Pragas. Quantas?

As melhores práticas sobre o cultivo de plantas carnívoras, técnicas e dicas sobre iluminação, rega, substrato, períodos de dormência, etc.
Responder
Online
Avatar do usuário
Paulo
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 2833
Registrado em: 24 Mai 2010, 12:44
Localização: Sorocaba / SP
Agradeceu: 501 vezes
Agradecimentos: 696 vezes

Pragas. Quantas?

Mensagem por Paulo »

Pessoal,

Quantas especies de pragas podem atacar as carnívoras?

Eu me deparei com 2 e passei os dois últimos dias dando um trato geral por aqui.

Uma é o fungus gnat que pelo que sei é um pequeno mosquito que suas larvas atacam as raízes.
Apareceu na minha estufa e com o acaro que já recebi espero controlar.

Agora o problema é com minhas nepenthes, o mosquito tem as mesmas características do gnat, mas é maior e pelo que percebi ele não ataca as raizes, ele vem de cima para baixo.
E o estrago que esse bicho faz é bem rápido, uma estaquia enorme com dois brotos foi perdida, uma muda que recebi de presente espero que se recupere e de uma outra nepenthes foi atacado apenas o broto basal.

Vendo a nepenthes que ganhei de presente é que deduzo que essa praga ataca de cima para baixo, pois a parte das raizes e um pedaço do caule estão intactos, mas precisei cortar o resto que estava podre e esperar que ele brote novamente.

O trabalho que fiz foi replantar todas as nepenthes, incluindo as estaquias. Eu lavei todas com água de torneira mesmo, incluindo as raízes.
Cozinhei todo o substrato por horas e as replantei e por cima do substrato coloquei o acaro.

Eu espero que com isso eu não perca mais nada.


Paulo


Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
Avatar do usuário
rdrgobra
Membro ativo (5)
Membro ativo (5)
Mensagens: 7795
Registrado em: 27 Mar 2012, 19:51
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Agradeceu: 922 vezes
Agradecimentos: 1145 vezes

Mensagem por rdrgobra »

Creio que a maioria das pragas que atacam plantas ornamentais também façam estragos em PCs. É um mito achar que estas plantas são imunes ao ataque destes insetos.

Aqueles que mais trazem dor de cabeça para o cultivador são, como você disse, o Fungus gnat, cochonilhas e pulgões. Estes últimos ainda trazem outros problemas uma vez que após se alimentarem, defecam sobre o caule e suas fezes criam o ambiente propício ao ataque de fungos oportunistas. Há ainda o problema de certos tipos de aracnídeos (ácaros) que se alimentam da seivas das plantas e acabam por debilitá-las.

O combate a elas pode ser feito por inseticidas químicos, inseticidas naturais, bio-pesticidas e armadilhas pegajosas. Descarto a primeira opção, pois mesmo sendo eficiente, corre-se o risco de nos intoxicarmos ao fazer seu uso e de prejudicar nossas plantas, pois certas substâncias químicas que fazem parte de sua fórmula são mortais as carnívoras. Quanto às demais opções, elas são mais difíceis de encontrar e algumas até mais caras, mas só o fato de corrermos menos riscos, no meu ver, acaba compensando a médio e longo prazo.

No tópico Uma boa ideia há um vídeo com boas dicas de como se livrar da maioria dessas pragas, mas cabe aqui uma ressalva; o inseticida natural que eles ensinam a fazer, não dever aplicado em plantas com mucilagem (Byblis, Drosera, Pinguiculas e Rodridula), visto que em sua composição existe sabão e este pode destruir as armadilhas dessas plantas levando-as a morte.

Finalizando, Paulo, se possível tente tirar uma foto deste inseto que atacou suas Nepenthes, pois aí fica mais fácil saber qual método deve ser usado para combatê-lo.

Obs.: Uma de minhas Nepenthes estava sendo atacado por um inseto que se parecia com um caruncho de feijão, só que este era três vezes maior. Ele estava picotando uma das folhas da N. x (alba x rafflesiana) var. "nivea 2" e se não o tivesse pego, garanto-lhes que a teria destruído por completo :evil: . O pior é que antes de me aventurar no cultivo de PCs, já tinha visto o dito cujo, mas nem me atinei que pudesse ser uma praga, desta forma a partir de hoje estou redobrando os meus cuidados com minhas carnívoras.

Abs,

Rodrigo F. Costa


"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."

Groucho Marx (1890-1977)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem