Preciso de ajuda com substratos e realocação das plantas !?

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Krozzar
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 68
Registrado em: 25 Abr 2017, 21:02
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Preciso de ajuda com substratos e realocação das plantas !?

Mensagem por Krozzar »

Boooom dia,amigos !
Primavera chegando e é tempo de mudança rs
Eu tenho algumas plantas e queria a ajuda de vocês pra realocar elas.
A começar pela nepenthes graciliflora.
[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... .48.16.jpg[/thumbnail]
1)Como vocês podem ver ela insiste em crescer verticalmente,então,estou pensando em tirar ela dessa posição e colocar ela em um lugar onde eu posso amarrar uma cordinha no teto,o vaso apoiado numa bancada e com isso ela ficaria na vertical,porém perderia o sol direto (só luminosidade filtrada por telhas transparentes). Pensei em colocar o classico tutor mas acho muito difícil pois ela sempre tomba com o peso e aumenta meu trabalho. o que acham ?
1.2)Qual o melhot formato e profundidade de vaso pra ela?
1.3)Não achei perlita pra comprar aqui na região e não quero pagar frete...posso fazer um substrato com fibra de coco(vou estudar sobre o temivel tanino) e sphagnum ?


2)Tenho vááárias seedlings de D.Burmanni e não sei oque fazer com elas,o que acham de eu fazer desse recipiente verde um grande bog pra elas?
2.1)Tenho também D.Capensis,D.Capillaris e D. Adelae ... alguma dessas eu poderia colocar no mesmo bog ? ficaria legal ?
[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 48.161.jpg[/thumbnail]
[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 48.162.jpg[/thumbnail]

3)Coloquei a Adelae em um vaso auto irrigável de garrafa pet,ela está bastante confortavel e já começou a dar novas folhas. pretendo deixar ela ai mesmo,o que acham ?
[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 535689.jpg[/thumbnail]

4)pra fechar,tem as D.Capillaris . Comprei 1 mas vieram 3 plantas. elas estão bem e crescendo,seria bom eu comprar um vaso maior e aumentar o espaço entre elas ?
4.1)Eu não encontrei a ficha de cultivo dela,sabem me falar qual o melhor substrato pra ela ?
[thumbnail]https://ap.imagensbrasil.org/images/201 ... 79_HDR.jpg[/thumbnail]


Pessoal,eu sei que são muitas perguntas e eu sei que eu poderia por mim mesmo procurar em toooooda a internet e buscar essas respostas,porém,meu tempo livre é bem curto e eu sei que alguns de vocês podem responder essas perguntas sem que seja um "peso". Desde já peço desculpa pela minha "falta de coragem" de buscar as respostas sozinho e agradeço MUITO àqueles que se dispuserem a me ajudar.

Boa tarde a todos !


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

...eu sei que são muitas perguntas e eu sei que eu poderia por mim mesmo procurar
aqui mesmo no fórum terá muitas de suas perguntas esclarecidas. :roll:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Krozzar
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 68
Registrado em: 25 Abr 2017, 21:02
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Krozzar »

Edson Poscai escreveu:
...eu sei que são muitas perguntas e eu sei que eu poderia por mim mesmo procurar
aqui mesmo no fórum terá muitas de suas perguntas esclarecidas. :roll:
Verdade,rs mas a maioria das perguntas são do tipo "oque vocês acham?" e sobre isso,não tem como eu encontrar resposta mesmo que eu conseguisse procurar por horas


Avatar do usuário
Edson Poscai
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 6330
Registrado em: 08 Set 2014, 08:57
Localização: Itanhaem-SP
Agradeceu: 733 vezes
Agradecimentos: 1933 vezes

Mensagem por Edson Poscai »

pelo seu esclarecimento, passo opiniões de parte.

1 - é uma planta trepadeira, com um tutor, você faz de seu gosto. digamos um arame na vertical e você ir amarrando pouco a pouco, sem apertar a planta, somente para ela se assegurar e em pouco tempo os novos brotos já farão isso por si só.
1.2 o vaso no momento está bom. mas em breve tempo terá que usar um maior. é o indicado
1.3 não irá precisar de perlita, nepenthes não a pedem (mais usado em pinguiculas e outras). fibra de coco (tratado da tanino, leia bem antes) + sphagnum será ótimo para ela. fibra de coco ou o chips de coco são o que as nepenthes mais estimam. : joia :

2 - conhece o Banco de sementes? se tem tanto, use tudo o que achar necessário. o que vier a sobrar doe o excesso e participe no doar e receber.
2.1 a d. adelae forma raízes muitos longas que em breve tempo terá que trocar de vaso, deixe em bog só as outras citadas

3 - se ela está bem, deixa quieto.

4 - sim
4.1 para droseras, dionaeas, sarracênias o indicado é 50:50 sphagnum e areia
"falta de coragem" de buscar as respostas sozinho
conte com nossa contribuição, mas reflita sobre suas palavras. :geek:


Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
Krozzar
Membro ativo (1)
Membro ativo (1)
Mensagens: 68
Registrado em: 25 Abr 2017, 21:02
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceu: 38 vezes
Agradecimentos: 2 vezes

Mensagem por Krozzar »

Mais uma vez,obrigado. Edson !
conte com nossa contribuição, mas reflita sobre suas palavras.
entendi o recado :oops: :? :roll: não vai acontecer de novo


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem