necessidade urgente de troca. o aconselhável, neste caso, é deixar quieto e fazer a troca no inicio da primavera. : joia :

bem, a minha opinião. mas respeito a todas : joia :

Está certo, a planta não precisa agora :mrgreen:


Carnívoras não são só um hobby, são uma arte
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem